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Como utilizar #HASHTAGS para gerar mais tráfego em suas redes sociais

Provavelmente você já viu muito e também já utilizou as famosas hashtags na descrição de uma foto, artigo ou vídeo nas redes sociais. As hashtags, também popularmente chamadas de ‘jogo da velha’, estão em todos lugares, já estamos acostumados a vê-las e utiliza-las, aparecem no Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Google+. Todo mundo usa e conhece, mas acontece que muita gente ainda não entende qual é a principal função das hashtags. Para que servem? Como podemos usa-las nas nossas ações de marketing digital? Quais as vantagens?

Esses são alguns questionamentos que me levaram a escrever este artigo. Então, continue lendo e entenda melhor o famoso universo das hashtags!

Sabemos que as hashtags são pequenas descrições que escolhemos para ilustrar algo que estamos postando. Geralmente, as palavras que acompanham as hashtags são qualidades ou adjetivos que expressam nossa imagem, texto ou vídeo. Um exemplo simples: uma foto de sorvete no Instagram com a hashtag #delicioso #divino #tentação. Mas também se tornou popular usarmos as hashtags antes de frases que expressam nosso sentimento ou sensação. Usando ainda o exemplo do sorvete, seria fácil de encontrar algo assim: #amomuito #porquehojeeumereço #pecadododia #desculpadietamasnãoresisti

Vamos entender os prós e contras desses dois tipos de hashtags. Mas antes é bom entendermos que hashtags, então, são nada mais nada menos do que palavras-chave que tem um poder, pois se transformam num hiperlink que irá direcionar a pesquisa para as pessoas que também utilizaram aquela hashtag específica. A hashtag que você escolheu entra automaticamente num grupo do mesmo conteúdo, o que ajuda seu material ser encontrado quando uma pessoa fizer uma pesquisa utilizando esse tópico.

Por exemplo, se você quiser saber o que as pessoas estão comentando sobre um filme que acabou de ser lançado, você pesquisa a hashtag com o nome do filme e encontrará o que as pessoas estão falando sobre ele.

Mas como e quando usar a hashtag de forma assertiva?

Primeiramente é bom saber que na pesquisa os espaços não são identificados, então numa mesma hashtag você não separa as palavras com um espaço, apenas coloca todas elas coladinhas mesmo, todos os termos colados ao ‘jogo da velha’. Por exemplo, se estou falando ou pesquisando sobre marketing digital, devo usar dessa forma: #marketingdigital

Dois erros bastante recorrentes:

  1. Como ilustrei acima, é muito comum encontrarmos frases inteiras numa mesma hashtag, porém isso pode atrapalhar bastante as pessoas encontrarem seu conteúdo. Se a frase for muito grande, acaba restringindo a pesquisa, hashtags menores e mais diretas entram em mais grupos e serão encontradas mais vezes e mais facilmente. Se você, por exemplo, quer pesquisar sobre estratégias de marketing digital para sua empresa. Ao invés de pesquisar #estratégiasdemarketingdigitalparaempresas, muito melhor seria apenas #marketingdigital #empresas.

  2. Porém, usar a hashtag com cada palavrinha da frase também não faz sentido: #estratégias #de #marketing #digital #para #sua #empresa. Dessa forma, sua pesquisa atingirá diversos grupos de pesquisa irrelevantes para o que você quer encontrar. Então, ao criar ou pesquisar hashtags, escolha apenas os termos principais e relevantes da frase, coloque palavras juntas, sem espaço, e descarte os excessos.

Algumas dicas para hashtags empresariais

Dito tudo isso, fica claro que uma hashtag bem feita, bem pensada, pode ajudar sua marca, empresa, produto ou serviço serem encontrados mais facilmente, aumentando sua rede de seguidores nas redes sociais e consequentemente, gerando mais vendas.

Então, use sempre hashtags que estão de acordo com o tema do post, confira a ortografia, evitando cometer erros gramaticais que bloquearão a busca. Legal também criar uma hashtag própria para sua marca, talvez utilizar o slon ou uma pequena frase de impacto que você pode colocar na descrição de todos os seus posts e assim criar uma identidade nas hashtags. Vale dizer também que não precisa encher seus posts com quinhentas hashtags, coloque algumas que definem a essência do seu post.

Este artigo teve a intenção de esclarecer e dar algumas dicas de como fazer um uso mais profissional e assertivo das hashtags nas redes sociais. Porém, cada rede social tem as suas particularidades no uso das hashtags e é importante entendê-las!

Se você se interessa em saber mais sobre hashtags, marketing de conteúdo e gerenciamento de redes sociais, a ComSchool oferece o curso Gerente de Mídias Sociais que tem uma abordagem estratégica e gerencial do uso das redes sociais para empresas.

😉

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