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Como montar uma régua de nutrição de leads eficaz?

Desenvolver uma régua de nutrição de leads bem elaborada é algo interessante para qualquer negócio que deseja aumentar a conversão de clientes potenciais em reais. Adotar esse recurso na estratégia do negócio tende a impulsionar taxas de conversão e, ao mesmo tempo, contribui para a construção de um relacionamento de longo prazo com o público. 


Quer compreender como trabalhar essa técnica para maximizar suas chances de sucesso? Este artigo vai te ajudar. 


Nutrição de Leads

Passo a passo para montar uma régua de nutrição de leads


O primeiro passo para desenvolver essa estratégia em seu negócio é compreender seus leads, que é como são chamados os potenciais consumidores. Isso envolve a coleta de informações detalhadas sobre eles, a exemplo de:


  • Dados demográficos: idade, localização, cargo e tamanho da empresa em que atuam são dados que costumam ajudar a criar personas, representações fictícias de clientes ideais para a sua empresa;

  • Comportamento online: descubra quais são as páginas que o público mais visita no seu site, que e-mails as pessoas abriram bastante, quais links foram clicados e que downloads aconteceram, por exemplo. Essas ações revelam os interesses e o nível de engajamento dos leads.

  • Interesses e necessidades: quais são as principais dores e desafios dos seus leads? Entender essas necessidades é fundamental para criar conteúdos que realmente agreguem valor.


Investir em ferramentas de automação de marketing, como HubSpot e outras, é algo que ajuda a analisar essas informações e permite uma segmentação precisa e personalizada.


Outros passos importantes para montar uma régua de nutrição de leads são:


Defina objetivos


Quais são seus objetivos com a régua de nutrição de leads? Definir metas claras é essencial para orientar sua estratégia. 


Um exemplo comum é a educação do público. Oferecer informações interessantes que sejam úteis para as pessoas compreenderem melhor seus produtos ou serviços é um bom alvo. Investir na construção de relacionamento, demonstrando autoridade no seu setor, também. 


Outro objetivo que muitas empresas buscam é a transformação de leads em clientes pagantes por meio de uma jornada de compra bem estruturada e personalizada.



Segmente os leads


Potenciais clientes não são todos iguais. Segmentá-los permite criar mensagens específicas que ressoam melhor com cada grupo. 


Essa diferenciação entre nichos do público costumam ser baseadas em nível de proximidade com a empresa e o que ela oferece, interesses específicos em determinados tipos de formato de informação e características demográficas. 


Crie conteúdo relevante


Uma boa nutrição de leads exige conteúdo de qualidade. É importante criar diferentes tipos de materiais que se alinhem aos interesses e necessidades dos potenciais clientes.


É importante ressaltar que esses itens podem variar tanto em profundidade, como no caso de dados mais gerais sobre uma necessidade ou algo extremamente específico sobre o produto que a sua empresa oferece, e também no formato. Por isso, vale a pena apostar em blog posts, e-books, infográficos e outros recursos. 


Em relação à especificidade de assuntos abordados e como criar interesse na solução oferecida pela sua organização, vale mencionar que os conteúdos geralmente são identificados como topo, meio e fundo de funil. Essas são expressões que até já se popularizaram um pouco e que, por conta da falta de conhecimento necessário, já levaram a muitas confusões.


Não é incomum ver profissionais de marketing e clientes utilizando palavras diferentes para definir conteúdos com o mesmo propósito. Por isso, pessoas qualificadas devem dominar essas definições não só para saber como planejar uma régua de nutrição, mas para entender o que os demais envolvidos no projeto têm em mente. 


Assim, fica mais fácil obter os melhores resultados mesmo que haja desencontros nestas ou outras terminologias adotadas no dia a dia. 


Para quem quer compreender todo o fundamento da geração de leads, a ComSchool conta com o Curso de Gestor de Tráfego. As aulas abordam desde temas como segmentação na réguas de nutrição de leads até Meta Ads, Google Analytics 4 e planejamento de mídia. Vale a pena conferir!



Use automação de marketing


A automação de marketing é fundamental para gerenciar a régua de nutrição de leads de forma eficaz. Ferramentas que possibilitam enviar e-mails automatizados, segmentar de modo dinâmico e analisar resultados são algumas das que otimizam a atividade de profissionais que gerenciam o marketing digital de organizações


Acompanhe e analise resultados


Depois de toda a ação mencionada anteriormente, é imprescindível atuar para mensurar e analisar resultados obtidos. Só assim é possível verificar o sucesso das atividades realizadas e entender o que é interessante mudar na abordagem a potenciais clientes. 


Para avaliar se objetivos são atingidos ou não, é válido checar métricas como taxa de abertura de e-mails, de cliques e de conversão, por exemplo, Acompanhar o tempo de ciclo de vendas, que verifica quanto tempo leva para converter um lead em cliente, também é uma boa ideia.


Na hora de constatar o que é efetivo na abordagem ao seu público, recursos como testes A/B, feedback de leads e reavaliação periódica de segmentação são estratégias a serem consideradas. 


Montar uma régua de nutrição de leads eficaz pode parecer um desafio, mas com o planejamento certo e as ferramentas adequadas, você pode transformar leads em clientes leais.


Quer mais informações a respeito de como se aproximar de consumidores e como cativá-los? É só continuar acompanhando o nosso blog!


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