top of page

5 dicas para otimizar o Instagram para sua empresa

É fato que cada vez mais as empresas vêm ganhando território nas redes sociais, utilizando esses veículos para fazer marketing digital de alta performance. E uma das redes que merece destaque como ótima plataforma para divulgar marcas é o Instagram.

O Instagram é a rede social com maior potencial de investimento atual, cresce 23% ao ano, mais do que o crescimento médio das outras redes sociais.

É uma rede focada em imagem e pequenos vídeos, muito simples de usar. No Instagram, ganham destaque as empresas que dão especial atenção à qualidade das imagens, à identidade, e ao estilo – que deve satisfazer os gostos do publico que atinge. Empresas que têm produtos com destaque na parte estética podem crescer muito no Instagram, se seguirem alguns preceitos básicos do design e da comunicação.

É muito simples criar uma conta e também manter a rede atualizada, não precisa de grandes textos, não precisa de muita experiência. É importante saber que o publico principal dessa rede é jovem, entre 18 e 29 anos, e extremamente ligadas à cultura dos smartphones (o que é quase geral hoje). Se seu publico se encaixa nesses dados e se sua marca tem imagens ótimas para serem divulgadas, então o Instagram pode te ajudar muito!

Ter uma conta no Instagram é fácil, mas fazer seu perfil ser um sucesso pode ser um pouco mais trabalhoso. Por isso, neste artigo listamos algumas dicas importantes para um perfil de sucesso no Instagram empresarial. Veja só!

  1. Use fotos originais e diversifique

Para sua marca se sobressair no Instagram é importante ser autêntico e original. Imagens muito clichês na mídia, frases manjadas, ou textos muito longos acompanhando a descrição não são boas escolhas de uma forma geral. Use imagens criativas, frases que fazem pensar ou enigmáticas, fotos provocantes ou engraçadas. E para não cansar os usuários, evite publicar muitas fotos de produtos por dia, intercale produtos e entretenimento. Ah! E evite repetir a mesma imagem. Ter atitude e ser original contam muito no Instagram.

  1. Publique imagens dos bastidores

Todo mundo é um pouco curioso para saber o que acontece dentro de uma empresa. Estimule a curiosidade de seus seguidores publicando fotos de funcionários em momentos de descontração, ou mesmo agindo naturalmente (desde que isso seja interessante). Grandes marcas utilizam esse recurso e fazem sucesso entre os seguidores! Se sua empresa é só você mesmo, deixe seu público conhecer o seu rosto, poste fotos pessoais e descontraídas de vez em quando.

  1. Crie hashtags relevantes

É interessante que todas as fotos que você postar venham acompanhadas de hasgtags (#). As hashtags tornam mais fácil para o usuário encontrar conteúdos específicos em uma variedade de plataformas, como Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest. Os usuários tendem a pesquisar tendência, temas e locais.

(Você pode entender mais sobre hashtags neste texto aqui)

Nunca se esquece da usá-las 😉

  1. Engaje com sua comunidade

Estreitar os laços com seu público é essencial para humanizar sua marca e mostrar que sua empresa se importa com os clientes. Por isso, encoraje seus seguidores a postar suas fotos, com hashtag para o seu negócio. Curta fotos que mencionam sua marca, comente posts, deixe o diálogo sempre aberto.

  1. Use vídeos

No Instagram você pode postar vídeos de 15 segundos e eles também podem ser ótimos para incrementar suas ações de marketing. Compartilhe com seus seguidores vídeos de momentos únicos, novos produtos, uma paisagem, ideias, falas engraçadas, algo importante sobre a marca, ou mesmo você mesmo comentando algo. Seja criativo! Aliás essa é a lei do Instagram, seja criativo em tudo!

Agora que você entende melhor como usar o Instagram para sua empresa, pode querer se especializar no marketing digital em todas as redes sociais e aprender a integra-las e a extrair o melhor delas. Para isso, a ComSchool oferece o curso de Gerente de Mídias Sociais. É um curso com uma abordagem estratégica e gerencial do uso das redes sociais para empresas.

Confira aqui nossa próxima turma!

Até a próxima!

Comments


bottom of page