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A Importância do Blog nas Estratégias de Comunicação Digital

Você já deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo, não é mesmo? Pois o blog é uma das maneiras mais acessíveis de reproduzir conteúdo relevante para os clientes e engajá-los com a sua marca. O blog é considerado, atualmente, uma das maiores estratégias de comunicação digital e, para que ele dê resultado, não basta colocá-lo no ar. É preciso muito estudo e planejamento para compreender o público-leitor, a frequência ideal e o conteúdo das postagens.

Muitos hesitam em criar um blog corporativo, porque acreditam que essa é uma estratégia cara e de resultados inexpressivos. Se você também pensa assim, confira os 5 motivos que fazem do blog um dos elementos mais imprescindíveis do marketing digital.

1 – Aumenta o tráfego do site

Uma das funcionalidades do blog é redirecionar o cliente para a página do produto. Se você tem um e-commerce de moda, por exemplo, deve criar conteúdos relacionados ao vestuário. Se no seu blog há uma postagem sobre saias longas, e um leitor que procurava sobre o assunto achou o seu site, ele pode se tornar um lead altamente qualificado. Chame o visitante do blog para o seu site, onde ele pode comprar os produtos abordados no texto.

2 – Melhora o SEO

O blog é uma ferramenta muito importante para o SEO, visto que um dos critérios do Google para posicionar sites é a qualidade do conteúdo. Além disso, você ainda pode otimizar os seus textos, colocando palavras-chave em títulos e subtítulos. Os conteúdos que mais favorecem o SEO são aqueles mais longos, com o mínimo de 400 palavras. Aplicar técnicas de SEO no seu blog ajuda a melhorar o posicionamento.


3 – Constrói valor de marca

Manter o blog atualizado, com conteúdo relevante sobre seus produtos e assuntos relacionados, é uma maneira de se tornar referência para o seu mercado. É importante que você demonstre conhecimento na sua área e ofereça suporte para o consumidor que busca informações sobre o seu mercado de atuação.

4 – Estreita o relacionamento

O blog, assim como todas as redes sociais, proporciona a intereção entre cliente e marca. A internet permite que seus consumidores possam falar diretamente com sua empresa no momento que desejarem. A relação entre empresa e público nunca foi tão estreita quanto nos dias de hoje. Quem não estabelece esse contato com seu cliente acaba perdendo credibilidade. Por isso, fale com seu consumidor através do blog e responda os comentários, como forma de incentivo para uma maior interação.

5 – É acessível

Antigamente, só anunciava quem tinha dinheiro para as mídias tradicionais, como televisão, jornal ou outdoors. Hoje, o marketing digital permite que baixos orçamentos resultem em excelentes campanhas de comunicação. Para ter um blog no ar, você só precisa de uma plataforma (ex.: wordpress), comprar um tema personalizável e escolher um servidor (ex.: wpengine). Depois disso, invista algum tempo para planejar o conteúdo do blog e a frequência das postagens. Designar a redação para alguém especializado é uma boa solução para a criação do conteúdo, mas você pode começar escrevendo internamente.

 

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