top of page

Quais são as redes sociais mais usadas no mundo? Conheça as principais

As redes sociais fazem parte da rotina diária da maior parte da população mundial. As pessoas estão conectadas 24 horas e contam com perfil em uma ou mais plataformas. Entretanto, quais são as redes sociais mais usadas no mundo?

Além de serem plataformas que interligam pessoas, elas conectam empresas a pessoas e empresas a empresas. Redes sociais funcionam como espaços para comunicação, entretenimento, marketing, relacionamento, negócios e diversas outras funcionalidades práticas.

Preparamos este artigo para mostrar quais são as redes sociais mais usadas no mundo e analisar o impacto delas no Brasil. Continue lendo este artigo para ficar por dentro de todas as informações sobre o tema.

Facebook

Como já era de esperar, o Facebook lidera a lista de redes sociais mais usadas no mundo. Criado por Mark Zuckerberg e lançado em 2004, ele é a rede social mais acessada e utilizada no mundo todo, com mais de 1,5 bilhões de usuários cadastrados, sendo 83 milhões brasileiros.

Os brasileiros, que já participavam da cultura das redes lançada pelo Orkut, criaram o hábito de se socializarem no Facebook. Além disso, a plataforma permite a criação de páginas institucionais para empresas, comunidades, fãs, etc.

WhatsApp

Uma das redes sociais mais usadas no mundo não surgiu há muito tempo. Criado em 2009, O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. A plataforma permite o compartilhamento de stories, a criação de grupos para troca de mensagens e diversas outras funcionalidades.

O aplicativo possui versões para dispositivos móveis e computadores. Além disso, é muito utilizado por empresas, prestando serviços de atendimento ao cliente ou atuando como canal de comunicação corporativo.

YouTube

O YouTube não tem as mesmas características das outras redes sociais, mas não deixa de ser uma plataforma social. Quem quiser pode criar um perfil e ter um canal. Além disso, ele é considerado uma das maiores ferramentas de busca do mundo, assim como o Google.

A partir dele, é possível compartilhar vídeos longos e curtos sobre variados assuntos. A plataforma de streaming também permite a realização de eventos ao vivo e shorts, vídeos curtos, em formato vertical, para visualização em dispositivos móveis.

Instagram

A ideia do Instagram é compartilhar fotos e vídeos curtos por meio do celular. A rede social popularizou os famosos stories, postagens em formatos de fotos ou vídeos exibidos por 24 horas no perfil.

Apesar de a maior função do Instagram ser o acesso pelo smartphone, a versão para a web é uma das mais acessadas no Brasil. O sucesso também é grande por causa da inclusão dos famosos, chamados de influenciadores, que adoram utilizar essa rede como fonte de renda, sendo patrocinados por grandes marcas.

Twitter

Criado em 2006, o Twitter é uma rede social que possibilita a troca de atualizações pessoais. O Brasil é o segundo país em número de usuários nessa rede e um dos mais ativos.

O Twitter chama a atenção pelos minitextos de até 280 caracteres, conhecidos como tweets. Desde o lançamento, a plataforma permitia apenas o compartilhamento de tweets com o limite de 140 caracteres. A decisão de dobrar esse número teve como finalidade aumentar o número de postagens dos usuários.

A ideia é passar um recado de forma rápida e direta, informando todo o mundo instantaneamente. Parece simples, mas em pouco tempo, o Twitter se tornou uma das principais redes sociais no Brasil.

Impacto das redes sociais no Brasil

As mídias sociais modificaram totalmente o universo da internet, o comportamento das pessoas e das empresas no ambiente on-line. Os brasileiros participam ativamente dessa comunidade social virtual, sendo um dos povos mais engajados.

No país, anualmente, todas as redes sociais crescem exponencialmente. Você sabe quais são as cinco principais redes sociais no Brasil, quais têm mais usuários e quais são as mais acessadas? Abaixo, veja quais são as principais redes sociais do Brasil, segundo o Hootsuite e o We Are Social:

  1. WhatsApp;

  2. YouTube;

  3. Instagram;

  4. Facebook;

  5. TikTok;

  6. Messenger;

  7. LinkedIn;

  8. Pinterest;

  9. Twitter;

  10. Snapchat.

Redes sociais para divulgação de empresas

Além de todas as funcionalidades das redes sociais mais usadas no mundo, um fator fundamental para as empresas no ambiente digital é a possibilidade de várias plataformas disponibilizarem ferramentas de publicidade. Por meio de mídia paga, empreendedores divulgam a marca e atraem mais visibilidade.

Assim, as empresas planejam e executam campanhas de marketing digital voltadas para o público-alvo, exibindo anúncios que aparecem nos feeds das redes sociais dos usuários. As principais plataformas de anúncios para mídias sociais são o Facebook Ads e o Instagram Ads.

Saiba como utilizar as redes sociais para aumentar o desempenho da sua empresa

Agora que você já descobriu quais são as redes sociais mais usadas no mundo, saiba como utilizá-las para ações de marketing digital em sua empresa. A ComSchool oferece o curso de Gerente de Mídias Sociais! Com ele, você obtém um certificado profissional e aprende de forma totalmente prática.

bottom of page