top of page

3 dicas estratégicas para inovar nos momentos de crise

Estamos vivendo um momento de crise econômica. Observamos este ano muitas empresas sofrendo uma pausa no crescimento, pequenos empreendedores não conseguindo deslanchar seus negócios com tanta facilidade e incentivo, a alta da inflação, o disparo do dólar e a ameaça do desemprego.

Porém, estudos mostram que o mercado do e-commerce continua crescendo mesmo neste momento de crise. Muitos novos negócios digitais surgindo, e ganhando espaço e clientes com a ajuda das estratégias de marketing digital, das redes sociais e do crescente número de pessoas conectadas 24 horas por dia.

Mas, negócios online ou não, é fato que é preciso ter jogo de cintura para driblar as intempéries desse momento de crise. Toda crise é um momento que há perigo e medo, mas também é o momento em que surgem oportunidades, pois são nos momentos difíceis que encontramos a nossa força maior e passamos a refletir mais, expandindo nossa visão. Isso é ótimo a longo prazo para os negócios.

Pensando em ajudar as empresas a se manterem fortes e ativas nesse momento de crise, hoje reunimos aqui 3 dicas estratégicas para inovar nos momentos de crise. Confira!

  1. Ações mais humanas – Marketing 3.0.

Ter um bom produto e uma boa presença nas redes sociais não são ações suficientes para se destacar em momentos de crise. Uma boa forma de preservar clientes e conquistar novos é desenvolver o chamado Marketing 3.0. Este é um tipo de marketing que visa a comunicação direta com o cliente levando em conta o lado emocional, a forma amigável e próxima de interação. Os novos consumidores gostam de produtos e marcas que tocam o lado humano, que agregam valor, que pensam nas questões do universo, que querem transformar o mundo para melhor. O Marketing 3.0 é essa forma de comunicação humana desenvolvida nas redes sociais. Por isso, as empresas que trabalham no sentido de estreitar os laços e criar sensações significativas nos consumidores saem na frente e têm mais chance de serem bem sucedidas nos momentos de crise.

  1. Neuromarketing – marketing voltado para o subconsciente

Para que as ações de marketing tenham uma boa repercussão e atinja o público alvo, elas devem ser inteligentes e entender a mente de seus consumidores. Por isso, muito se fala hoje em Neuromarketing, e as empresas que estão investindo nisso têm se destacado. O Neurimarketing é uma união da ciência e marketing, é entender o subconsciente do consumidor na hora da decisão da compra e com isso planejar estratégias de marketing mais inteligentes. O Neuromarketing oferece técnicas inovadoras e insights estratégicos para pesquisa de mercado e entende que os consumidores agem mais pela emoção do que pela razão na hora da compra. Então, empresas que entendem e utilizam estratégias de neuromarketing têm muito mais chances de fazer ações bem sucedidas.

(Para entender mais sobre Neuromarketing leia: 3 curiosidades sobre o Neuromarketing que você precisa saber)

  1. Inbound Marketing

Para economizar nas ações de marketing e torna-las mais efetivas, é interessante que elas atinjam as pessoas certas. E isso é o chamado Inbound Marketing. É preciso definir os seus buyers personas, ou seja, traçar os perfis demográficos e psicológicos de seus clientes. Também devem ser definidas as etapas de compra desta forma: Consciência, Avaliação e Decisão de compra.

O Marketing de Conteúdo é o motor do Inbound Marketing e esse conteúdo deve ser compartilhado nas redes sociais e newsletters.

Para entender um pouco mais sobre ações estratégicas de marketing de conteúdo, leia este artigo aqui.

Com certeza, as empresas que continuam crescendo e atingindo muitas pessoas nos dias atuais desenvolvem esses três tipos de estratégias de approach com os clientes.

Se você ficou interessado e quer aprender tudo isso mais a fundo, a ComSchool oferece o curso de Neuromarketing. No curso você aprende técnicas para posicionar sua marca de forma mais eficaz na cabeça dos consumidores. E estuda com a autora do livro “Neuromarketing aplicado à comunicação publicitária”, Lilian S. Gonçalves.

Cliquei aqui para saber mais!

Bons negócios e até a próxima! 😉

Comments


bottom of page