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Como montar um Ecommerce


Como montar um ecommerce é uma das perguntas mais comuns entre os novos empreendedores nos cursos de ecommerce. Como indicam os dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), antes da pandemia, o Brasil tinha em média 10 mil novos ecommerces por mês. Já entre o começo de março e o final de abril de 2020, o segmento registou 100 mil novas lojas virtuais.

Mas além disso, o ecommerce no Brasil sempre foi um segmento que apresentou crescimento, mesmo em períodos de crise, sempre acima de 11%. Em 2019, por exemplo, o e-commerce no país superou a expectativa da ABComm, que era de 18%, e teve crescimento de 23% no ano.

Essas são apenas algumas informações que explicam o aumento de lojas virtuais no país. Se você quer saber como montar um ecommerce, no texto de hoje você verá o que precisa fazer e quais são os principais passos para a abertura de sua loja virtual. Continue sua leitura.

Dicas de como montar um ecommerce

Definir o produto ou serviço

O primeiro passo de como montar um ecommerce é saber qual será o produto ou serviço que você oferecerá. Pense em soluções que são capazes de unir suas habilidades ou afinidades e, que ao mesmo tempo, resolvam um problema do seu cliente ideal é uma forma de encontrar seu ramo de atuação.

A escolha do nome é uma das principais etapas de como montar um ecommerce

Pensar em um nome não é uma tarefa fácil. É importante considerar que seja um nome capaz de representar sua solução no mercado e que seja coerente para sua persona.

Uma dica para quem está começando é evitar estrangeirismos, pois usar termos em português pode facilitar seu cliente lembrar a pronúncia e recomendar com mais facilidade. (Mas lembrando, esse tipo de regra não é algo fixo. Por isso é importante entender seu cliente e saber se ele está adaptado a termos em outros idiomas, se essa for sua escolha).

O domínio para ecommerce

A escolha do domínio é uma etapa muito importante no processo de como montar um ecommerce. Alguns cuidados importantes nesse momento são evitar combinações longas, usar números ou até mesmo símbolos para não confundir seu cliente ideal.

Escolha palavras-chaves, buscando simplicidade e entendendo o comportamento de busca do usuário ajudam bastante na definição do domínio para ecommerce.

Escolha da plataforma

Reserve um tempo no seu planejamento de como montar um ecommerce para pensar na escolha da plataforma ideal para sua loja virtual. Entenda quais são as integrações que são importantes para seu negócio, o que você consegue personalizar e quais são as opções de pagamento que plataforma oferece.

Mas além disso, a dica mais importante é saber o quanto essa plataforma é responsiva para dispositivos mobile, pois há um aumento no comportamento de compra por esse tipo de device. A estimativa da ABComm é que as vendas realizadas por um dispositivo móvel representarão 37% das transações de 2020.

Cadastro de produtos

Outra funcionalidade que você precisa acompanhar ao contratar uma plataforma de ecommerce é o cadastro de produtos. Ela permite que você faça cadastros diferenciados, como kits, promoções e usos de cupons especiais, por exemplo, com facilidade? Você consegue otimizar cada item adicionado visando o posicionamento de SEO? É possível adicionar informações complementares, como descrições, manuais, depoimentos de quem já comprou esse produto?

Fique atento a esses pontos e assim você saberá como montar um ecommerce evitando problemas futuros.

Pensar na qualidade das fotos

Diferente da loja física onde o cliente pode tocar nos itens, no ecommerce, é fundamental investir na fotografia de produtos. Mesmo sem grandes investimentos, contar com boas fotos fará toda a diferença na tomada de decisão de seu cliente. Trabalhe com composições e o item isolado visto por diversos ângulos, por exemplo, são algumas das boas práticas para expor seus produtos, seja no ecommerce ou para as redes sociais.

Gestão de Estoque é uma das etapas de como montar um ecommerce

No processo de como montar um ecommerce, pensar na gestão do estoque é um dos pontos cruciais. Por exemplo, se você trabalha com camisetas personalizadas, a produção será sob demanda de pedidos ou terá algumas unidades em estoque para agilizar a entrega para seu cliente? Onde vai armazenar? Seu produto precisa de algum cuidado especial para armazenagem? Essas perguntas vão te ajudar a definir como será a gestão de seu estoque.

Serviços de Logística

Pensar em soluções de logística é algo indispensáveis para quem deseja saber como montar um ecommerce. Em um país com dimensões continentais como o nosso, você precisa entender que há taxas e valores de entregas diferentes, seja em regiões dentro do Estado onde sua empresa está e fora dele.

Pensando nisso, contar com serviços de entregas variados, mas testados e com boas avaliações, é importante para quem deseja saber como montar uma loja virtual.

E para saber mais como montar um ecommerce, a Como Montar Loja Virtual, onde você aprende na prática o passo a passo para abrir sua loja virtual com baixo investimento e de forma rápida.

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