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Marketing Digital TikTok: como trabalhar um perfil nessa plataforma?

O TikTok é uma rede social que é impossível não incluir em estratégias de comunicação de empresas. Os números que envolvem essa plataforma são impressionantes. Por exemplo, mesmo com menos de 10 anos de existência, ela conta com mais de 80 milhões de usuários ativos no Brasil


Por esse e outros motivos, quem cuida da imagem de organizações não deve ignorar o poder e o potencial que esse serviço tem para impulsionar os negócios. Quer entender melhor como realizar ações de marketing digital TikTok? É só seguir com a leitura!


Marketing Digital no TikTok

Números que apontam o sucesso do TikTok para empresas


Além da grande quantidade de usuários, a frequência com que eles entram na rede também chama a atenção. Segundo estudo da Opinion Box,  8 em cada 10 usuários a acessam pelo menos uma vez por dia. E, ao contrário do que acontece em outras alternativas, muitas pessoas abrem o app apenas para ver conteúdo, embora quase nunca postem algo. 


Não para por aí: ainda de acordo com a mesma consultoria, quase 40% dos internautas do TikTok gostam de acompanhar empresas que admiram no app. É uma oportunidade expressiva de aproximar o público de uma organização.


Outras informações relevantes que demonstram que qualquer companhia não deve ficar de fora dessa rede são:


  • De acordo com o relatório What's Next 2024, do TikTok, 44% das pessoas acessaram a rede com um fim específico em mente e acabaram descobrindo algo diferente do que buscavam inicialmente. Ou seja, há grande abertura para as empresas anunciarem e captarem a atenção dos consumidores.

  • Outro dado que reforça que a plataforma é utilizada para fins de obter informações úteis para o cotidiano: segundo a Adobe, mais de 60% dos nativos digitais já contaram com essa rede para tentar encontrar alguma informação.


Nesse cenário, dominar as técnicas para obter a atenção do público pode fazer toda a diferença para conquistar clientes fiéis e mantê-los por perto. Por isso, a seguir, damos algumas dicas práticas para auxiliar nesse trabalho. 


Desenvolvendo uma estratégia de marketing digital para TikTok


O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing digital TikTok é criar um perfil atraente e objetivo. 


Para começar, é preciso escolher um nome de usuário que seja fácil de lembrar e que represente a marca. A biografia deve ser concisa e informativa, destacando o que a empresa faz e o que a audiência pode esperar ver em seu perfil. Aproveite para adicionar um link na bio, que vai direcionar o tráfego para o site, blog ou outras plataformas de mídia social da companhia.


Em tempo: é fundamental que a foto de perfil seja facilmente reconhecível, como o logotipo da organização. 



Produza conteúdo engajador

O coração do sucesso no TikTok é o conteúdo. E, para produzir de modo que realmente cause efeitos positivos, é essencial ficar de olho em alguns detalhes. 


Comece entendendo quem é o público com o qual a organização quer se comunicar. Você pode aproveitar as análises do TikTok para obter insights sobre os interesses e comportamentos de quem já segue o perfil. Isso ajudará a criar materiais que realmente sejam interessantes para essas pessoas. 


Outras ações interessantes para conseguir engajamento são:


Aposte na autenticidade

Os usuários do TikTok valorizam a autenticidade. Mostre bastidores da marca e compartilhe histórias reais da companhia. Isso tende a criar uma conexão forte com o público.


Utilize tendências e desafios

Participar de tendências e desafios populares é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade. Companhias devem participar dessas ações quando elas estiverem alinhadas com os valores e identidade da marca. 


Invista em conteúdo educativo e informativo

O TikTok é famoso por reunir conteúdos divertidos, mas vídeos educativos e informativos também são populares. Faz toda a diferença compartilhar dicas, tutoriais e informações úteis que agreguem valor ao público.


Mantenha os vídeos curtos e dinâmicos

O ideal é focar na produção de vídeos curtos e dinâmicos. Embora o TikTok permita conteúdos mais longos, aqueles entre 15 a 60 segundos geralmente têm melhor desempenho.


E, claro, é imprescindível que toda a produção e postagem sejam partes de uma estratégia bem formatada. O Curso de Gestão de Redes Sociais da ComSchool ajuda a dar uma base prática e objetiva para desenvolver esse planejamento. É esse trabalho prévio que permitirá mensurar o sucesso da comunicação. 



Analisando o desempenho de ações de Marketing Digital TikTok


Para que as suas estratégias de marketing no TikTok sejam cada vez mais eficientes, é essencial medir o desempenho das ações planejadas regularmente. Muitos fatores podem ser avaliados. Entre os principais, estão: 


Visualizações e engajamento

Verifique o número de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos de seus vídeos. Esses indicadores ajudam a entender se o seu conteúdo está ressoando com o público-alvo.


Tempo de visualização

O tempo de visualização médio indica se o conteúdo é interessante. Em caso de resultados bons, eles mostram que o público está atento ao que a empresa diz. 


Crescimento de seguidores

Monitore o crescimento do número de seguidores ao longo do tempo. Isso pode indicar o sucesso de suas campanhas e a eficácia das estratégias de conteúdo.


Desempenho de hashtags

Analise o desempenho das hashtags usadas. Isso ajuda a identificar quais estão gerando maior engajamento e visibilidade para seus vídeos.


Essas dicas vão contribuir de modo expressivo em campanhas de marketing digital TikTok. Agora, lembre que é sempre essencial buscar constantemente novos conhecimentos para aproveitar os melhores recursos que a plataforma disponibiliza a cada atualização.


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