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Funil de vendas no e-commerce: como fazer

Funil de vendas no e-commerce: como fazer?

O processo de compra começa muito antes do cliente acessar sua loja virtual, pois ele já visitou outros sites, procurou informações e conferiu as opiniões dos outros compradores. O funil de vendas começa a atuar antes mesmo do seu cliente descobrir que precisa comprar algum dos produtos do seu e-commerce.

Para aplicar o funil de vendas você e sua equipe precisam ter feito um planejamento de marketing digital, composto pela análise de mercado, pesquisas de palavras-chave, personas e público-alvo, quanto será investido nas ações, quais ferramentas serão utilizadas e os canais que serão utilizadas na divulgação da campanha.

Funil de Vendas no e-commerce

Modelo estratégico baseado na jornada do cliente, acompanha seu primeiro contato até o fechamento do negócio ou a conclusão da compra. O objetivo é mapear o caminho do lead em cada etapa e convencê-lo a se tornar um consumidor.

Para isso, o funil de venda, diferente dos tradicionalmente estudados. conta com quatro etapas que você pode conferir a seguir:

Topo de funil (Atração) – é uma etapa de aprendizado e descoberta, onde a pessoa toma consciência que tem um problema. Inclui todos os visitantes da loja virtual, mesmo aqueles que apenas pretendiam conhecer seu site.;

Meio de funil (Ativação) – neste momento surge o reconhecimento do problema e a consideração de solução. Compreende quem já demonstrou algum interesse por seus produtos, como incluí-lo na sua “lista de desejos”;

Fundo de funil (Decisão) – a decisão de compra é tomada nesta etapa. O visitante, quando chega nesta etapa, já está pronto para adquirir algum item.

Fidelização – Essa é uma etapa muito importante para o e-commerce, pois ela vai garantir que os clientes retornem para a sua loja e comprem mais vezes. A construção de relacionamentos sólidos é fundamental para manter uma base fiel.


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Saber como o cliente se comporta entre o momento em que ele decide acessar sua loja virtual até o momento em que adquire seus produtos é a melhor forma de criar estratégias de conversão mais eficientes.

Como trabalhar com o funil de vendas no e-commerce?

Topo de funil (Atração) e Meio de funil (Ativação)

As duas primeiras etapas do funil de vendas andam lado a lado para a elaboração de uma estratégia de sucesso.

Uma das ferramentas que melhor funciona para a atração de pessoas que tenham interesse na sua oferta é o Marketing de Conteúdo.

E quanto mais pontos de contato você tiver com os possíveis clientes para divulgar os conteúdos produzidos melhor. Sempre tendo em vista a captação do contato desses leads para futuramente oferecer seu produto.

Dentre os canais disponíveis, podemos utilizar sites, landing pages, redes sociais, e-mail marketing, dentre tantos outros.

A ideia é divulgar conteúdos que abarquem o universo do seu produto ou serviço. Então, não foque só em ofertas, a venda é uma consequência de um lead bem informado que vê valor na sua marca. O ideal é a produção de conteúdos que solucionem as dores dos seus consumidores.

Desta forma, você pode criar posts informativos, e-book, blog posts e elaborar ferramentas que sejam relevantes para o seu público.

Não se esqueça de alinhar o seu trabalho a uma estratégia de SEO, se não ele apenas não será encontrado. Você pode investir igualmente em anúncios pagos para ser visto pelo público.

Você também pode ler um artigo com os segredos do Inbound Marketing e conhecer outra estratégia para empregar em seu e-commerce.

Fundo de funil (Decisão)

O fundo do funil é aquela etapa do funil de vendas em que o visitante já teve um primeiro contato com a sua empresa, já consumiu alguns conteúdos que foram relevantes para ele e chegou a hora de vender!

Saiba identificar quais usuários já estão preparados para a compra, caso contrário você pode queimar a largada e oferecer o seu produto para quem ainda não está pronto para comprar.

Após abordar as dores do seu público essa é a hora de oferecer a solução, o seu produto ou serviço.

Até aqui já deu para você conhecer melhor a sua base, por isso é legal criar ofertas personalizadas de acordo com as necessidades específicas dos consumidores com gatilhos para a realização da compra.

Fidelização

Essa é a etapa do funil de vendas que o pós-venda irá brilhar. Aqui, o seu objetivo é aumentar a recorrência de compra dos seus clientes.

Sendo assim, receber um feedback dos seus clientes depois da compra pode ajudar a entender como foi a experiência com a sua empresa e tentar sanar gaps e estimular a recompra.

Mantenha sua marca na mente daquele consumidor promovendo uma experiência de pós-venda positiva. Além de fidelizar os clientes que já compraram, uma boa experiência pode estimular o famoso boca a boca, assim você adquire uma publicidade gratuita e novos clientes que vão confiar na sua empresa.

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