Você utiliza vídeos na divulgação de seu conteúdo nas redes sociais? Você também pensa que somente grandes marcas podem usar, pois esses vídeos demandam grande investimento?
Se ainda não usou essas produções para divulgar sua empresa, saiba que está perdendo tempo e oportunidades de negócios.
Com esse artigo, trago cinco maneiras de fazer pequenos vídeos para divulgar sua marca no ambiente do Social Media. Veja e se inspire:
Por que usar pequenos vídeos no Social Media?
90% dos clientes consideram os vídeos como fatores decisivos na hora de escolher a empresa na hora de comprar na internet. Por isso a cada dia, a necessidade de produções audiovisuais por parte das empresas tem se tornado maior.
Atualmente, o Youtube não é mais a única plataforma forte para a divulgação de vídeos. O Vimeo, o SnapChat, o Vine, o Instragram, e, principalmente, o Facebook vem ganhando grande representatividade no setor.
A popularidade desses vídeos pode ser explicada pela velocidade acelerada da vida contemporânea.
Quanto mais breve e resumido, mais fácil alguém parar e observar o conteúdo. Por isso, há uma grande necessidade de um tempo para construção de roteiro, pois não adianta o vídeo ser rápido se o entendimento não acontecer.
Tem que se misturar uma ideia concisa com um bom planejamento e criatividade.
Veja agora 5 dicas que vão te ajudar bastante a ter ideias para produzir pequenos vídeos:
1 – Ensine seu público a fazer algo
Mostrar seus fãs como fazer alguma coisa é uma das maneiras mais fácies de fazer vídeos na internet.
Pense em um problema ou dúvida que os seus clientes têm, e grave um pequeno tutorial sobre o assunto.
Provavelmente, o seu vídeo vai responder os seus clientes e outras pessoas de outros lugares. Há a chance do material viralizar e sua marcar chegar a regiões que você tem imagina.
Um exemplo de bom trabalho com esse tipo de material é o Vídeo Meals.
Eles vêm trazendo para sua base de fãs milhares de pessoas que estão interessadas em instruções de como fazer refeições saudáveis e deliciosas.
Poucas empresas conseguem relizar um trabalho interessante como esse nessa rede social.
O mais difícil de criar esses vídeos é pensar na melhor forma de explicar, por exemplo, como fazer um macarrão com esse abaixo, em apenas 15 segundos.
2 – Mostre suas habilidades
Aposto que todos aqui já viram algum vídeo do Zach. Zach é um editor de vídeo de primeira linha, que faz pequenas produções cômicas e inacreditáveis.
Com isso, hoje em dia, ele é muito famoso no ambiente web. Em cada vídeo que ele faz, ele usa um novo artifício de edição que deixa a versão final sensacional.
Por mostrar as suas habilidades na prática e divulgar seu trabalho, ele tem conseguido muito mais clientes.
A utilização de Call to action nos textos dos posts também é bem efetiva. O editor, não traz somente entretenimento para as pessoas.
Ele também faz com que o público preste atenção em sua habilidade, que é diretamente ligada com o seu negócio. (Uma escola online de edição de vídeos). Sejamos sinceros:
Depois desses vídeos incríveis, não dá vontade de se inscrever em um curso dele agora? Haha
3- Divulgue uma ocasião especial
As datas comemorativas ou ocasiões especiais são ótimas oportunidades para produzir um vídeo.
Esses dias te permitem planejar com certa antecedência, e, com isso, te possibilitam construir narrativas melhores trabalhadas e com mais criatividade.
Uma dica que eu tenho é: Ao inicio de cada mês olhe nos calendários quais datas são interessantes para sua empresa. Depois disso, pense naquelas que podem ser ilustradas por vídeos.
Quando tiver isso decidido, sente -se com os cabeças pensantes de sua equipe e comece a montar um roteiro. Lembre-se que uma ação bem planejada, tem mais chance de ser efetiva.
Veja que ideia barata e simples essa campanha do Supermercado Verde Mar, em BH, para o dia dos namorados.
Você compra o que quer e na hora de pagar, pode pagar com um beijo no seu amadx. Bem legal a ação, não é?
4- Lance um novo produto ou campanha
Você não tem que ser promocional ao extremo no lançamento de seus produtos ou campanhas. Faça esse acontecimento ficar interessante para sua audiência, criando curiosidade em seu target.
Produza alguns vídeos de pré-lançamento para que o público comece a falar sobre o seu produto ou serviço. Crie um fluxo temporal e contextual de vídeos.
Tente abordar as experiências que giram em torno daquilo que você está oferecendo. Pense como você vai influenciar na vida dos usuários. Mostre os benefícios. Um produto de qualidade é ótimo, mas o valor agregado trazido por ele é mais importante ainda.
Um recente exemplo foi a campanha do Always, marca de absorvente. Para chamar atenção para a campanha #JuntasContraoVazamento, eles espalharam, via Whatsapp, um vídeo da apresentadora Sabrina Satto saindo seminua de uma cama.
Em poucos dias, o vídeo era um dos assuntos mais falados do Brasil, e todos acreditavam que havia realmente sido, um vazamento da intimidade de Sabrina.
Porém, por volta de uma semana depois, a marca divulgou um segundo vídeo no Youtube, explicando a ação.
No filmete, a apresentadora fez um discurso contra o vazamento de fotos e vídeos íntimos na internet. Uma maneira inteligentíssima de abordar o assunto, saindo do lugar comum. Veja o vídeos:
5 – Humanize a sua empresa em seus vídeos
A melhor maneira de se aproximar do seu público no Social Media é mostrar que há pessoas também do outro lado. Humanize suas ações.
Faça pequenos vídeos mostrando quem são as pessoas que estão por traz de seu produto ou serviço. Isso é ótimo para os consumidores verem que a empresa dá valor a todos aqueles que se esforçam para mantê-la e construí-la.
Se você trata com atenção com seus colaboradores, certamente vai tratar seus clientes também com atenção. Um bom exemplo é essa despedida de uma jornalista Info. Um vídeo emocionante e que mostra o quanto quem trabalha na Info é feliz:
A Paulinha está deixando a INFO depois de 6 anos, para passar uma temporada nos Estados Unidos. E a redação prestou uma homenagem a ela em seu último podcast. Posted by INFO on Quinta, 30 de abril de 2015
Agora é hora de colocar isso em prática. Faça um brainstorm com sua equipe e liste quais das 5 dicas acima vocês podem aproveitar no seu negócio.
Depois, quando tiver pronto é só divulgar. Lembre-se, que, como todo trabalho nas Redes Sociais, esse também é uma tarefa contínua. Portanto, faça várias postagens e sempre procure melhorar as suas produções.
Fazendo tudo com planejamento e com atenção, o sucesso certamente vem.
*Douglas Gomides – Formado em Jornalismo na UFOP e especializado em Marketing Digital. Com experiência no Brasil e na Europa, ele trabalha há mais de 7 anos com redes sociais e já participou de projetos para clientes como Sony, UCD, Ford, Itambé, Rede Pitágoras e Forno de Minas. Atualmente ele é responsável pelo Campfire Digital Knowledge, que presta serviço de consultoria e de cursos a empresas e instituições de todo Brasil.
Comments