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3 Passos Que Antecedem Um Novo Negócio

O Brasil é um país de empreendedores, onde a maioria da população tem o sonho de abrir um negócio próprio e conquistar a independência financeira. Mesmo tendo sido apontado como um dos países mais empreendedores do mundo, sabe-se que ainda há muito a melhorar no que se relaciona às condições de consolidação das milhares de iniciativas de novas empresas. Os números, a princípio, parecem muito positivos. O Brasil possui um nível relativamente alto de atividade empreendedora: 13,5 em cada 100 adultos da População Economicamente Ativa são empreendedores. No entanto, mais da metade deles está envolvida por necessidade e não por oportunidade.

O que acaba acontecendo são pessoas despreparadas para o mercado que, ao abrirem um novo negócio apenas para satisfazer um sonho pessoal, logo fecham as portas. O empreendedor brasileiro precisa satisfazer as necessidades do mercado. Antes de iniciar um novo negócio, há muito trabalho a se fazer para que a empresa cresça sob uma base concreta, em vez de ficar à margem do destino inconstante da economia brasileira. Confira os 3 primeiros passos de um empreendedor de sucesso:

1) Avaliar o tamanho do mercado

Você precisa saber para quantas pessoas seu negócio servirá. Avaliar o tamanho do mercado é, na prática, mensurar o seu público-alvo. Quantos clientes potenciais existem lá fora dispostos a comprar o que você vai oferecer? Para saber o que esperar do seu novo empreendimento, primeiramente, é preciso saber o quão longe o público permitirá você chegar. Não adianta almejar uma empresa de grande porte se não há público suficiente para recebê-la. Faça o cálculo dos clientes potencias antes de determinar o tamanho da empresa por si só.

2) Pesquisar sobre o mercado

É imprescindível conhecer cada detalhe do mercado em que você vai investir. Quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Estude a trajetória deles e aprenda com os erros e acertos de quem já está há mais tempo nesse mercado. Esse nicho está sujeito a sazonalidades? Como as mudanças políticas e econômicas influirão no seu novo negócio? Colete todas informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes para que você comece com os objetivos já bem definidos e alinhados ao que realmente poderá acontecer.

3) Descubra o momento certo para investir

Ao contrário do que a maioria acredita, existe sim um momento certo para investir em um novo negócio. E, principalmente, se estamos falando de um mercado mais diferenciado. Veja, por exemplo, o caso do mercado de aplicativos para celular. Há 5 anos, poucas pessoas tinham smartphones. Mesmo sabendo que esse é um mercado promissor, naquela época, se alguém tivesse iniciado um negócio no ramo de aplicativos, dificilmente teria dado certo. Quem vislumbra um mercado emergente e entra muito cedo, provavelmente, vai investir os recursos antes do tempo e não ter retorno. Ao passo que quem entra muito tarde deixa de aproveitar todo o potencial da oportunidade.

 

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