Saber como vender no Instagram otimizará sua busca pelo cliente ideal, seja com postagens criativas ou descobrindo como anunciar no Instagram.
A rede social reúne mais de um bilhão de usuários pelo mundo, mais há outros dados importantes para quem pretende usar a plataforma como um canal de vendas no Brasil.
Uma das maneiras para entender sobre como vender no Instagram é saber esse canal tem grande impacto na jornada de compra do cliente. Alguns dos números importantes para entender esse comportamento são:
85% dos usuários usam o Instagram na descoberta de novos produtos
84% dos usuários utilizam para a pesquisa de produtos e serviços
73% dos usuários acompanham marcas na plataforma
O Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários da plataforma, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Índia. Portanto, entender como usar o Instagram de forma estratégica fará bastante diferença para seus resultados. Saiba como vender no Instagram para encontrar mais clientes.
Checklist de como vender no Instagram
Para entender como vender no Instagram com mais qualidade e melhor performance, é necessário estar atento à alguns pontos. Veja o que o perfil de sucesso precisa ter para conquistar mais resultados por este canal.
Ter um conta comercial
A funcionalidade da plataforma surgiu para ajudar empresas que começaram a oferecer seus produtos na rede. E nesse processo de como vender no Instagram, surgiu a conta comercial.
Nesse tipo de perfil, o usuário pode configurar botões personalizados de acordo com sua estratégia, promover seus posts diretamente na ferramenta, além da análise detalhada de uma série de métricas para entender o público de seu negócio e otimizar suas ações futuras.
Bio otimizada é uma das estratégias de como vender pelo Instagram
Há uma coisa em comum nas contas comerciais que sabem como vender no Instagram: elas têm uma bio otimizada.
Entregar uma breve descrição do seu produto ou serviço, informações como nome da empresa, dados de contato como telefone, site, e-mail, além de usar botões personalizados, são itens indispensáveis em um bio otimizada.
Definir as palavras e hashtags certas para a sua marca
Já iniciando o planejamento para a produção de conteúdo na rede, é necessário focar na escolha de palavras-chave que estão ligadas com a persona de sua marca e hashtags que estão em alta e nas buscas dos usuários com o perfil do cliente ideal.
Há ferramentas que podem ajudar a encontrar melhores informações, mas no próprio Instagram você já consegue entender o volume de buscas. Nesse caso, o recomendado é mesclar entre hashtags com alta procura e as segmentadas, usando com moderação.
Conquistar seguidores interessados em suas publicações
Um dos pilares de como vender no Instagram é formar uma boa base de seguidores na plataforma. Há boas práticas para aumentar sua rede, entre elas estão a produção de conteúdos relevantes, a interação com empresas parceiras, promoções que envolvam ações com seguidores e ações com influenciadores são algumas possibilidades para conquistar mais vendedores no Instagram.
Pensar em conteúdos que engajam
Esse tipo de conteúdo tem uma característica principal: ele resolve uma dor do seu cliente. Por exemplo, se você atua com uma consultoria financeira, criar um carrossel com dicas para controle do orçamento pode ajudar na dor de seu cliente, além de ser um tipo de estratégica de como vender no Instagram.
Mas além disso, aproveitar acontecimentos em alta e que conversem com sua persona é uma ideia para criar conteúdos relevantes na rede.
Entender a frequência ideal para postagens
Esse é um ponto crucial em seu planejamento de como vender no Instagram. Saber em quais horários seu cliente está na rede é fundamental para entender o conteúdo no momento certo.
Uma opção é usar o Instagram Insights, recurso nativo da rede social, em que você consegue entender quais dias, horários seu usuário está na rede, além de ter dados demográficos para ser mais assertivo neste canal.
Interação nos posts de sua marca
Toda empresa que utiliza o Instagram para fechar negócios interage nas publicações. Esse tipo de ação é importante para o relacionamento direto com seu cliente, além de fornecer sugestões para os próximos posts.
Sem dúvidas, reservar um momento do dia para interações é algo que sua empresa precisa fazer, e que trará efeitos positivos no processo de como vender no Instagram.
Utilizar o Instagram Ads na estratégia de como vender pelo Instagram
O Instagram Ads, plataforma de anúncios da rede usada para a geração de novos negócios, é crucial para sua estratégia de como vender no Instagram. A plataforma otimiza a busca pelo cliente ideal de sua empresa, combinando informações para entregar anúncios no melhor timing.
Entender os hacks para anunciar no Instagram, rede social que já conta com mais de 25 milhões de anunciantes no mundo, vai potencializar a performance de suas campanhas, fazendo com que mais pessoas conheçam os produtos ou serviços que você oferece.
Usar o Instagram Shops
O Instagram Shops é uma funcionalidade que permite o usuário que acompanha seu feed ir para sua loja, sem sair do app. Com isso, o usuário pode pesquisar ou até mesmo finalizar a compra de um item que é oferecido no feed.
Esse recurso é muito utilizado entre lojas de moda, mas você pode aplicar nos mais diversos segmentos.
Quer saber mais sobre como vender no Instagram? Conheça nosso curso de Instagram Ads, onde você aprende na prática como dar um upgrade nos resultados por este canal com anúncios de alta performance.
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