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Como implementar estratégias phygital no seu negócio e embarcar na transformação digital

Estamos vivendo em uma era em que o real e o virtual já se fundem. Isso, é claro, exige que os negócios se adaptem às novas necessidades dos consumidores. É exatamente isso que o phygital propõe: uma maneira de tornar as interações entre os dois mundos muito mais fluida.

Antes, podíamos observar tentativas mais tímidas de empresas tentando mesclar o on-line e o off-line. No entanto, a tendência é que isso cresça cada vez mais e se torne bastante popular entre consumidores. Entenda esse tipo de estratégia a seguir, com o conteúdo que o blog da ComSchool!

O que é phygital?

Phygital, também conhecido como phydigital, é uma maneira de agrupar uma série de estratégias que unem o mundo real e o virtual com fluidez. Está no próprio nome, que mistura as palavras “physical”, que significa “físico”, em inglês, e “digital”.

Dessa forma, é como se o físico e o virtual virassem uma coisa só, sem barreiras. Esse tipo de estratégia entra no conceito de omnichannel, que busca exatamente essa fluidez entre canais para que tudo funcione em uníssono.

É importante notar que, quando falamos desse encontro dos mundos, ele não é exclusivo apenas de negócios que têm presença em ambos. Se você só tem uma loja virtual, também é possível fazer essa integração.

Já se o seu negócio está presente somente em pontos físicos e não tem presença na Internet, o primeiro passo para aplicar o phygital é este: comece a vender seus produtos virtualmente e crie uma rede de seguidores nas mídias sociais — você verá como isso pode ser benéfico.

Exemplos de estratégias phygital

Quando se fala sobre a integração do mundo digital com o físico, muitas pessoas pensam em tecnologias mirabolantes. Quanto a isso, não se preocupe. Você não vai precisar criar a sua loja no metaverso para fazer parte dessa transformação. Mudanças pequenas já são o suficiente.

QR Codes

Um dos exemplos mais comuns do uso da tecnologia virtual são os QR codes. Eles podem parecer corriqueiros hoje em dia, mas já foram revolucionários — inclusive, são um dos ancestrais da realidade aumentada, junto com o bom e velho código de barras. Por isso, é um excelente começo!

Self check-out

Você já foi em uma loja e se deparou com pontos de autoatendimento? Esses totens são chamados de self check-out, em que o cliente pode fazer o próprio pedido e pagá-lo sem precisar de atendimento. Caso ele precise de ajuda, pode acionar um colaborador, e esse é o ponto importante da integração.

Testadores

Os filtros utilizados para postar fotos engraçadas na Internet fazem parte de uma tecnologia chamada realidade aumentada. Hoje, ela é usada em diversos tipos de testadores em compras virtuais: você pode pintar a parede da sua sala, experimentar óculos e até mesmo verificar as medidas de um ambiente.

Aplicativos

Hoje, diversas lojas têm aplicativos. Isso é uma maneira de reunir soluções tecnológicas em um só lugar. Assim, basta o cliente abrir o app no celular e escolher a funcionalidade que mais precisa, que pode variar desde fazer uma compra e retirar na loja a escanear a etiqueta de um item.

Descrições digitais

As descrições digitais também são uma maneira simples de começar a implementar o phygital na sua loja. Elas são formas de passar informações em vídeos, lives (e outras ferramentas digitais de sua preferência) sobre o produto que você está vendendo.

Por onde começar?

Se você já está cheio de ideias e quer começar a implementar estratégias phygital na sua empresa, a hora é agora! O modo de consumo da sociedade foca cada vez mais esse tipo de interação.

Por isso, o primeiro passo é entender quais dores dos seus clientes podem ser solucionadas por meio da tecnologia. Se as filas do seu supermercado são muito longas, por exemplo, um totem de autoatendimento pode ser a solução ideal.

Ao buscar por esses recursos, é importante que você tenha os três Is em mente: instantaneidade, imersão e interação. Todos esses pontos devem ser parte da ideia que você está propondo, para que façam sentido para o consumidor. Não adianta trazer uma novidade que não vai gerar nenhuma mudança positiva.

Por isso, estude o que seus clientes podem estar sentindo falta e teste algumas alternativas. Não faça um grande investimento logo de cara! O ideal é implementar a novidade lentamente, para testar a aderência e aceitação por parte das pessoas que consomem na sua loja.

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