Com tamanha a concorrência, as lojas virtuais têm enfrentado diversos desafios desde seu planejamento até além de sua implementação, com as configurações e manutenções do dia a dia. As áreas desse modelo de negócio são diversas: marketing digital, segurança das informações, vendas, controle de estoque e vendas, entre outras. Depois de traçar um bom planejamento e conceber o projeto, a boa gestão é a chave para o sucesso de um e-commerce.
A gestão no e-commerce estratégica abrange uma série de fatores do negócio e de técnicas, visando potencializar o negócio. Os resultados obtidos vão desde um bom posicionamento nos resultados de buscas e uma boa logística até clientes satisfeitos e fidelizados e uma crescente lucratividade. Veja alguns cuidados para gerir bem seu e-commerce, obtendo resultados efetivos.
Conheça seu público-alvo. Antes de escolher as técnicas mais apropriadas para o seu negócio, é fundamental conhecer seu público consumidor. Só assim será possível entender o comportamento do seu consumidor e planejar a melhor maneira de fidelizá-lo.
Escolha com cuidado sua plataforma. São diversas as empresas que oferecem esse serviço, mas os modelos de plataforma mais indicados são dois.
OpenSource: É um software de código livre, o que caracteriza uma plataforma gratuita e altamente customizável, com controle absoluto do roadmap. Por ser assim, uma plataforma open source permite uma gestão completa, desde o planejamento e comunicação até uma visão futura de seus produtos. Esse modelo é mais indicado para negócios grandes e com alta necessidade de integração e customização.
SaaS: É um modelo que em que não há a necessidade de instalação, são plataformas alugadas que permitem a despreocupação com a infraestrutura de data center e atualizações do software. Plataforma mais indicada para negócios menores e recentes no mercado, pois começarão com velocidade e um relativo baixo invetimento.
Atente-se a uma logística inteligente. A logística determina e avalia todos os processos que envolvem os produtos e sua entrega aos clientes: custos e cuidados com a fabricação ou recebimento das mercadorias, prazo e modo de entrega dos produtos, controle de estoque, processo de troca da compra, entre outras questões. Uma logística bem arquitetada e eficiente, irá conferir ao consumidor satisfação e fidelizá-lo, quando aliado a um bom atendimento.
Invista em estratégias de marketing digital constantemente. Aplicar as técnicas de marketing é a busca pela visibilidade em meio à grande concorrência. Porém, os resultados nem sempre aparecerão a curto prazo. Tenha paciência e mantenha em mente que técnicas como SEO e Marketing de Conteúdo, diferentemente da técnica de Links Patrocinados, precisam ser constantemente aplicadas e monitoradas, pois são mais complexas e exigem maior investimento para apresentar resultados significativos. Estabeleça metas e monitore os resultados. Escolher alguns objetivos a curto e a longo prazo é muito importante, pois saberá para o que e de acordo com o que direcionar esforços e investimentos. Acompanhar as métricas para entender se as estratégias usadas estão surtindo resultados ou precisam ser alteradas é importante.
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