Os profissionais de marketing digital sabem que existem algumas exigências de conhecimento e certificações, para que possam trabalhar em agências de marketing e atuar como profissionais do mercado digital. O conhecimento do uso de ferramentas online é essencial para desenvolver campanhas de qualidade e para conseguir ter espaço de atuação nesse setor tão competitivo. Por isso a grande procura de profissionais em como obter certificados Google AdWords
Buscando esse aperfeiçoamento profissional e o bom uso das ferramentas, o Google estabeleceu os programas de certificação para as suas duas principais ferramentas de marketing, o Google AdWords e o Google Analytics. Essas certificações são um credenciamento para que os profissionais da área obtenham proficiência em aspectos básicos e avançados do AdWords e do Analytics. E permitirão que eles sejam reconhecidos como profissionais de publicidade online.
É obrigatório fazer os exames para receber a certificação. Entenda mais como esses dois exames funcionam:
Google Adwords
A certificação do Google AdWords é mundialmente reconhecida e para receber o certificado e se tornar um profissional com poder de atuação, você precisa ser aprovado no Exame de Fundamentos do AdWords e também em um destes outros exames: Publicidade em pesquisa, Publicidade em Display, Publicidade mobile, Publicidade em vídeo ou Publicidade em Shopping.
No teste inicial, você deve mostrar que tem conhecimento sobre os conceitos de publicidade online e nas praticas recomendadas e também que tem experiência no gerenciamento de diferentes tipos de campanhas do Google Adwords.
Ao ser aprovado no primeiro teste, você terá, então, que se submeter a um dos exames de certificação de nível avançado. O Google disponibiliza guias de estudo para cada exame, clique aqui para acessá-los e entender a pontuação de cada teste.
Para manter a certificação, você terá que se atualizar a cada ano, pois os exames de nível avançado são válidos apenas por 12 meses.
A aprovação nos exames te dá o direito de receber o certificado que demonstra que você é um profissional credenciado de publicidade online e você passa a ter uma página de perfil individual que lista suas certificações.
Além disso, essa certificação individual também concede algumas vantagens à agência que você trabalha, pois permite que esta conquiste o status de Parceiro Certificado do Google. E com isso a empresa obtém algumas vantagens bem interessantes como: passa a integrar o diretório de parceiros do Google, onde pode captar novos cliente; tem acesso aos canais de suporte especializado com a equipe de marketing do Google, etc.
Google Analytics
A certificação do Google Analytics não é apenas uma necessidade, mas uma ótima forma de os profissionais de web analytics desenvolverem suas habilidades de uso dessa poderosa ferramenta e assim melhorarem os desempenhos das páginas.
O exame de qualificação individual para obter certificados Google Analytics, conhecido como exame de QI, irá testar seus conhecimentos sobre práticas recomendadas de análise digital e a plataforma Google Analytics.
O exame é gratuito, e para acessar, primeiramente você terá que se inscrever no Google Partners.
O Google também oferece material de apoio para este exame. Veja aqui.
Para ser aprovado no exame, você terá que obter uma pontuação de pelo menos 80% e terá 90 minutos para concluir todas as questões. Se não passar no exame, poderá refazê-lo em sete dias.
Depois de aprovado, para manter a certificação, você terá que se submeter a um novo exame a cada 18 meses.
Uma vez aprovado, você terá muitos benefícios, como: terá suporte a questões técnicas e contato com a equipe de marketing do Google, poderá participar de eventos exclusivos, etc.
A ComSchool oferece os cursos Google AdWords na Prática e Google Analytics na Prática, que abordam todas as particularidades destas ferramentas e te prepara para obter sucesso imediato nos exames de certificação do Google.
Bons estudos e boa semana! 🙂
留言