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Como analisar dados de marketing digital para tomar decisões estratégicas?

Na atualidade, a capacidade de coletar, interpretar e utilizar dados de marketing para guiar decisões estratégicas de comunicação se tornou uma competência essencial para empresas. Contudo, para que essas informações possam realmente fornecer boas orientações, é fundamental saber como analisá-las de maneira eficaz.


Quer compreender melhor as vantagens que esse recurso proporciona? Continue a leitura! 


Como analisar dados de marketing digital para tomar decisões estratégicas?

A importância da análise de dados do marketing digital


A análise de dados consiste no processo de examinar, limpar, transformar e modelar essas informações para descobrir o que vai auxiliar você a tirar conclusões e apoiar a tomada de decisões. 


No marketing digital, esses conteúdos podem vir de diversas fontes, como redes sociais, campanhas de e-mail e tráfego do site.


Essa análise proporciona, entre outros benefícios:


  • Identificar tendências e padrões de comportamento dos clientes;

  • Medir o desempenho das campanhas de marketing;

  • Personalizar a experiência do cliente;

  • Antecipar mudanças no mercado e adaptar estratégias.


Agora, para aproveitar bem esses dados, é necessário agir corretamente.



Passo a passo para lidar com dados de marketing


Antes de coletar qualquer dado, é importante definir de modo bastante objetivo quais as metas que devem ser atingidas e que indicadores, ou KPIs, serão utilizados durante a mensuração.


Entre os KPIs geralmente adotados estão a taxa de conversão, custo por aquisição e o retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI.


Também é essencial definir qual ferramenta para coletar dados será usada. Há várias disponíveis no mercado, a exemplo de Google Analytics, SEMrush e HubSpot. Cada ferramenta tem suas especificidades. Então, é importante dedicar um tempo para conhecê-las a fim de optar pela que se adapta melhor às suas necessidades.


Vale reforçar ainda que, muitas vezes, as informações são originadas em diferentes plataformas e precisam ser integradas para concederem uma visão holística. Ferramentas de integração de dados, como o Google Data Studio, são úteis para unificá-las em um único painel de controle. Isso deixa a abordagem ao conteúdo muito mais prática.


Montar um projeto com estratégia para aproveitar todo o material que vai surgir com o trabalho é essencial para maximizar os ganhos com essa ação. Para te auxiliar, a ComSchool oferece o Curso de Analista de Marketing Digital. Ele é totalmente digital e fica 1 ano disponível para consultas. Vale a pena conferir!



Feita essa preparação prévia, é hora de colocar em prática a análise de dados. 


Análise de tráfego de site


O tráfego do site é uma das principais fontes de dados para entender o comportamento do cliente. Ao analisar esse conteúdo, você pode descobrir quais canais de marketing estão trazendo mais visitantes, que páginas estão mais populares e onde os visitantes abandonam o portal.


Ainda falando sobre esse canal, é válido avaliar:


Fonte de tráfego

Identifique quais canais estão direcionando mais tráfego para o seu site. Esses podem incluir buscas orgânicas, anúncios pagos, redes sociais e e-mails, além do acesso direto por meio de navegadores.


Comportamento dos usuários

Analise o tempo médio que os usuários passam no site, a taxa de rejeição e as páginas mais visitadas. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de otimização.


Taxa de conversão

Monitore como os visitantes estão se convertendo em leads ou clientes. Isso inclui o preenchimento de formulários e finalização de compra.


Análise de dados de redes sociais


As redes sociais são uma fonte rica de dados sobre o comportamento e as preferências dos consumidores. A análise desses dados ajuda a entender como o público interage com a marca e como as campanhas estão desempenhando.


Neste caso, avalie:


Engajamento

Meça o engajamento das postagens nas redes sociais, incluindo compartilhamentos, curtidas, comentários e cliques. Isso colabora para que você entenda quais tipos de conteúdo ressoam melhor com o público.


Sentimento do público

Avalie o tom dos comentários e mensagens para entender como o público se sente em relação à sua marca. Ferramentas de análise de sentimento são úteis para automatizar essa tarefa.


Análise de campanhas de e-mail marketing


O e-mail continua sendo uma ferramenta poderosa no arsenal do marketing digital. Analisar o desempenho das campanhas por meio desse canal muitas vezes revela insights valiosos sobre o comportamento do público e a eficácia da comunicação.


Neste caso, uma das análises que merece ser feita é a taxa de abertura. Ou seja, monitore quantas pessoas abriram as mensagens. Um resultado baixo costuma indicar problemas no assunto do e-mail ou na segmentação da lista.


Outros critérios relevantes são:


Taxa de cliques

A taxa de cliques indica o quão eficaz o conteúdo do e-mail foi em gerar interesse. Links internos, CTAs e o design da mensagem tendem a influenciar essa métrica.


Taxa de conversão

Avalie quantos destinatários realizaram a ação desejada após clicar no e-mail, como efetivar uma compra ou preencher um formulário.


Essas são apenas algumas das possibilidades quando se trata de analisar dados de marketing digital. Estudar aspectos de segmentação, personalização e otimização é imprescindível para um aprimoramento constante do relacionamento com o público por meio da comunicação.


Quer continuar por dentro de outras dicas para melhorar o relacionamento com clientes? Então, é só seguir com a leitura do nosso blog!


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