top of page

O que é o Google Search Console? Saiba como a ferramenta pode ser útil

O Google Search Console é uma das ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google. Além de auxiliar os webmasters e os profissionais de marketing digital a compreender como o buscador enxerga os sites, ele é extremamente útil para a produção de conteúdo.

O serviço disponibiliza diversos dados e relatórios importantes para os especialistas identificarem pontos de aperfeiçoamento. Assim, é possível implementar as otimizações necessárias. Afinal, você sabe como funciona o Google Search Console?

O que é o Google Search Console?

Como mencionado, o Google Search Console (GSC) ajuda os profissionais que administram sites e blogs a entender como o buscador encontra as páginas. Por isso, a plataforma auxilia você a otimizar seu site e posicioná-lo melhor nos resultados de busca.

Além disso, esse instrumento mostra o desempenho do seu site nas pesquisas do Google, ajudando você a perceber o que precisa melhorar no seu conteúdo. Ele também disponibiliza dicas para aumentar a performance do seu portal. Assim, suas páginas têm mais chances de aparecer para os usuários.

O Google Search Console é uma ferramenta do marketing digital que auxilia você a ter certeza de que o seu site será encontrado e indexado de forma correta. Desse modo, as pessoas acham ele nas principais ferramentas de busca com mais facilidade.

Webmaster Tools

Esse instrumento passou por uma mudança. Antes, ele era conhecido como Webmaster Tools. A transformação foi estrategicamente pensada para tornar o serviço mais acessível aos demais usuários, além dos profissionais da área.

Com a modificação, a ferramenta trouxe novas funcionalidades, e o uso dela se tornou mais prático para todos. Assim, o processo de leitura da classificação e do ranqueamento dos sites ficou mais fácil.

Como funciona a ferramenta?

Conforme a explicação do Google, as ferramentas e os relatórios do Search Console ajudam você a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site. Assim, é possível corrigir problemas e destacar as suas páginas nos resultados dos motores de buscas. O instrumento fornece informações para diversas melhorias, como:

  1. aumentar a velocidade de carregamento do seu portal;

  2. compreender a origem do tráfego;

  3. identificar erros no código HTML;

  4. criar modificações de SEO para alcançar melhores posições nos resultados do Google;

  5. aprimorar a estratégia de backlinks.

Sitemaps

O relatório de sitemaps para Google Search Console é importante para o buscador compreender e rastrear um site. A partir dos dados gerados pela plataforma, é possível verificar estatísticas do domínio, como o número de URL’s indexadas pelo mecanismo de pesquisa.

Além disso, são geradas informações a respeito dos erros que o Google encontra ao analisar o portal. Então, essa é uma forma prática de identificar possíveis melhorias a serem implementadas.

Google Search Console Insights

O Google Search Console Insights é outra ferramenta gratuita que fornece informações sobre como os motores de busca enxergam seu site. O Google afirma que ela oferece uma maneira mais fácil de entender como seu portal chama a atenção dos usuários.

O Google Search Console Insights é voltado para criadores de produção de conteúdo, pois os ajuda a entender como as pessoas encontram as páginas. Dessa forma, o instrumento fornece dados relevantes para a tomada de decisão estratégica e o aprimoramento das produções.

Portanto, essa ferramenta oferece dados relevantes para os profissionais compreenderem o desempenho de tudo o que fazem. Por exemplo, ele ajuda a entender:

  1. quais são os conteúdos específicos com melhor desempenho;

  2. qual é a performance das produções novas;

  3. como as pessoas encontram as páginas na web;

  4. quais são as pesquisas feitas pelos usuários antes de acessarem seu site;

  5. quais artigos são encaminhados ao seu portal.

Quer saber como usar o Google Search Console para a criação de conteúdo? Então, conheça e aprenda mais com a ComSchool. Temos o curso de especialista em Google Marketing que transforma você em um expert nas principais ferramentas. Aprenda na prática SEO, Analytics e Ads.

Quem pode usá-lo?

Além de entender o que é o Google Search Console, você sabe quem pode utilizá-lo? Segundo o buscador, o Search Console Insights está disponível a todos que tenham uma propriedade verificada da plataforma. Ele é compatível apenas com propriedades do UA e do GA. Assim, ainda não está disponível para quem usa o Google Analytics 4.

É recomendado vincular as propriedades do Google Search Console e do Google Analytics em seu site para gerar mais insights. Isso porque o Search Console Insights utiliza dados de ambos os instrumentos para fornecer informações relevantes aos criadores de conteúdo.

Conheça outras ferramentas e utilidades do ambiente digital!

A revolução digital permitiu o surgimento de uma série de ferramentas práticas para a análise e o crescimento de performance de sites. Conheça os cursos de marketing digital da ComSchool para expandir o seu conhecimento sobre esse universo. Aproveite!

Comments


bottom of page