top of page

Metacommerce: como esse conceito pode impactar o comércio eletrônico?

Fazer compras on-line é um dos principais hábitos adquiridos pelas pessoas com a difusão de tecnologias e a revolução digital. Elevando este conceito para uma metodologia ainda mais prática e interativa, o metacommerce foi criado com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra totalmente digital.

Como um artifício muito interessante para atrair uma geração mais jovem e que está inserida em meios totalmente tecnológicos, em especial os videogames, essa metodologia pode ser altamente benéfica para as empresas. Mas qual é a ideia por trás dessa prática e por que ela é considerada o futuro para as vendas digitais?

Com a popularidade das plataformas no metaverso, as empresas observaram a possibilidade de combinar três grandes metodologias em uma: o social selling, o live streaming e as mais diversas formas de consumo existentes nos estabelecimentos físicos e digitais. Três fatores que auxiliam diretamente na jornada de compra.

Pensando nisso, neste artigo, você saberá diversas informações sobre o surgimento do metacommerce e as principais características deste modo de consumo e vendas. Continue a leitura para compreender as principais vantagens da metodologia e ficar por dentro da transformação digital.

O que é?

O metacommerce, combinação das palavras “metaverso” e “e-commerce”, é um conceito de espaço totalmente virtual que funciona como uma loja. Utilizando tecnologias avançadas, como realidades virtual e aumentada, inteligências artificiais, streaming e outros recursos, as lojas do metaverso buscam proporcionar imersão.

Apesar do metaverso inicialmente ter sido inicialmente criado para outras atividades e a construção de relações sociais, diversos profissionais o observaram como um espaço para publicidade e vendas. Sendo assim, a maioria das empresas que fazem parte dele comercializam produtos digitais, como tokens, NFTs, entre outros.

Alguns pesquisadores acreditam que os jovens preferem uma experiência digital e não física. Por ser uma metodologia muito utilizada em jogos on-line, em que os jogadores podem consumir itens cosméticos e produtos digitais, o metacommerce se tornou uma grande aposta para as tendências de compras por essa geração.

Dessa forma, o espaço 3D com o objetivo de ser hiper realista torna-se um grande atrativo para as gerações futuras. Isso porque elas estão cada vez mais inseridas em ambientes completamente digitais e engajadas com os meios tecnológicos, o que também exige atenção por parte das organizações.

M2O

Apesar do metaverso se mostrar como um forte concorrente para a reestruturação de um comércio eletrônico e a presença digital, acredita-se que o grande potencial pode ser alcançado no modelo M2O. Esse metaverso consiste em um ambiente virtual voltado para a compra, mas que também comercializa produtos físicos.

Assim, os jogadores ou visitantes podem utilizar a plataforma para comprar e receber seus produtos em casa. É importante lembrar que essa é apenas uma possibilidade que os especialistas acreditam ser a maior aposta das lojas virtuais se inserirem nesse meio.

O metacommerce tem potencial no Brasil?

Muitas empresas já começaram a fazer parte do universo meta e a explorar as possibilidades que esse meio pode proporcionar aos clientes. A exemplo disso, o Carrefour (rede internacional de supermercados) lançou a própria loja virtual no jogo Fortnite, com produtos totalmente digitais.

No entanto, o Brasil ainda enfrenta algumas barreiras tecnológicas que dificultam a consolidação dessa metodologia em todo o território. A primeira delas diz respeito à qualidade da Internet, uma vez que as plataformas exigem alta conexão e velocidade para os usuários se manterem conectados.

Além disso, a pouca comercialização e demanda de óculos virtuais também é um dos principais problemas enfrentados, já que os usuários ainda não os veem como uma necessidade para o dia a dia e o preço de aquisição ainda é elevado. Portanto, essa tecnologia deve chegar de forma mais lenta no território brasileiro.

Como as lojas virtuais podem se beneficiar com essa metodologia?

Como citado anteriormente, a principal forma do e-commerce se beneficiar desse recurso é o utilizando como modelo M2O. A aquisição por produtos digitais ainda apresenta muitas dúvidas aos usuários, principalmente no que diz respeito à longevidade e à segurança dessas plataformas.

Entretanto, uma vantagem que as lojas podem proporcionar aos seus usuários é uma maior facilidade no processo de pagamento dos produtos. De forma dinâmica, as empresas conseguem incluir métodos de pagamento ágeis e que vão tornar a experiência mais fluida, o que consequentemente poderá fidelizar o cliente.

Dessa forma, as lojas podem vender no metaverso explorando o uso de carteiras digitais e meios de pagamentos mais modernos. Além disso, é importante garantir que a experiência no metacommerce seja atrativa e fluida. Esse aspecto é essencial para a geração de conversão no ambiente de realidade virtual.

Faça parte da revolução digital com o aprendizado da ComSchool!

Agora que você conheceu todos os detalhes sobre o metacommerce e como ele é uma aposta para o futuro, que tal obter aprendizado sobre diversas ferramentas de marketing de forma prática? Com os cursos da ComSchool, você conta com o auxílio contínuo de profissionais do mercado e que conhecem as principais tendências.

bottom of page