(*) Igor Medeiros
De todos os e-mails que você recebe, em quantos você clica para saber mais, visitar o site da empresa ou mesmo para comprar um produto? E você já parou pra pensar o que leva você a realizar uma ação em alguns e-mails e nem considerar outros? A diferença pode estar no famoso CTA, o “call to action”.
Nesse post vamos falar mais sobre o que é um CTA e como criar CTAs melhores para gerar mais resultados para as suas campanhas de email marketing.
Afinal, o que é um CTA?
A sigla CTA significa “call to action” que, ao pé da letra, significa “chamado para ação”, ou seja, é o recurso utilizado para levar seu cliente ou prospect para realizar uma ação que você espera dele.
O que faz um CTA ser matador?
Um CTA matador é aquele que provoca o maior número possível de cliques. Quando o CTA é bom, ele faz o receptor do e-mail fazer a ação que você propõe, seja marcar uma reunião, realizar uma compra, acessar um conteúdo ou fazer um download.
Os 10 mandamentos para criar um call to action matador
Capriche no e-mail marketing como um todo, começando pelo assunto. Não adianta ter um ótimo CTA para um e-mail que o usuário nem chega a abrir;
Explore a personalização. Seja no corpo do e-mail ou no CTA, a personalização ajuda a criar proximidade com o receptor, sempre que possível use dados variáveis;
O CTA precisa ter relação com o tema do e-mail. Não crie um CTA para que o cliente compre um produto se você não falar sobre este produto no e-mail;
O CTA precisa ter a ver com o que a pessoa está procurando. Por isso, é preciso que os seus contatos estejam bem segmentados e que os e-mails sejam encaminhados para os grupos certos;
Ofereça algo atrativo. Para que a pessoa faça a ação que você deseja ao ler o e-mail, você precisa oferecer algo que desperte o interesse do seu cliente ou prospect, seja um desconto para a compra de um produto, um material com mais informações;
O CTA precisa ser claro. Você precisa deixar explícita a ação que você espera do receptor do e-mail e ele precisa entender e concordar com ele;
Use um verbo de ação. Um “call to action”, como o nome diz, precisa chamar à ação e para isso você precisa de um bom verbo;
Muitos verbos de ação são visto como spam pelos serviços de emails. Por isso, quando for colocar um chamado para ação, o ideal é que ele esteja em uma imagem e não seja lido como texto.
Destaque o CTA. Ele precisa estar separado do corpo do e-mail para chamar a atenção do leitor;
Explore recursos como cores e botões. Certifique-se que quem for criar o layout do seu e-mail tenha conhecimentos de usabilidade para que o CTA seja destacado e atrativo visualmente.
Seguindo esses 10 mandamentos seus CTAs com certeza serão muito mais persuasivos e a sua taxa de conversão deve aumentar consideravelmente. Lembre-se sempre que o que faz um bom e-mail marketing é o seu conjunto, então capriche nos e-mails e nos CTAs para ter sempre os melhores resultados.
(*) Igor Medeiros – Publicitário pós-graduado em Comunicação Digital e responsável pelas estratégias de Inbound Marketing do time de FERAs da Dito.
Texto publicado originalmente no Blog da Dito.
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