O mercado mundial de comércio eletrônico não para de crescer, cada vez mais entram no ambiente virtual empresas de diversos nichos e tamanhos, oferecendo os mais variados produtos e serviços com as mais variadas ofertas, preços e assistências. Hoje está online tanto o microempreendedor individual quanto os grandes varejistas que dominam o mercado das lojas físicas. Abrir um e-commerce é sim muito interessante e o mercado está fervendo, os consumidores cada vez mais ativos e familiarizados, as plataformas mais adaptáveis e inteligentes…. Porém, saber como implementar e gerenciar adequadamente uma loja online é muito importante para que o seu negócio seja bem sucedido e garanta um bom retorno.
Pensando nisso, fizemos aqui uma pequena lista de quatro coisas que você precisará saber antes abrir um e-commerce.
1. Planejamento é o primeiro passo
Tem uma ideia, escolheu um nicho, os produtos com que quer trabalhar, em que área pretende criar uma loja? Para saber se sua ideia de negócio é viável, entender a concorrência, o público-alvo, e se seu negócio será mesmo rentável e como você vai medir isso, você precisa fazer um plano de negócio bem completo e realista.
O plano de negócio ajuda a entender melhor o mercado e a prever as despesas, te dando uma visão de quanto será o seu investimento.
Há muitas empresas que auxiliam na criação de um plano de negócios, por isso não hesite em procurar ajuda porque esse é um passo extremamente importante para você montar seu e-commerce.
2. Conheça bem o seu produto antes de abrir um e-commerce
Depois de decidir quais serão os seus produtos, se você não for o próprio fabricante e conhece-los muito bem, é importante fazer uma pesquisa de qualidade, conhecer devidamente o que você está oferecendo. É interessante pesquisar marcas concorrentes, ver preços, qualidade, possibilidade de estoque… Comparar e ver o que mais te favorece nas vendas.
Depois de produtos escolhidos, é importante ter o trabalho de escrever os textos de descrição de cada um deles. Também será preciso codifica-los, agrupa-los em categorias, isso vai facilitar o seu trabalho no futuro e também a busca dos clientes, que é o mais importante. Ter uma descrição bem feita e original do produto é uma importante forma de posiciona-lo favoravelmente nos motores de busca (SEO) e também pode fazer a diferença no fechamento de uma compra.
3. Invista em conteúdo para abrir um e-commerce
Em terras de e-commerce e marketing digital só se fala em conteúdo? Sim, falamos muito sobre conteúdo. Conteúdo é imprescindível. É através de um bom conteúdo que sua loja, produto ou marca serão encontrados, e criarão uma imagem e uma clientela. Quanto mais conteúdo, mais canais de vendas e consequentemente mais vendas.
É bom lembrar também que os buscadores adoram sites grandes e bem recheados. Ter um conteúdo diversificado também faz a diferença!
Então, não tem jeito, você vai ter que investir em conteúdo!
4. Social é o diferencial
Já ouviu falar em social commerce? Se não, quando você for abrir seu e-commerce você não só vai ouvir falar, como terá que conviver com o social commerce diariamente. Você vai precisar se engajar muito mais do que apenas ter uma página da sua empresa no Facebook e lembrar dela de vez em quando, vai ter que se preocupar em ter outras mídias sociais e criar material interessante e relevante para divulgar.
As redes sociais são canais importantíssimos para aumentar a exposição do seu produto, atrair e fidelizar clientes, além de também ser ambiente de discussão e SAC (veja esse outro artigo).
Abordamos aqui apenas algumas particularidades que você deve pensar antes de colocar a mão na massa e começar a empreender e mergulhar no negócio dos seus sonhos. É importante você ter em mente que o e-commerce está aquecido e traz oportunidades para novas empresas surgirem e se destacarem e para empresas que já estão no cenário online se reinventarem. Só é preciso ter paixão e entusiasmos para se especializar e começar com tudo!
Bom trabalho!
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