Você já ouviu falar sobre redes sociais, porém, se você não é um usuário assíduo da internet, talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre as redes sociais de nicho.
Elas oferecem um conceito diferente das redes sociais mais utilizadas atualmente como Facebook, Twitter e Instagram.
Visando assuntos específicos, essas redes sociais são uma ótima oportunidade para o marketing digital.
Em primeiro lugar, precisamos entender o significado da palavra nicho, afinal essa não é uma palavra muito utilizada no cotidiano.
A palavra nicho refere-se a uma parcela específica de um ambiente como, por exemplo, um ramo específico de mercado.
As redes sociais de nicho têm como função reunir um público relacionado a um determinado assunto. E dentro desse universo o usuário encontra uma ampla abordagem sobre um tema em comum.
Os segmentos aos quais são relacionados essas redes sociais são os mais diversos possíveis: desde temas profissionais a temas como revistas de quadrinhos. E esse é um dos motivos que estão levando os usuários de redes sociais comuns a migrarem para as redes sociais de nicho.
Esse tipo de rede social pode oferecer, principalmente a pequenas empresas, uma excelente alternativa para alcançar seus usuários, já que proporciona uma oportunidade de abordagem e comunicação direta.
Permitindo que essas empresas possam traçar um plano de marketing mais direcionado ao seu público alvo, evitando que essa mensagem tenha que ser espalhada em vários ambientes, onde talvez seu público alvo nem tenha acesso.
Um dos aspectos interessantes que a rede social de nicho pode proporcionar é a concepção de um ambiente dinâmico e criativo.
Já que nesse segmento os usuários costumam criar discussões para gerar soluções e ideias para resolver determinados problemas, ideias essas que podem ser utilizadas pelas empresas inseridas nesse meio, partindo do princípio que os usuários são, no mínimo, grandes interessados no assunto, e muitas vezes até especialistas.
Esse segmento de rede social também dá a possibilidade de aproximar as empresas do seu público alvo, através do desenvolvimento de ações mais dirigidas e conectadas às necessidades desses usuários.
O desenvolvimento de recursos específicos para melhorar o relacionamento com os usuários também é um ponto forte nessa rede social, pois o interesse de um é um interesse comum.
Também é possível estender essa relação a um modo mais direto, fora do meio online, através da promoção de reuniões e eventos com participantes dessas redes de nicho.