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Aprenda o que é branding e como ele é fundamental para empresas

Pense em um fundo vermelho. Agora, coloque uma letra “M” maiúscula pintada de amarelo bem ao centro desse fundo. Com a imagem completa em mente, provavelmente, você já está pensando em uma marca de fast food bastante famosa pelo mundo. Esse é um exemplo de o que é branding.

Com isso, é possível ter uma ideia do quão importante o branding é para uma empresa. Afinal, não é fácil ser reconhecida apenas com uma imagem simples como a que foi descrita, mas algumas marcas conseguem. Entenda melhor o tema lendo o conteúdo a seguir!


O branding em empresas

Quando falamos sobre o que é branding, muitas pessoas pensam imediatamente em algo parecido com o exemplo acima. Nesse caso, foi o logotipo do McDonald’s, um dos mais consagrados e reconhecíveis pelo mundo.

No entanto, esse é apenas um detalhe na imensidão do que essa estratégia de marketing representa. O branding é um conjunto de recursos visuais, gráficos, textuais e até mesmo sentimentais que formam toda a identidade de uma empresa perante o público.

Da mesma maneira que foi utilizado o logotipo do McDonald’s anteriormente para criar algo visual no seu imaginário, poderiam ser citados outros exemplos. “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles em um pão com gergelim” seria uma referência sonora, assim como o famoso “parapapapa”.

A questão é que não precisamos falar o nome da marca para você saber de qual estamos nos referindo. A maioria das menções a projetos de comunicação da rede já são o suficiente para que o público a reconheça facilmente. Esse é o poder do branding.

O que compõe o branding

Um trabalho de tanta excelência não surge da noite para o dia. Para que uma marca tenha tanto poder popular, é essencial que muitos profissionais sejam envolvidos em diversas frentes de trabalho. Elas, por sua vez, são os pilares do branding, que devem estar sempre funcionando em uníssono.

Identidade visual

Primeiramente, a identidade visual da sua marca deve estar muito bem definida. Para isso, você deve criar um bom brand book, que é uma apresentação em que todas as informações visuais da sua marca estarão reunidas. Isso inclui as cores primárias e secundárias, as fontes a serem utilizadas, o logo e muito mais.

Posicionamento

Muitas vezes, empresas tentam evitar o termo “posicionamento” por gostarem de se manter em um local mais neutro. No entanto, o posicionamento de marca é muito importante, pois agrega valor a uma empresa e a torna mais genuína. Por isso, vale estudar uma maneira de fazer a sua marca se sobressair em relação ao tema.

Tom de voz

O tom de voz da marca vai ditar a maneira como ela se expressa nas plataformas de comunicação que utiliza. É importante para que a linguagem seja unificada, especialmente quando várias pessoas cuidam das redes sociais, e-mail marketing, conteúdo etc.

Canais

Não adianta uma marca estar presente em um local onde o público dela não está. Por isso, é muito importante que os canais de comunicação estejam bem alinhados onde os principais leads também estarão.

Como definir o branding

Agora que você já entendeu o que é branding e o que o compõe, é hora de conhecer quais são as estratégias que você deve aplicar para criá-lo. Afinal, não há branding perfeito sem antes existir muito estudo por trás, de maneira a ter uma ideia muito firme de quem é a empresa e quem é o seu público.

Por isso, antes de qualquer coisa, é importante que você tenha em mãos alguns dados sobre seus clientes. A faixa etária, onde eles vivem, onde eles mais interagem com a sua marca etc. Isso tudo vai ser ideal para entender qual é o seu público-alvo e, então, partir para um dos pontos cruciais desse processo.

1. Crie a(s) persona(s)

O primeiro passo de fato para ter um bom branding é a criação das personas do seu negócio. Com isso, você deixa de falar com um público muito aberto e passa a ter personagens que representam os seus clientes. Assim, você consegue entender as dores deles e endereçá-las em sua comunicação.

2. Contrate uma equipe

Um projeto de branding é bastante complicado, por isso é muito importante que você tenha ajuda para criá-lo e aplicá-lo. Se não for possível montar uma equipe, tente contratar uma agência ou uma pessoa especializada para ser responsável pela comunicação da empresa.

3. Desenhe o plano

Agora é hora de colocar a mão na massa e criar o projeto em si. Trabalhe em conjunto com os colegas que você contratou para chegar ao resultado mais satisfatório possível em todos os pilares. Se você acredita que algo precisa de melhoria, entenda, ao lado dos profissionais, qual é a melhor maneira de fazê-la.

4. Aplique

Após aprovado e finalizado, o plano de branding poderá começar a ser aplicado. Você pode anunciá-lo ou apenas fazer uma surpresa para os seus seguidores, não importa — o fundamental é segui-lo à risca e entender o que está funcionando e o que pode ser ajustado para o futuro.

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