Aumento de Taxa de Conversão e Eficiência Operacional para o seu Negócio
A ComSchool promoveu mais uma manhã com palestras incríveis visando compartilhar técnicas para aumentar a taxa de conversão no e-commerce.
A edição de setembro do Networking Digital Day teve a presença de especialistas em e-commerce, sistemas de gestão, tecnologia, negócios e marketing digital.
O evento é gratuito e ajuda profissionais a se atualizarem e a conhecerem especialistas de mercado. Assim, os participantes ficam por dentro de tendências, soluções, ferramentas e novos cenários.
Otimize sua estratégia de negócios e melhore a conversão
A primeira palestra do evento foi realizada por Julien Gaspar, International Sales manager da Opiniões Verificadas. Segundo o especialista, para aumentar as conversões e as vendas as empresas de ecommerce deve trabalhar visando equilibrar a eficiência operacional.
Os consumidores não podem enfrentar dificuldades ao pesquisar no site da loja virtual, com o meio de pagamento, a logística, transporte ou qualquer outro setor envolvido.
Assim, a eficiência se traduz no dia a dia e temos que conhece as expectativas dos consumidores. É importante que o ecommerce tenha a seguintes informações:
Conhecer seus problemas e atuar sobre eles;
Constante pesquisa sobre as experiências do consumidor (o que eles acharam da compra, entrega, produto);
Baixo índice de trocas – fornecer o máximo de informações para o consumidor tomar a decisão correta de compra.
Para aumentar a taxa de conversão, o e-commerce deve ter uma boa reputação pública nos principais pontos da jornada de compra e ter uma visão da experiência que seus clientes tiveram ao adquirir seus produtos.
“O objetivo final é que as pessoas estejam contentes e possam deixar um review positivo na página do produto”, aconselhou Gaspar.
Controle de gestão: venda em múltiplos canais
Na palestra seguinte, Guilherme Minuzzi, coordernador de marketing da Bling, abordou o tema “Como vender em múltiplos canais com controle de gestão”.
Além de administrar bem um negócio, o empresário está sempre em busca de fromas para aumentar a receita.
De acordo com o especialista, vender em um marketplace tem sido uma alternativa interessante para quem deseja ampliar sua clientela e o faturamento.
No e-commerce, esta tem sido uma excelente opção e, conforme a ABCom (Associação Brasileira de E-commerce), 31,5% das vendas do e-commerce, no ano passado, foram por meio de marketplaces.
Quando as primeiras vendas por meio desta plataforma acontecem, o empresário costuma pensar se ele deve arriscar em outros marketplaces e como isso impactará na operação.
Confira as boas práticas para gerenciar vendas em múltiplos canais recomendadas por Minuzzi:
Controlar informações em tempo real – utilizando ferramentas que proporcionem uma visão completa de diversas plataformas e em qualquer tipo de equipamento (computador ou dispositivos móveis ).
Automatizar o controle de estoque – este é o ponto chave e muito importante para manter o negócio.
Defina uma política clara de estoques – é importante definir alguns parâmetros, o lead time de reposição e os critérios adotados para a liquidação de estoques obsoletos e promocionais.
Conduza inventários permanentes – evite perdas financeiras e situações ruins como vender produtos que não estão disponíveis.
Minimize os níveis de estoque – puxe o estoque apenas quando for necessário e não invista na reposição apenas para aproveitar as oportunidades.
Não tenha receio de liquidar o estoque – faça promoções e venda todos os produtos para evitar que o investimento fique parado.
Controle seu financeiro – garanta que não falte recursos no caixa para repor os itens e identifique o retorno com mais facilidade.
Busque a melhor solução logística – atenda as expectativas dos seus clientes entregando seus pedidos dentro do prazo (ou até antes).
Utilize um sistema ERP para gerenciamento de prazos – a adoção deste sistema é fundamental para ter uma operação mais eficiente e ágil, sem gerar retrabalho.
Usabilidade: melhore sua conversão
A terceira apresentação focou na importância da usabilidade do site para melhorar a conversão. Para começar, Leonardo Alves, CEO da Ponto Code, definiu a usabilidade como o grau de facilidade com que o usuário mexe na sua loja.
De acordo com a norma ISO 924, a usabilidade de um sistema deve ter os seguintes aspectos:
Facilidade de aprendizado – o usuário deve lembrar como utilizar a interface depois de algum tempo;
Maximizar a produtividade – permitir que o usuário realize a tarefa de forma rápida e eficiente;
Minimizar a taxa de erros – avisa o usuário realizar a tarefa de forma rápida e eficiente;
Maximizar a satisfação – inspirar confiança e segurança.
No caso do e-commerce, tem a missão de diminuir as barreiras na jornada de compra e incentivar o consumidor a concluí-la, o que aumenta a taxa de conversão.
Assim, o cliente de uma loja virtual deve encontrar com facilidade o que procura, ter informações da mercadoria, visualizar os preços e opções de pagamento, entre outras, como o menor número de cliques possível.
Investir na usabilidade incentiva a permanência do cliente no site, pois ele encontra o que precisava. Além disso, diminui o custo por aquisição, diminui a concorrência e retem os consumidores.
Marketplace: canais de venda x mídia online
A penúltima palestra foi conduzida por André Ferracini, diretor comercial da 00k. Após comentar como é este mercado, o especialista falou sobre as estratégias mais importantes para atrair o público-alvo.
Segundo Ferracini, o primeiro passo é definir com quem a empresa deseja se comunicar, descobrindo quem é o consumidor e por que ele dá valor ao seu produto.
Para isso, ele recomenda criar anúncios com um conteúdo legal, consistente e que incentive o cliente a desejar o seu produto. “Vemos casos de anúncios que continuam vendendo após cinco anos”, comentou Ferracini.
Outra dica é realizar uma campanha teste que, na maioria das vezes, já tem um excelente resultado.
O primeiro passo é criar uma lista de palavras-chave usando o “Planejador de Palavras-Chave” e o Google Trends. Em seguida, crie cinco campanhas:
Rede de pesquisa com exibição de display;
Rede de pesquisa;
Rede de display;
Google shopping;
Video online.
Para finalizar, crie um grupo de anúncios considerando a relevância da palavra-chave, o call to action e o valor do produto (não o preço). Também preste atenção aos lances e orçamentos (CPC, CPM e CPA).
Homens X Máquinas
Mauricio Salvador, CEO da ComSchool, fechou o evento trazendo uma reflexão profunda sobre o futuro. Ele alertou para a possibilidade dos profissionais serem substituidos por máquina e sobre a extinção de algumas profissões que conhecemos.
“O modo de trabalhar mudou e estamos vivendo um momento de mudanças, uma nova revolução, uma grande onda que varrerá um monte de gente que está parada”, comentou Salvador.
Para surfar nesta “onda”, o CEO da ComSchool fez algumas recomendações:
Conheça e domine as ferramentas certas, além do conhecimento;
Aprendizagem constante, pois agora não existe mais aquela história de “terminei a faculdade, acabei meus estudos”;
Digitalize-se e “entre de cabeça” no mundo digital e entenda as ferramentas digitais;
Faça o que você ama.
A palestra seguiu se aprofundando no assunto e contando com a participação das pessoas presentes no auditório. Você pode conferir todas as apresentações no vídeo a seguir:
Veja as fotos do evento no Facebook: http://comschool.co/ndd-10-2018
Se você gostou do Networking Digital Day e ficou interessado em saber mais como aumentar as taxas de conversão de uma loja virtual, confira os cursos de ecommerce, cursos de mídias sociais e cursos de marketing digital da ComSchool.
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