Segundo pesquisa da Navegg, realizada com mais de 20 milhões de transações mensais a maioria dos internautas gosta de experimentar novos produtos tecnológicos, lançar e seguir tendências.
Dos internautas classificados, 12% pertencem ao cluster “Vencedores”, formado por pessoas bem-sucedidas que valorizam a exclusividade e podem pagar por isso. O grupo composto por pessoas que têm, em média, 35 a 59 anos também possui como motivação para a compra a inovação e, em sua maioria, pertencem a classe A.
O grupo dos “Exploradores”, por sua vez, representa 17% dos usuários e é composto por pessoas que buscam novas experiências e sensações. Altamente conectados, os exploradores são curiosos, gostam de experimentar lançamentos tecnológicos e lançam tendência. A média de idade é menor, de 18 a 34 anos, com usuários predominantes da classe B.
Já o grupo dos “Seguidores”, representam 16% dos internautas brasileiros e, como o próprio nome diz, seguem o que os outros grupos – especialmente os exploradores – testaram, estão antenados com as tendências e querem passar a imagem de estarem na moda sempre.
Com média de idade de 18 a 34 anos, fazem parte das classes A e B e são muito influenciados pelo que as celebridades estão usando. Ou seja, se você quer atingir esse público, aposte em uma personalidade para a campanha publicitária.
Com 14% dos internautas brasileiros, o cluster “Ostentação” é composto por pessoas que compram por impulso, valorizam mais a embalagem que o conteúdo e querem produtos que demonstrem status.
A média de idade é de 14 a 35 anos e, além de serem motivados por luxo e status, esse público quer entrega ágil para satisfazer um desejo imediato. Diferente dos outros públicos, os “batalhadores” são os principais responsáveis pelo sustento da casa e sua palavra de ordem é economia.
Representando 10% da fatia de usuários, esse público está mais interessado em produtos duráveis para suprir as necessidades da família, faz parte da classe C e tem entre 35 e 54 anos.
Já na outra ponta estão os “Transformadores”, pessoas que valorizam o meio ambiente, são menos materialistas e buscam produtos política e ecologicamente corretos – e podem pagar mais por isso. Com 11% de participação na rede, esse grupo é composto por pessoas de 18 a 39 anos que pertencem às classes B e C.
Outro grupo que também leva em conta outros fatores ao comprar um produto são os “Conservadores”. São consumidores fiéis às marcas e não as trocam facilmente por outras.
Segurança e preço são fatores que influenciam a compra desses clientes que tem entre 35 e 59 anos e representam 8% da rede de usuários da Navegg. O cluster dos “Despretensiosos”, por outro lado, não leva em conta a marca, mas preço baixo e facilidade de crédito.
Para esses 12% de usuários, oferta por tempo determinado é um chamariz e assim como o grupo “Ostentação” querem entrega rápida. A classe C é a predominante para esse grupo que está na faixa etária de 18 a 35 anos.
A metodologia Navegg EveryOne levou em conta informações cruzadas com o comportamento de rede em mais de 100 mil blogs e sites. “Com esse cruzamento, criamos um algoritmo e aplicamos em toda a rede de usuários da Navegg”, afirma Caique Lauerti, especialista de produto da Navegg.
Entre os principais fatores analisados estão a experiência de compra e a atitude do usuário na rede. “Para a definição do Navegg Everyone usamos duas premissas iniciais: o fator razão/emoção na tomada de decisão e o maior ou menor poder aquisitivo”, conta Lauerti. A metodologia foi criada num processo minucioso do qual participaram, além dos especialistas da Navegg, matemáticos, psicólogos, sociólogos, antropólogos e estatísticos.
Outras metodologias comportamentais, apoiadas na singularidade, pluralidade e profusão de ofertas na internet já foram desenvolvidas pela Navegg, como o Navegg EveryBuyer, que leva em consideração a razão, emoção e afluência para interpretar qual o perfil do usuário em cada uma das 13 indústrias do mercado.
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