Os buscadores são a principal fonte de tráfego para os sites, pois muitos internautas utilizam a rede para pesquisar produtos ou serviços. A maioria das pessoas enxerga os primeiros colocados nos resultados de buscas como líderes do mercado. Sendo assim, o que é SEO?
Uma boa estratégia pode ajudar a posicionar um site nas páginas de busca. Porém, não existe uma fórmula mágica. Sendo assim, preparamos este conteúdo exclusivo para explicar o que é SEO e como funcionam as principais técnicas de otimização de sites para melhor o posicionamento em buscadores.
O que é SEO?
SEO, sigla para Search Engine Optimization, é o conjunto de estratégias de otimização de sites que serve para ranquear páginas nos buscadores, como o Google, segundo a relevância do tema. O processo busca posicionar um conteúdo nas primeiras posições das ferramentas de busca.
A aplicação das técnicas de SEO deve ocorrer em todas as etapas da implementação de um site, inclusive na publicação de conteúdos e produtos incluídos posteriormente. Sendo assim, com a estratégia adequada, quando o usuário faz uma busca relacionada a algum tema, ele aparece na primeira página.
Esse processo de otimização para motores de busca é feito por meio da escolha de palavras-chave conforme a relevância. Dessa forma, os buscadores identificam os termos mais importantes e os relacionam às páginas de sites correspondentes, um fator essencial para os usuários encontrarem o conteúdo desejado.
Um fator importante para uma boa estruturação de domínios a partir do uso de técnicas de SEO para web é a aplicação das title tags. Elas padronizam os títulos de cada página conforme o conteúdo apresentado.
SEO On-page
O SEO On-page inclui todas as técnicas de otimização aplicadas em uma página. Elas podem estar tanto relacionadas à otimização do conteúdo inserido quanto aos outros elementos que o compõem, como title, meta description, títulos, subtítulos, textos alternativos de imagens, entre outros.
Os links internos também são importantes para entender o que é SEO. Para melhorar a navegação do usuário, é fundamental trabalhar uma linkagem que relacione diferentes páginas do site com temas semelhantes e distribuí-los de forma estratégica.
Link Building
Além das otimizações On-page, construir relevância para as páginas é um processo fundamental. Sendo assim, o link building é uma estratégia que busca autoridade nos buscadores por meio de linkagem externa, construindo parcerias de qualidade.
Por meio dos backlinks (links externos que direcionam para o seu site), é possível obter autoridade no link building. Porém, é fundamental realizar um trabalho de curadoria para executar a estratégia adequada, aumentando a reputação do domínio.
Qual é a importância do SEO para um negócio?
Quem define o quão relevante sua marca é nos resultados de buscas são as palavras-chave. Por isso, é importante utilizá-las segundo as boas práticas. O Google pode punir quem abusa dessa estratégia, uma tática conhecida como black hat.
Palavras-chave relevantes aumentam a visibilidade. Quanto maior ela for, melhor vai ser a chance de conversão. Assim, otimizar um site para ele ser devidamente lido pelos buscadores e aparecer entre os primeiros resultados pode trazer resultados satisfatórios.
A estratégia de SEO envolve muito trabalho relacionado ao conteúdo. A otimização dele é essencial, mas é a qualidade que determina se o site merece ou não estar entre os primeiros resultados de buscas.
Lembre-se de que, caso o usuário goste do site, ele provavelmente vai acessá-lo novamente, aumentando o tráfego e o posicionamento das páginas e fazendo o portal ganhar pontos nas pesquisas. Isso vale para e-commerce, blogs e muito mais.
Quanto tempo leva para adquirir resultado com SEO?
Apesar de compreender o que é SEO, você deve querer saber quanto tempo leva para ele surtir efeito. A otimização de um site não acontece de uma hora para a outra. Estratégias consistentes levam tempo para obter o resultado desejado. Porém, isso não é nada perto do retorno que o investimento pode proporcionar para o negócio.
O resultado da otimização por meio das técnicas de SEO aparece a médio e a longo prazo, sem fórmula mágica. O processo requer trabalho árduo. Às vezes, você precisa mudar de estratégia, reavaliando as palavras-chave utilizadas nos conteúdos segundo a relevância.
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Entender o que é SEO e aplicar uma estratégia adequada requer um levantamento estratégico organizado e minucioso. Para você saber mais sobre esse conjunto de estratégias, a ComSchool oferece um curso específico. Assim, é possível virar um especialista nessa área.
No curso, você estuda as mudanças que devem ser feitas no código das páginas, as técnicas para outros sites direcionarem ao seu e as dicas e os segredos do Google. Ainda é possível aprender a usar softwares e ferramentas on-line, muitas delas gratuitas!
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