Muitas pessoas sonham em abrir as portas do próprio negócio, mas não sabem como empreender e criar algo do zero. O que parece ser uma tarefa complicada, com a orientação correta, você pode começar e desenvolver suas habilidades conforme o crescimento da sua empresa.
Isso porque, por mais que pareça um processo burocrático, abrir um negócio não é um bicho de sete cabeças. Hoje em dia, inclusive, você consegue fazer isso pela Internet e sem precisar pagar taxas. No entanto, é preciso ter atenção ao processo para evitar dores de cabeça depois.
Para que você tenha mais facilidade para a abertura do seu negócio, a ComSchool separou dicas para empreender que serão importantes para o início desse processo. Assim, você consegue começar a sua jornada com o pé direito! Confira, a seguir.
1. Entenda o nicho da sua empresa
Um dos principais problemas que jovens empreendedores enfrentam é a falta de nicho da empresa. A mentalidade de “ver o que dá certo” destrói muitos negócios antes mesmo que eles tenham a chance de desabrochar.
Isso acontece porque, nos dias de hoje, o mercado está borbulhando de novas empresas buscando uma oportunidade. Especialmente se você quer empreender na Internet, um dos seus principais objetivos deve ser ganhar destaque entre os demais.
Para isso, existem diversas técnicas, mas uma das mais importantes é focar o nicho em que você pretende crescer e criar uma empresa forte e de confiança desde o início. Assim, conquistar uma clientela leal se tornará muito mais simples, e o crescimento da sua marca naquele universo será natural.
2. Busque fornecedores de confiança
Uma coisa é certa: no mundo dos negócios, não existe banda de uma pessoa só. Mesmo que você comece o seu projeto sozinho, o que é algo comum e que muitos fazem, ainda precisará de fornecedores e colaboradores para pelo menos algumas tarefas, que podem incluir matéria-prima, logística, criação de website etc.
Neste momento, é fundamental que você encontre empresas de confiança. Faça comparações não somente de preços, mas também de serviços, reviews de clientes antigos e, se possível, peça demonstrações do produto ou serviço que você planeja contratar.
Assim, você estará conferindo mais confiabilidade para a sua própria empresa, o que é um valor de grande importância para a prosperidade de um negócio. Não tente economizar com fornecedores que irão apenas trazer dificuldades no futuro.
3. Tenha um CNPJ
Uma das dicas mais importantes ao aprender como empreender é a formalização da sua empresa. Ter um negócio formal traz uma série de benefícios tanto para o empreendedor quanto para os clientes e a própria empresa.
Existem vários tipos de CNPJ, e o do seu negócio pode variar de acordo com o bem ou serviço que você pretende oferecer, a renda do empreendimento, a quantidade de funcionários etc. Tenha todas essas informações prontas, para que isso não se torne um problema futuro.
Algumas das vantagens de ter uma empresa registrada são:
emissão de nota fiscal;
cadastro na Receita Federal;
formalização de funcionários;
empréstimos empresariais;
contribuição no INSS.
Você não precisa ter uma empresa grande para fazer o seu CNPJ. Se você está nos primeiros passos de como começar a empreender, pode fazer um MEI — sigla para Microempreendedor Individual. Assim, você estará formalizado e poderá ter benefícios mesmo com uma microempresa.
4. Busque conhecimento
Começar qualquer tarefa fica mais fácil quando você tem conhecimento adquirido. Por isso, buscar cursos para empreender é uma excelente escolha para quem quer ter mais facilidade desde o início.
No entanto, é importante encontrar cursos práticos, que irão te ensinar sobre o dia a dia nesse tipo de trabalho. Assim, você terá a união do conhecimento lúdico com a mentalidade “mãos à obra”, algo que fará toda a diferença na rotina.
É por isso que, se você quer aprender como empreender do zero, pode contar com escolas como a ComSchool. Temos uma seleção de cursos de ecommerce que te ensinam desde os conceitos básicos aos mais avançados, para você e seu negócio se desenvolverem juntos.
5. Trace um plano de negócios
Por fim, mas não menos importante, tenha os passos da sua empresa bem-desenhados. Você pode fazer um plano de negócios antes mesmo da inauguração, para documentar onde você está iniciando e onde quer chegar.
O plano de negócios é como um registro de tudo sobre a sua empresa. Por isso, criá-lo te dará uma visão macro e facilitará a sua organização de maneira geral. Tópicos que você pode incluir:
fontes de receita;
gastos;
fornecedores;
precificação;
público-alvo;
concorrentes;
orçamento;
recursos;
canais.
De maneira geral, a estrutura deste registro deve apresentar o que é o seu negócio, para quem ele se destina e como você planeja fazê-lo funcionar. Além disso, é fundamental incluir informações sobre o financeiro da empresa.
Comece hoje com a ajuda da ComSchool!
Viu só como empreender não precisa ser complicado? Conte com a ajuda dos cursos da ComSchool para iniciar essa jornada e aprenda tudo o que você precisa saber na prática!
Comments