O que é Facebook Ads? Essa é a pergunta de muitos empresários no país. Seja entre os empreendedores no início dos negócios, seja entre grandes marcas do mercado, contar com estratégias de anúncios faz parte do planejamento digital das empresas.
Conhecer o Facebook Marketing para saber como anunciar no Facebook Ads também é importante por outro motivo: a alta taxa de conversão. Veja informações sobre investimento, além de dicas e passo a passo de como anunciar na plataforma neste artigo que preparamos para você.
O que é Facebook Ads?
O Facebook Ads é uma plataforma de mídia paga onde são disponibilizados diferentes formatos de anúncios. A partir desse gerenciador, é possível executar estratégias e criar campanhas de divulgação para empresas por meio das redes sociais.
A plataforma permite que sejam criadas campanhas personalizadas para diferentes pessoas com base em interesses, localização e outras características do público-alvo relacionadas ao contexto da marca. O espaço possibilita um direcionamento mais específico.
Um ponto importante dessa opção é conhecido como Pixel do Facebook. A ferramenta nada mais é do que um utilitário que utiliza uma linha de código para acompanhar a efetividade dos anúncios fora da plataforma. Porém, quanto custa criar um anúncio? Confira a seguir.
Quanto custa fazer um anúncio no Facebook Ads?
Uma das primeiras perguntas de quem busca saber o que é Facebook Ads e descobrir como a ferramenta de anúncio funciona é entender o investimento necessário para ter resultados na plataforma. A resposta é: depende.
O que define a quantia ideal é a sua estratégia e o número de clientes que você espera conquistar. Para saber como anunciar no Facebook Ads, ter seu orçamento otimizado e trazer mais conversões, é importante estar atento aos seguintes cuidados:
evitar métricas de vaidade: curtidas são legais. Porém, é importante ter uma estratégia para usar a plataforma como um canal de vendas;
definir o custo por lance: pense até quanto você está disposto a pagar pela ação de seu potencial cliente no orçamento no dia;
tipo de investimento: o orçamento vitalício é quando sua campanha tem um valor de investimento total. Já o diário é quando você estabelece um valor para cada dia e um tempo de duração da campanha. O Facebook recomenda essa segunda opção;
faça testes criativos: crie um grupo de anúncios e realize avaliações com imagens, textos de título, legendas e afins;
use exclusões nas segmentações: se a maioria do seu público é feminino, você não precisa adicionar homens na segmentação. Então, crie regras para que seus clientes sejam direcionados para as personas, gerando mais conversões.
Com o uso desses conceitos, é possível ter uma melhor performance de estratégia nesse canal. Agora, além de saber o que é Facebook Ads, conheça o passo a passo de como anunciar na plataforma.
Crie uma conta de negócios para sua empresa
O primeiro passo de como usar Facebook Ads é desenvolver uma página de negócios. Para isso, acesse o menu “Criar (+)”, que fica no canto superior da página inicial da plataforma. Depois, selecione a opção “Página”.
Após clicar em “Página”, você pode definir as informações essenciais, como o nome da empresa ou do negócio, a categoria, a descrição sobre o empreendimento, entre outras.
Escolha sua meta
Na página de sua empresa, clique na opção “Central de Anúncios” no menu do canto esquerdo da tela. Nessa tela, está o botão “Criar anúncio”. Ao clicar nele, você é direcionado para o local de escolha da meta.
Configure seu anúncio
Chegou o momento mais importante do gerenciador de anúncios do Facebook: a configuração da campanha. A princípio, vamos focar no criativo do item, dividido em cinco partes:
descrição: a descrição deve ter até 90 caracteres e explicar sobre o que é o anúncio;
imagem: você pode utilizar um banner ou outro tipo de criativo, como vídeo. Nesse exemplo, estamos usando uma imagem apenas;
título: com até 25 caracteres, ele precisa impactar seu potencial cliente;
call to action: define o tipo de atitude que seu cliente deve tomar ao ver o anúncio. O Facebook oferece opções de chamada para ação. Então, escolha a que melhor atende a seu objetivo;
URL de destino: para onde seu cliente é direcionado após clicar no criativo? Escolha o link para site, landing page ou WhatsApp, por exemplo.
Configure seu público
Nessa etapa de como anunciar no Facebook Ads, está a escolha do público da campanha. Se seu negócio tem um perfil mais específico, você pode segmentar na opção de direcionamento detalhado. É possível selecionar informações como dados demográficos, interesses e comportamentos do seu cliente.
Escolha onde veicular o anúncio
Na criação do anúncio, uma das opções é escolher onde o conteúdo vai aparecer. Para isso, basta selecionar qual é a rede social de exibição da campanha no campo “Posicionamento”.
Configure a duração e o orçamento do anúncio
Como mencionado, você tem as opções de orçamento vitalício e diário. Nesse momento, você precisa definir os valores. Para isso, é necessário escolher o tipo de anúncio primeiro.
Ao alterar o valor do orçamento ou a quantidade de dias que o anúncio vai aparecer, você recebe uma alteração na estimativa dos resultados diários, como pessoas alcançadas e cliques no link.
Escolha a forma de pagamento
É preciso escolher a forma de pagamento. Para isso, há as opções de cartão de crédito ou PayPal, onde o valor escolhido é mostrado na fatura, por exemplo. Essa é a última configuração antes do tão esperado momento no passo a passo de como anunciar no Facebook Ads.
Publique seu anúncio
Após passar pelas configurações anteriores, chega o momento de publicar o anúncio. Para isso, após revisar o conteúdo e confirmar que está tudo certo, clique em “Promover Agora”. Sua campanha vai passar por um período de aprovação, que normalmente dura de um a dois dias úteis.
Mensure e gerencie o anúncio
Contudo, além de saber o que é Facebook Ads, é importante acompanhar e mensurar os resultados do anúncio. Monitore o desempenho das campanhas, faça testes e encontre melhorias na sua estratégia de como anunciar no Facebook Ads.
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