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Inteligência artificial no marketing: como ela pode auxiliar as empresas?

É muito comum as pessoas pensarem que a popularização do conceito de machine learning se trata da dominação das máquinas e do fim da necessidade dos seres humanos para desempenhar diversas tarefas. Entretanto, hoje, isso é essencial para auxiliar determinadas atividades. Pensando nisso, qual é o impacto da inteligência artificial no marketing?

A inteligência artificial é desenvolvida e aprimorada para executar funções que dependem da ação humana. Entender esse princípio é fundamental para saber como ela pode auxiliar uma estratégia de marketing digital. Quer saber mais? Então, continue a leitura deste artigo.

Como a inteligência artificial pode auxiliar o marketing digital?

A inteligência artificial pode ser utilizada no marketing digital para muitas tarefas, como dar respostas automáticas para clientes e gerar insights valiosos para as campanhas de publicidade. Esses fatores são fundamentais para a redução de custos em uma empresa e a otimização do tempo.

Por meio de machine learning, ou seja, o processo de aprendizagem das máquinas, sem a necessidade de programação, um aparelho identifica padrões específicos para criar softwares ou fazer aplicações de IA para o marketing. Dessa forma, ele auxilia empresas de diversos segmentos.

Um exemplo de aplicação de machine learning no dia a dia é a exibição de anúncios de produtos oferecidos por e-commerce, quando um cliente faz uma busca específica na internet. Após uma análise da interação, a inteligência artificial gera resultados que podem ser interessantes para a navegação.

As informações coletadas pela inteligência artificial são essenciais para as empresas compreenderem o comportamento dos clientes e estruturarem campanhas com maior potencial de assertividade. Assim, os processos de captação de leads e fidelização podem apresentar melhores resultados.

Chatbots

Os chatbots são considerados ferramentas antigas no marketing digital, mas aprimoradas dia após dia, fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas hoje. É muito comum, por exemplo, visitar a página de um e-commerce e deparar-se com uma caixa de mensagens automaticamente.

A capacidade dos chatbots de colher informações e responder com base nas necessidades dos clientes os tornam essenciais para as empresas, uma vez que antecipam a solicitação de um suporte personalizado, o que, geralmente, leva mais tempo.

A popularização de algumas ferramentas com APIs avançadas, como o ChatGPT, também abre um debate importante sobre como a inteligência artificial no marketing digital pode ser benéfica. Muito além de apenas responder às perguntas, o chatbot da OpenAI possui grande capacidade de memorização e adaptação ao contexto da conversa.

Assistentes de voz

Os softwares de assistência de voz também são considerados ferramentas importantes de marketing digital e ganham cada vez mais espaço no setor. Com a popularização de algumas assistentes, como a Siri (Apple) e a Alexa (Amazon), as pessoas fazem pesquisas sem a necessidade de digitação.

A partir disso, as empresas precisam se adaptar a esse contexto e oferecer opções de busca por voz nas plataformas. Elas devem encontrar maneiras de otimizar os sites para compreender termos mais naturais, já que as pesquisas costumam ocorrer informalmente.

Business intelligence

A inteligência artificial no marketing também pode ser utilizada como ferramenta para coleta e análise de dados. O business intelligence (BI) refere-se justamente às aplicações e às práticas voltadas para auxiliar a tomada de decisões de forma mais dinâmica. As plataformas fornecem dados sobre as operações por meio de fontes externas.

A análise de dados integrada às estratégias de marketing digital podem auxiliar as empresas a obter insights mais precisos. Com esses dados, é possível criar ações de marketing digital e outras estratégias com mais chances de alcançar o público-alvo e, principalmente, os resultados.

Quais são as vantagens?

Contar com inteligência artificial no dia a dia de um setor de marketing é uma forma de otimizar processos, reduzir custos e erros causados por interferência humana. Além disso, ela permite aplicações imediatas, de acordo com a necessidade das empresas.

Com isso em mente, ela se torna uma grande aliada de empreendedores que desejam colocar ideias em prática, mas não possuem o aporte financeiro necessário para manter uma grande equipe de profissionais. Com a automação do marketing digital, muitas funções ficam centralizadas nas ferramentas.

Ao mesmo tempo, há a necessidade de combinar estratégias já existentes com a aplicação das inteligências artificiais no dia a dia da empresa. Isso significa que não é preciso abrir mão do SEO para otimizar um site por meio dos assistentes de voz, por exemplo.

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A inteligência artificial no marketing deixa de ser apenas uma tendência e torna-se uma necessidade para as empresas que desejam otimizar processos. Quer saber como ela pode beneficiar seu e-commerce? Então, conheça o curso de gerente de e-commerce 4.0 e descubra ferramentas para impulsionar o seu negócio.

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