A inovação no mundo virtual é constante e a cada ano temos previsões de quais assuntos estarão em foco. Separamos para você algumas das tendências nas redes sociais em 2016.
Real time
Transmissões de conteúdo ao vivo são cada vez mais utilizados como marketing de conteúdo em Mídias Sociais, seja no Snapchat, ou até mesmo no Facebook. Esse ano isso deve ficar ainda mais forte, aliado também ao relacionamento com seu público de forma mais ágil e com publicações sobre assuntos que estão acontecendo no exato momento.
Realidade aumentada
Foursquare, o aplicativo de geolocalização, tem uma aposta para este ano: a realidade aumentada. É uma forma de interligar o mundo real com o virtual, que é vista por muitas pessoas, como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, como o futuro da internet.
O Foursquare ficou conhecido como o aplicativo para check in e recomendação de locais e deve utilizar mais a seu favor a tecnologia da realidade aumentada para atrair ainda mais usuários em sua rede.
Conteúdo em vídeos
Os vídeos são grandes causadores de engajamento, e 2016 o reinado dessa forma de conteúdo deve continuar. Vídeos curtos são cada vez mais compartilhados e sua força é tão grande, que pode ser verificada com o sucesso avassalador de Instagram, Snapchat e até mesmo Periscope.
O Youtube, maior canal de vídeos do mundo continuará investindo milhões para se manter no topo das redes deste tipo de conteúdo, e oferece a grande oportunidade a quem deseja obter uma grande audiência a um custo baixo.
Mídia paga
Por mais que a compra de mídia em redes sociais já seja mais que uma realidade, a tendência é que em 2016 a necessidade de investimento em publicidade paga seja ainda maior. O alcance orgânico continuará diminuindo e torna-se cada vez mais imprescindível destinar uma boa verba para ferramentas como o Facebook Ads.
Privacidade
O investimento das redes sociais na privacidade dos dados dos usuários é uma forte tendência para 2016, já que tivemos casos de fotos e informações vazadas em algumas das principais redes utilizadas. O Snapchat, por exemplo, já sofreu com ataques de hackers, que divulgaram conteúdos privados de muitas pessoas, e diversos golpes foram descobertos no aplicativo de mensagens WhatsApp.
Botões Call-to-action
O conceito de call-to-action é simples: induzir o usuário a realizar alguma ação sendo intuitivo e objetivo. Os botões para recursos são cada vez mais usados em mídias sociais, como se pode verificar com o Pinterest, que permite o usuário realizar uma compra dentro da própria rede social. Instagram é outro canal que passou a utilizar botões CTA há pouco tempo, e que obteve um efeito positivo.
A tendência é que cada vez mais esse recurso seja utilizado pelas redes sociais, de modo a incentivar o usuário a interagir mais efetivamente com sua marca.
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