A forma de interação com os clientes está em processo de mudança e exige abordagens diferentes para satisfazer as novas necessidades. O consumidor moderno tem mais acesso à informação. Por isso, ele é mais consciente sobre as escolhas. Porém, você sabe como fidelizar clientes?
Com dispositivo móvel e acesso à internet, as pessoas passaram a ter mais poder. Isso porque é possível encontrar os mesmos produtos em diferentes lojas por valores mais acessíveis.
Além disso, as redes sociais e os sites de reclamações geram discussões sobre as experiências de compra, os produtos com defeitos, os problemas com entregas, entre outras dificuldades que mancham a imagem das empresas. Pensando nisso, você sabe como conquistar e manter clientes?
O que é SAC 3.0?
O SAC 3.0 é um modelo de atendimento ao consumidor que busca oferecer uma boa experiência. Nesse tipo de serviço, o processo acontece mais rápido. Uma função importante dele é estreitar a interação entre a empresa e a pessoa, sendo um ponto essencial em como fidelizar clientes.
Dessa forma, esse modelo se tornou indispensável para compreender de forma aprofundada o perfil do público consumidor de uma marca. Assim, é possível se adaptar conforme as necessidades e proporcionar excelência no atendimento, facilitando o processo e evitando diversos contratempos.
A partir do SAC 3.0, as empresas se tornaram mais aptas a revolucionarem os processos internos de comunicação e aumentarem as reputações, consequentemente. Nesse modelo, são utilizadas ferramentas de análise de dados e outras técnicas para oferecer um suporte personalizado e eficaz.
Elas auxiliam as organizações a conhecerem a fundo o perfil de comportamento dos clientes a partir de dados. Para isso, a automatização de processos também é essencial, possibilitando aos canais de atendimento a oferta de um serviço mais prático e funcional tanto para o empreendedor quanto para a experiência do consumidor.
O perfil do consumidor moderno
O novo consumidor tem um perfil diferente. Por isso, satisfazê-lo exige ainda mais esforço e conhecimento sobre as características do público. Para saber como fidelizar clientes, você não precisa considerar o gênero, a renda e a faixa etária. O cliente moderno tem três diferenciais. Confira abaixo.
Profundamente informado
O consumidor sabe exatamente o que quer, pois pesquisou bastante antes de realizar a compra. Ele entra no site da empresa, busca as redes sociais e lê comentários e avaliações. Esse acesso à informação foi aguçado pelos dispositivos móveis que facilitam as consultas aos produtos e às lojas com preços mais competitivos.
Conectado com frequência
No Brasil, o Facebook recebeu 127 milhões de usuários mensalmente só no primeiro trimestre de 2017. Assim, é perceptível o quanto é importante para o consumidor moderno permanecer conectado e ter acesso a informações.
Nas redes sociais, ele também compartilha as impressões sobre produtos e experiências. Essas opiniões alcançam as pessoas rapidamente, podendo acabar com a reputação de uma marca.
Atento aos preços e às ofertas
Em um cenário onde há diversas ofertas, promoções e apelo para as pessoas comprarem um produto ou um serviço, saber como precificar é a melhor forma de conquistar clientes. Oferecer preços competitivos é a chance de vencer a concorrência, desde que a empresa agregue valores ao que comercializa.
Atendimento 3.0 para o consumidor moderno
O consumidor moderno está cada vez mais conectado por meios diferentes. Assim, é importante que a marca entenda a mente dele. O SAC 3.0 é possível a partir do uso da tecnologia para conhecer os clientes individualmente.
Se a empresa compreender melhor o consumidor, ele vai ter uma experiência cada vez mais aprimorada e satisfatória. Esse conceito é basicamente uma evolução natural do SAC que conhecemos, atendendo o cliente moderno de forma completa e personalizada.
Conforto e respeito ao tempo do consumidor
Por ser proativo, o consumidor moderno quer controlar as resoluções dos problemas, não ficar pendurado no telefone. O tempo parece se tornar mais escasso nos dias atuais. Por isso, as empresas precisam se esforçar para facilitar a vida do cliente.
O conforto de conversar com a marca no meio de comunicação desejado e ser atendido imediatamente, mesmo que seja por um bot configurado com respostas padronizadas, ajuda a pessoa a otimizar o tempo.
Por isso, para saber como fidelizar clientes, é importante pensar em desenvolver sites responsivos para facilitar a navegação, e-mails que possam ser lidos em qualquer dispositivo e ferramentas que simplifiquem as compras.
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