Para quem não conhece o princípio de Pareto, ele consiste em dividir o mundo em causas e efeitos. Segundo o economista Vilfredo Pareto, quase sempre 20% das nossas ações levam a 80% dos nossos resultados.
Um exemplo clássico do princípio de Pareto está nas roupas, pois apenas utilizamos 20% das peças do guarda-roupa durante 80% do nosso tempo. Assim, quase sempre a menor porcentagem pode gerar resultados altíssimos no dia a dia.
Já parou para pensar nas diversas palavras-chave, nos grupos e nas inúmeras campanhas que você possui em uma determinada conta? Pode ser que apenas ou menos de 20% do total delas gere resultados para as estratégias de marketing digital do seu negócio.
O que é o princípio de Pareto?
Afinal, o que é lei de Pareto? Esse conceito consiste em uma tendência que busca prever as relações entre causa e efeito a partir das estratégias de gerenciamento de um negócio. Em teoria, acredita-se que 80% dos resultados gerados por uma empresa são causados por apenas 20% das ações.
Também conhecida como regra 80/20, ela se tornou uma ferramenta de gestão com um intuito simples: melhorar os resultados de performance de uma companhia. Entretanto, como surgiu essa utilidade considerada tendência para o marketing digital atualmente?
Apesar de levar o nome de um sociólogo italiano, Vilfredo Pareto, o conceito foi desenvolvido pelo consultor de negócios Joseph Moses Juran. A partir dos levantamentos de Pareto, Juran desenvolveu análises econômicas com foco na gestão de qualidade.
Como realizar a análise 80/20
O primeiro passo é sempre avaliar as métricas gerais com a sua conta em mente (branding ou marketing direto). Procure reconhecer quais são os métodos que geram 80% dos lucros e tente reduzir todos os outros recursos, como campanhas, grupos e palavras-chave que retêm um budget alto e trazem um baixo ROI.
Dessa forma, fica fácil focar no que realmente gera vendas, leads e reconhecimento de marca para os seus clientes. Ao mesmo tempo, você vai perceber que é possível fazer mais com menos.
O próximo passo da regra 80/20 é a otimização das suas atividades com foco em quais podem ser evitadas, eliminadas ou melhoradas conforme o tempo disponível. Isso porque nem tudo aquilo que você faz é importante.
Reduza a quantidade de esforços
Normalmente, muitos analistas acham que ter várias campanhas, anúncios, palavras e outras opções de publicidade na conta significava lucrar mais. Contudo, a verdade é que esse pensamento costuma estar errado.
Se você reduzir a quantidade de esforços e opções de publicidade disponíveis em sua conta, é provável que seus rendimentos aumentem exponencialmente, já que o foco vai estar totalmente direcionado às opções que você escolheu priorizar.
Benefícios da lei de Pareto
Com o uso do princípio de Pareto, você pode descobrir facilmente quais são as atividades presentes nos 20% que geram 80% dos seus rendimentos. Assim, é possível realizar cortes eficazes. Isso melhora seu foco e sua atenção.
Entretanto, isso não quer dizer que escolher recursos mais abrangentes para a conta não seja uma boa opção. Sendo assim, todas as atividades devem ser pensadas para prezar sempre o custo-benefício e os resultados.
Dessa forma, o princípio de Pareto é uma forma a partir da qual os empreendedores podem gerenciar os negócios de forma mais estratégica. Com ele, é possível identificar pontos de melhoria e otimizar diversos processos internos. Além disso, essa é uma maneira de eliminar atividades desnecessárias na empresa.
Saiba como melhorar o desempenho do seu negócio com a ajuda da ComSchool!
Aplicar estratégias com base em um bom planejamento e usar ferramentas que ajudem a entender o andamento do negócio, como o princípio de Pareto, são fatores importantes para auxiliar na performance. Quer aprender a gerenciar sua loja virtual de forma prática e eficaz?
Aqui, na ComSchool, disponibilizamos uma série de oportunidades de aprendizado com foco no crescimento de empresas, seja para quem está no início da carreira, seja para quem deseja otimizar processos. Para isso, visite nossa escola de negócios e confira as opções de cursos disponíveis no catálogo.