As empresas juniores são pequenas empresas formadas por estudantes do ensino superior ou técnico que visam a educação e a preparação dos seus participantes para o mercado de trabalho. São associações sem fins lucrativos, que objetivam desenvolver profissionalmente os seus membros por meio da vivência empresarial, realizando projetos e serviços na área de atuação do curso de graduação ao qual a empresa for vinculada.
Além da competência dos alunos que estão motivados a entrar no mercado de trabalho, outro fator que contribui para a aceitação das empresas juniores é a remuneração dos seus serviços. Por não ter fins lucrativos, as empresas juniores oferecem seus serviços pelo menor preço. Consequentemente, além de atingir seu próprio objetivo, que é a formação de profissionais qualificados, as empresas juniores contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. Em larga escala, o Movimento das Empresas Juniores contribui com uma importante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.
Os alunos colaboradores de uma Empresa Júnior cumprem tarefas da rotina de uma empresa apoiados em uma visão acadêmica e com a orientação dos professores. Além de todo aprendizado adquirido durante a experiência da empresa júnior, já estar familiarizado com o mercado de trabalho e inserido nesse tão profundamente é uma vantagem competitiva para o futuro.
As atividades desenvolvidas podem ser projetos de consultoria, protótipos de novos produtos, estratégias de gestão e marketing, bem como documentos de estudos e pesquisas sobre o mercado de atuação. Todas essas atividades têm a finalidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos na prática empresarial. Assim, o aluno desenvolve sua veia empreendedora e ao mesmo tempo contribui para revolver problemas e suprir necessidades de grandes empresas já existentes.
Segundo dados da Federação Brasileira de Empresas Juniores, o Brasil é atualmente o país com o maior número de empresas juniores no mundo, contabilizando mais de 1.200 organizações com fins acadêmicos. São cerca de 27 mil estudantes participando desses projetos em todo o Brasil. Outro dado importante é que 90% dos clientes das empresas juniores são micro e pequenos empresários. Esse número valida a importância desse modelo empreendedor, tanto para alunos quanto para organizações da região onde a empresa júnior está instalada.
Na ComSchool, temos uma Empresa Junior à disposição dos alunos que, durante dois meses, podem ingressar nessa para acelerar seu projeto profissional. O corpo consultivo da Empresa Júnior é formado por ex-alunos de destaque e professores especialistas, que auxiliam startups a colocarem seus projetos no ar. Saiba mais sobre a Empresa Júnior da ComSchool!
Kommentare