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5 motivos pelos quais o E-commerce e o Marketing Digital estão mudando as empresas

Estamos vivendo na chamada ‘Era da informação’, que significa que a tecnologia e as formas de interação digital têm se tornado cada vez mais presentes no nosso dia a dia e ocupam um papel central em todos os aspectos da vida humana (social, profissional, pessoal). A internet veio para ficar e por isso é inevitável que as empresas e organizações se transformem e se digitalizem mais e mais. Nesse contexto, termos como: marketing digital, e-commerce, redes sociais, entraram definitivamente no vocabulário empresarial.

Pensando no mundo dos negócios, resolvemos listar aqui cinco fatores essenciais que devem ser levados em conta por uma empresa da era digital.

  1. E-commerce

A venda de produtos e serviços através de uma plataforma online, o chamado mercado do e-commerce, tem crescido anualmente e se fortalecido como um modelo de negócios lucrativo, confiável e flexível. Estudos mostram que o crescimento do mercado de vendas online atinge números nunca antes imaginados. A população de internautas no Brasil chega hoje a cerca de 73,7 milhões de pessoas e entre elas o número dos chamados e-consumidores aumenta rapidamente. As pessoas estão familiarizadas, confiantes e ativas nessa forma de adquirir produtos e serviços. Por isso, as empresas que não estão se adaptando ao cenário do e-commerce estão ficando para trás, correndo riscos de serem substituídas ou gradativamente perderem espaço e clientes, além é claro de não estarem inovando.

  1. Relacionamento

O comércio eletrônico é uma atividade complexa, percorre um ciclo que inclui muito mais do que apenas a compra, venda e a entrega do produto. Há uma série de eventos pré e pós compra que devem ser entendidos e desenvolvidos para que uma marca ganhe posicionamento. Parte desses eventos são as atividades de relacionamento. E hoje sabemos que relacionamento é um dos alicerces do e-commerce. A empresa que investe em atividades de contato, de retaguarda, assistência antes e após a venda, fidelizando clientes e criando o marketing orgânico, se fortalece e cresce.

  1. Marketing Digital

O modo como as pessoas compram, se relacionam e interagem com uma marca ou empresa mudou totalmente na era tecnológica. O marketing se tornou uma atividade muito mais ampla e até mais importante já que agregou funções que fora do digital não eram suas, como a questão de posicionamento e visibilidade. O crescimento das plataformas digitais e a tecnologia criam espaço para que muitas ações e marketing se desenvolvam. As estratégias de marketing devem abranger questões de posicionamento, relacionamento, engajamento… Por isso uma empresa da era digital não pode passar sem ter um complexo planejamento de marketing digital.

  1. Redes Sociais

As redes sociais conectam milhares de pessoas desconhecidas ou não, quebram barreiras, criam uma comunidade global e ocupam grande parte das nossas atividades diárias. Twitter, Facebook, linkedIn, Instagram, Pinterest, são alguns exemplos de redes mais populares hoje. As empresas da era da informação precisam estar presentes nas redes sociais, construindo relacionamento, contribuindo com conteúdo de qualidade e investindo para atrair e fidelizar clientes. As redes sociais são espaços de interação de fácil acesso e que proporcionam desenvolver um marketing de baixo custo mas muito poderoso.

  1. SAC 2.0

Com a mudança no comportamento e na forma de consumo das pessoas, o marketing está tendo que se moldar a esse novo público, que é mais exigente, que tem mais espaço para dar opiniões e tornar públicas insatisfações. Em tempos de mídias sociais, a disseminação das informações acontece em uma velocidade nunca antes vista, um consumidor insatisfeito pode compartilhar sua indignação na rede e em poucos minutos ganhar visibilidade e espalhar uma ideia ruim a respeito da marca. Os consumidores sabem que têm mais poder e usam disso. Assim se tornou também ação do marketing o atendimento ao público nas redes sociais, é o chamado SAC 2.0 e é uma atividade que deve ser investida.

Abordamos aqui alguns temas que devem ser considerados e desenvolvidos por empresas que querem se tornar referência em seu ramo de atividade e acompanhar as mudanças do mercado. Elevamos alguns pontos importantes, mas há muito ainda o que saber dentro desse contexto.

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