Se você tem uma loja virtual, já sabe que um dos momentos mais importantes para a conversão é a hora do pagamento. Se algo der errado ou parecer suspeito para o cliente durante essa etapa, as chances de que esta seja uma venda perdida são grandes. Por isso, um gateway de pagamento de confiança é essencial.
Este serviço será responsável por conectar a conta bancária do lojista (ou da loja) ao pagamento do comprador. Dessa maneira, toda vez que uma compra é concluída, passa pelo gateway de pagamento. Funciona assim:
o comprador fecha o carrinho de compras na loja virtual;
a loja o direciona para a página de pagamento;
o comprador seleciona a forma de pagamento e insere as informações necessárias;
o gateway de pagamento checa essas informações e verifica com o adquirente se é possível completar a transação;
se sim, ocorre a transferência imediata do valor para a conta do vendedor/loja;
se não, a compra é cancelada.
Isso confere maior segurança entre a loja e o consumidor. Assim, as transações são facilitadas e há um controle maior sobre os meios de pagamento possíveis. Conheça mais detalhes sobre este serviço a seguir!
Características de um gateway de pagamento
Agora que você já tem uma ideia mais clara de como funciona um gateway de pagamento, é hora de conhecer suas principais características. Ele traz diversas vantagens que, se fizerem sentido para a sua loja e o momento em que ela está, podem afetar positivamente seus negócios.
Checkout transparente
O checkout de uma loja virtual é uma parte que os donos ou responsáveis financeiros das empresas devem ter atenção redobrada. Como mencionamos anteriormente, qualquer tipo de problema nessa etapa pode gerar a desistência da compra por parte do cliente.
Uma das vantagens oferecidas ao utilizar um gateway de pagamento é o checkout transparente. Com ele, o cliente não precisa sair do ambiente da loja para completar a compra. Isso significa que tudo fica concentrado em um só lugar, sem um intermediário que fique visível para o cliente.
Intermediador de pagamentos
O intermediador de pagamentos é um serviço que redireciona seu cliente a uma página fora da loja para completar a transação da compra. Assim que esta é completada, ele é levado de volta para o seu domínio.
Independência
Uma das grandes vantagens dessa tecnologia de pagamento é o fato de que ela não retém o dinheiro em qualquer local antes de direcioná-lo à conta bancária cadastrada. Assim que o pagamento é confirmado pelo banco, o valor é encaminhado ao destino final.
Personalização
Muitas lojas preferem não aceitar certas formas de pagamento. Seja por motivos de segurança, gerenciamento ou qualquer outro, ter a liberdade de escolher quais serão os métodos aceitos é muito importante para a organização financeira de uma empresa.
Gateways de pagamento oferecem essa personalização com muita facilidade. Caso você prefira não aceitar pagamento com cartão de crédito, por exemplo, é possível retirar essa opção para seus clientes.
Segurança
Por fim, a segurança é um dos grandes diferenciais dessa tecnologia. Como ela precisa ter capacidade de transacionar dados de cartões de débito e crédito, estes devem estar sob PIC-DSS, que tem como função assegurar dados de pagamento.
Além disso, durante a troca adquirente-bandeira-banco, o gateway coloca um antifraude em ação. Assim, problemas comuns que podem acontecer em pagamentos fraudulentos são evitados com mais assertividade.
Como escolher o gateway correto
Por conta de todas as vantagens que mencionamos, muitas lojas virtuais optam por utilizar um gateway de pagamento. No entanto, é importante pontuar que esse método é recomendado especialmente para empresas que já têm uma certa estabilidade financeira e confiança da clientela.
Isso porque, como tudo é feito no ambiente do próprio negócio, é importante que os clientes não tenham medo de oferecer os dados pessoais e bancários para o site. Nesse sentido, inclusive, é importante notar que a página deve estar de acordo com todas as normas de proteção de dados em vigor.
Por isso, ao escolher entre usar um gateway de pagamento ou um intermediador, é fundamental que você faça um balanço das vantagens de desvantagens de cada um dos serviços. Se decidir que o primeiro é o mais ideal, ainda existem diversas empresas entre as quais você pode contratar.
Assim, você pode compará-las em relação aos serviços ofertados, como:
suporte de instalação e manutenção;
taxa sobre vendas;
possibilidade de cobranças recorrentes;
formas de pagamento disponíveis;
análise de vendas;
links de pagamento;
integrações.
Lembre-se de verificar as opções disponíveis e comparar avaliações entre clientes que já utilizaram o serviço que você pretende contratar. Assim, escolher o melhor gateway para a sua loja se torna mais simples e você minimiza as chances de problemas futuros.
Aprenda tudo sobre gestão de ecommerces!
Na ComSchool, você aprende tudo o que precisa para administrar a sua loja virtual. Basta acessar nosso catálogo de cursos de ecommerce e optar por aquele que melhor atende à sua necessidade de aprendizado!