Existe um passo a passo, uma metodologia simplificada para as empresas seguirem sempre que forem lançar uma ação de marketing na internet. Mesmo que todo negócio seja diferente, há etapas comuns que toda empresa deve realizar antes, durante e depois de colocar um projeto em prática.
Vamos conferir os 6 passos mais importantes para uma ação de Google Marketing:
Pesquisar – Pesquise os hábitos de consumo e navegação do seu consumidor. A vantagem é que o consumidor digital se expõe muito mais, portanto é mais fácil decodificar suas preferências. Conheça seus hábitos de busca, o que ele procura no Google; como ele se comporta nas redes sociais, o que pergunta em fóruns; qual os canais que ele mais acessa.
Planejar – É necessário elaborar um documento para que todas as pessoas envolvidas nessa ação – sejam programadores, publicitários, designers – estejam alinhados na mesma diretriz. Esse projeto vai guiar todos sob a mesma perspectiva e para alcançar um objetivo único. Hoje, não se faz nada sem planejamento – muito menos na internet.
Produzir – Faça o hotsite e coloque sua ação de internet para funcionar. Mas, além de estar no ar, um site precisa de conteúdo: texto, vídeo, imagem, áudio. Não necessariamente esse conteúdo será publicado no próprio site. Você deve integrar outros canais à sua ação, como youtube, instagram, facebook.
Divulgar – Promova sua ação de internet para o mercado alfa, aquelas pessoas que vão propagar a sua marca. Aqui você tem a maior força de comunicação da sua marca na internet. É o famoso marketing viral. A promoção deve ser vista pelo viés de propagação.
Personalizar – Personalize sua comunicação. Cada consumidor é diferente, portanto a sua comunicação não pode ser igual para todos. Respeite as particularidades dos seus clientes. Se você conhece os hábitos do consumidor – como sugere o primeiro passo -, pode personalizar a comunicação a fim de atingir melhor cada segmento de público.
Mensurar – Toda ação deve ter o resultado mensurado. Ao fim da sua ação, analise os números gerados e faça conclusões conscientes. Aumentou o número de visitas do site? Aumentou o número de conversões? A fanpage ganhou seguidores participativos? E não se esqueça de adicionar nesse relatório o tempo e o dinheiro que você gastou para realizar a ação. Se o retorno sobre o investimento for positivo, você fez certo e pode repetir. Caso contrário, analise as falhas e corrija para as próximas ações.
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