Um dos principais desafios das lojas virtuais é a conversão de leads qualificados em clientes. Para impulsionar um e-commerce é preciso dar atenção aos pequenos detalhes para diminuir as taxas de rejeição, abandono de carrinhos e cancelamento de pedidos.
O inbound marketing é a mais nova estratégia utilizada pelos profissionais de marketing digital para atrair, converter e encantar clientes. Sim, a estratégia tem como objetivo transformar o consumidor em um divulgador da marca. A metodologia inbound, diferente do marketing tradicional, tem como foco principal o cliente.
De acordo com dados da Hubspot, apoximadamente 79% dos visitantes de sites não estão no estágio de decisão. Ou seja, esse tráfego precisa ser alimentado com conteúdo adequado até que esteja preparado para compra.
A seguir, preparamos 3 dicas de automação de inbound marketing para alavancar as vendas da sua loja virtual, confira:
Blog
O consumidor de hoje pesquisa na internet incansavelmente antes de adquirir um produto ou serviço. Isso significa que os motores de busca devem fazer parte da sua estratégia. Porém, não devemos nos restringir apenas a links patrocinados, já que 94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos.
A principal diferença entre os métodos está no investimento e no tempo de retorno. As ferramentas de Adwords possibilitam resultados acurto prazo, mas as conversões acabam quando a campanha chega ao fim.
Para começar a colher os frutos da produção de conteúdo é necessário realizar um trabalho a longo prazo. A boa notícia é que é mais barato investir em um blog para atrair visitantes, pois uma publicação pode gerar tráfego contínuo, o que aumenta o seu ciclo de vendas. Para isso, é fundamental focar na qualidade e não na quantidade.
Qualidade significa conteúdo original, otimizado para os buscadores e com táticas consistentes que incentivem o visitante a navegar pelo seu site e preencher um formulário em troca de uma oferta ou um serviço. Dessa forma, você reunirá informações importantes sobre o seu lead e poderá encaminhar materiais para ele, de acordo com o estágio da jornada do comprador que ele se encontra.
Landing Page
A página de destino é essencial para que você comece a criar um relacionamento direto com o seu potencial cliente. Pense em seu público-alvo e crie conteúdo educativo e direcionado, pois essa é a forma mais eficaz de conversão.
Não use formulários longos, mas faça com que o usuário preencha informações distintas toda que vez que baixar um material diferente. Dessa forma, você conseguirá criar um perfil mais estruturado e definido do seu público-alvo.
Faça testes nas suas landing pages e mude as cores e posições dos elementos. Depois verifique qual é a configuraçãomais efetiva. Dessa forma você poderá adaptar seus e-mails marketings e demais estratégias.
E-mail Marketing
Muitos empresários não consideram o e-mail marketing eficaz, mas esse é um grande engano, principalmente quando se trata de e-commerce. De acordo com o Serasa, o e-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para lojas virtuais no Brasil, com 2,53%. Mais que buscas orgânicas, pagas e redes sociais.
Para atingir esses resultados é preciso estabelecer uma frequência e quantidade de e-mails adequada para não incomodar o internauta. Além disso, o conteúdo encaminhado deve ser de acordo com a segmentação de perfis.
Os seus leads devem ser nutridos conforme o estágio da jornada do comprador em que se encontram. Para obter essas informações é fundamental analisar as ações realizadas pelo usuário em seu site. Cheque o histórico de interações e seu comportamento. Em seguida avalie as informações preenchidas nos formulários, downloads realizados e origem do usuário. Por exemplo, se um usuário pede um orçamento significa que ele está mais próximo da etapa de decisão.
Por fim, não esqueça de monitorar e analisar as suas ações. Peça para a sua consultoria de marketing digital relatórios mensais, pois eles são fundamentais identificar quais estratégias apresentam os melhores resultados e vão te ajudar a definir os próximos passos da sua empresa.
Post Colaborativo por WSI Marketing na Internet
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