De acordo com pesquisa da FIFA, sediar a Copa do Mundo significará, para o Brasil, aquecer a economia com um acréscimo de R$ 30 bilhões ao PIB. De todo montante circulando pelo país no período do evento, grande parte se destina ao varejo. E, levando-se em conta as crescentes facilidades do meio virtual para buscar e até mesmo comprar serviços e produtos, não há dúvidas de que o mercado virtual será amplamente contemplado com muitas oportunidades para o período da copa.
Para o evento, o Brasil receberá 600 mil turistas que, segundo ABComm, devem gastar cerca de R$ 300 por dia durante a visita ao país. Para quem faz marketing digital, esse é um dado a ser comemorado. Isso porque a maioria dos turistas, quando está fora do seu país, principalmente, tem o hábito de procurar informações online. Além disso, devemos considerar as melhorias da internet móvel, que favorecerão essa prática tanto para turistas quanto para os brasileiros. Portanto, estar atento às oportunidades geradas pela Copa do Mundo no Brasil significará uma nova fonte de renda para quem alinhar o seu marketing digital ao evento.
Acompanhe as dicas da ComSchool para o marketing digital aproveitar as novas oportunidades geradas pela Copa do Mundo:
Use geolocalização
Se sua empresa usar serviços de geolocalização, seu cliente será encontrado pela região geográfica onde está localizado. Ao fazer suas campanhas no Google Adwords, foque no recurso de geolocalização e anuncie pela região onde está o seu estabelecimento. Assim, o turista que estiver perto do seu restaurante, da sua farmácia ou da sua loja vai conhecê-lo. E imagina-se que, principalmente, quem é turista e não conhece muito da cidade vai optar pelos estabelecimentos mais próximos.
Outra ferramenta importante de geolocalização é o Foursquare. Cadastre seu estabelecimento nessa rede social para gerar divulgação espontânea, já que no exterior fazer check-in no Foursquare é uma prática muito comum. Você pode aproveitar os recursos dessa rede e criar promoções temáticas para a Copa do Mundo.
Adapte-se ao móvel
Os turistas que chegarão ao Brasil, torcedores e jornalistas do mundo inteiro, estarão munidos de smartphones e tablets, os quais utilizarão para acessar internet a toda hora do dia. Para que seu site tenha bom desempenho nesses aparelhos, ele deve estar adaptado às plataformas móveis.
Você já ouviu falar em tecnologia responsiva? Essa é uma solução que permite que o conteúdo e o layout de um site se adaptem em qualquer resolução de tela, seja de um notebook, desktop, tablet ou celular. A tecnologia responsiva garantirá ao seu site usabilidade em todas as plataformas de acesso à web.
Fale a língua deles
Os visitantes virão de todas as partes do mundo, falando as mais variadas línguas. Se sua empresa deseja contemplar todos os públicos, é importante que seu site esteja disponível em outros idiomas. Se você não puder contratar uma empresa especializada para traduzir seu site, há diversos widgets (pagos e gratuitos) de tradução automática. Mesmo que a tradução não seja totalmente fiel, já é um auxílio ao usuário estrangeiro.
Os principais widgets são: Google Language Tools, Yahoo! Babel Fish, SWeTE, Applied Language, Ultima Website translator,SDL FreeTranslation.com, WorldLingo, GoogleToolbar, IcanLocalize (Pago) e ArtstScope (Pago).
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