top of page

Crossdocking: quais vantagens ele traz para o e-commerce?

Redução de custo com estoque, melhor aproveitamento de capital de giro e diminuição de obsolescência. Essas são apenas três das vantagens do crossdocking. Na verdade, quando bem desenvolvido, ele pode transformar a logística de um e-commerce. Neste conteúdo, você vai entender mais sobre essa prática de vendas e como ela é interessante para vendas on-line. 


Crossdocking: quais vantagens ele traz para o e-commerce?

Afinal, o que é crossdocking?


Basicamente, crossdocking é uma prática logística em que os produtos recebidos no centro de distribuição são imediatamente preparados para expedição, sem a necessidade de armazenagem prolongada. 


Também conhecido como cross docking, é um termo que vem da ideia de atravessar a doca de recebimento diretamente para a de expedição. É uma ação que tem como objetivo diminuir o tempo de permanência dos produtos no centro de distribuição, o que reduz custos de armazenagem e também tende a acelerar o processo de entrega.


Benefícios do crossdocking para e-commerce


Uma das principais vantagens dessa prática logística é, de fato, a redução de custos de armazenagem. Como os produtos não ficam estocados por longos períodos, os gastos associados a aluguel de espaço e manutenção de estoque são bastante reduzidos, por exemplo. 


Agora, além dele e da diminuição do risco de obsolescência dos produtos, ambos já mencionados, há outros benefícios. Alguns deles são:


Melhoria na eficiência operacional

Com o crossdocking, a movimentação de produtos é simplificada e agilizada. A eliminação de processos intermediários permite que as mercadorias sejam movimentadas rapidamente pelo centro de distribuição. Isso resulta em uma logística eficiente, com menos manuseio e, consequentemente, menor chance de danos a cada item.


Redução do tempo de entrega

Diminuir ao máximo o prazo para entrega é um grande desafio para qualquer e-commerce. Apesar disso, encará-lo é fundamental. Isso porque há estudos que apontam a atenção do público para este detalhe. Para se ter ideia, uma pesquisa aponta que um quarto dos consumidores está disposto a trocar de loja se o prazo de entrega for mais curto.


No crossdocking, ao eliminar a etapa de armazenamento, essa etapa ocorre com grande agilidade. Ou seja, é interessante até mesmo para tentar aumentar a fidelidade e as vendas repetidas.


Quais são os tipos de crossdocking?


Existem diferentes maneiras de adotar essa prática e esse é um detalhe que deve ser observado para agir do modo ideal para a sua demanda. 


O crossdocking pré-distribuído, ou de fluxo contínuo, é aquele em que os produtos chegam ao centro de distribuição já separados e etiquetados para o destino final. Eles são simplesmente transferidos para os veículos de entrega apropriados. Uma ação interessante para quem quer o envio mais rápido possível.


Já o crossdocking consolidado ou de consolidação consiste em combinar diferentes itens de fornecedores variados a fim de criar uma carga completa antes de serem enviados ao destino final. É bastante interessante para reduzir o custo geral do transporte.


Estas são as principais. No entanto, vale a pena destacar que há tanto outras possibilidades como nomes diferentes para ações similares. É o caso de crossdocking de desvio e one-touch, two-touch e multiple touch crossdocking. Por isso, é essencial compreender o que é necessário para o seu e-commerce dentro das possibilidades disponíveis em cada caso. 


Entendendo os desafios do crossdocking


Obter todos os benefícios dessa prática logística é algo bastante interessante para quem vende online. No entanto, para conquistar essas vantagens, é preciso lidar com desafios. 


Por exemplo, implementar um sistema de crossdocking demanda uma alta coordenação entre fornecedores, centros de distribuição e transportadores. É preciso conhecimento sobre modelos de distribuição, gestão de transporte e custo de frete, entre outros temas. Inclusive, para quem quer se aprofundar nesses e em outros assuntos relacionados, vale a pena conferir o Curso de Gestão de Logística para E-commerce, da Comschool.


Qualquer atraso ou falha na comunicação pode resultar em gargalos e ineficiências. A atualização em tecnologia que impactam o envio de mercadorias também não deve ser deixada de lado. O mesmo vale para o entendimento sobre quais itens são ou não adequados para essa modalidade logística.


Adotar o crossdocking pode ser uma estratégia poderosa para o seu e-commerce, desde que seja algo bem planejado e executado. Com preparação adequada e dedicação a detalhes desse trabalho, a sua empresa tem tudo para otimizar as vendas e os lucros.




Comments


bottom of page