Revolução Digital nos meios de pagamento
A ComSchool promoveu mais uma manhã com um intenso networking e trocas de conhecimentos incríveis. A edição de julho do Networking Digital Day teve a presença de especialistas em meios de pagamento, e-commerce e marketing digital.
A primeira palestra do evento foi realizada por Fernando Caruso, gerente regional comercial e parcerias e-commerce da Rede. Ele falou sobre o tema principal, “Revolução Digital nos meios de Pagamento”.
Ele começou sua apresentação mostrando um vídeo da Amazon Go. Você pode conferir mais sobre este assunto lendo um artigo que escrevemos quando a loja com conceito futurista começou a funcionar.
Caruso fez uma provocação em seguida sobre a instalação de uma loja com esta abordagem na Avenida Paulista (São Paulo), por exemplo.
Ao contrário do que nós, moradores do Brasil, podemos pensar, tal estabelecimento poderia funcionar por aqui.
Ele prosseguiu a palestra falando sobre as diversas “wallets” que podem ser utilizados para pagamentos, como Samsung Pay, Apple Pay, Visa Checkout. PayPal e Masterpass, entre outros.
Com esta diversidade, comprova-se que, cada vezes mais, as pessoas estão se libertando do uso dos cartões físicos de pagamento.
Outro exemplo interessante apresentado por Caruso, foi o uso do aplicativo chinês WeChat Pay para realizar pagamentos. Originalmente o aplicativo funcionava da mesma forma como o WhatsApp, mas ganhou novas funcionalidades e passou a ser usado em pagamentos.
No Brasil, comentou Caruso, já temos cartão de crédito virtual para fazer compras virtuais, dinheiros em forma de acessórios que são usados para pagar com aproximação (como um adesivo do Mastercard para colar no celular), selfie para confirmar compra ou cadastro e carteira digital, entre outros.
Estas inovações são relacionadas com o e-commerce, pois os negócios de vendas online dependem de meios de pagamento que atendam esta demanda e proporcione segurança para os compradores.
“Se você tiver segurança e usabilidade, você comprará de qualquer lugar”, comentou Caruso sobre o novo hábito de utilizar dispositivos móveis para realizar compras. Tal cenário foi criado pela revolução digital nos meios de pagamento!
A apresentação também contou com uma explicação bem detalhada sobre como é seguro utilizar o meio de pagamento da Rede.
Pagamentos Recorrentes: uma solução para o futuro de sua empresa
A palestra seguinte foi conduzida por Marina Coutinho, Consultora de Canais da Vindi que falou sobre o tema “Pagamento Recorrentes: uma solução para o futuro de sua empresa”.
Quem nasceu primeiro, a evolução da tecnologia ou a mudança no padrão de consumo?
Partindo desta premissa, a apresentação de Coutinho começou refletindo sobre o novo perfil do consumidor e seu padrão de consumo atual que é influenciado pela tecnologia.
Ela fez a analogia da pilha de CDs preferidos que antigamente as pessoas tinham com os atuais serviços de assinatura que façam recomendações de músicas, álbuns e artistas baseado no gosto pessoal e seu padrão de uso da plataforma.
Hoje em dia, muitas empresas oferecem assinaturas de seus serviços. A Adobe por exemplo, passou a trabalhar com assinatura ao invés de vender seus softwares.
“A empresa é um dos casos que consegue escalar a sua rentabilidade, pois começou a cobrar seus clientes não pelo programa Photoshop, mas recorrentemente para ter acesso ao serviço. A longo prazo traz maior previsão de rentabilidade, pois os consumidores já fazem parte da base da Adobe, comentou Coutinho.
Outro tópico abordado foi sobre a economia compartilhada. Coutinho falou sobre a Airbnb que proporciona a experiência de dormir em uma lugar diferente sem precisar alugar um quarto de hotel.
Assim, os consumidores podem vivenciar o que culturas diferentes vivem e sair do mundo fechado que lugares normais proporcionam.
“Para mudar o modelo de negócio de venda pontual para a venda de acessos, o empreendimento precisa de uma ferramenta de pagamento que acompanhe o seu crescimento e a sua necessidade”, pontuou Coutinho.
De acordo com a consultora, o cliente sempre busca comodidade e as empresas e empreendedores também gostam do modelo recorrente devido ao crescimento rápido, redução de custos e previsibilidade.
Data Driven: escale e automatize o processo de crescimento do seu negócio
Para fechar o Networking Digital Day, a Growth Hacker da iHouse Web, Leydiane Lima, falou sobre Data Driven.
Segundo Lima, “Data Driven é você pensar qualquer ação ou decisão em qualquer tipo de negócio de acordo com a análise de dados”.
Podemos coletar os dados por meio de uma plataforma e tiramos insights após a análise. Depois, usamos estas informações para criar novas ideias e estratégias.
O uso do Lean é empregado na medição e criamos uma hipótese para formular um experimento e conquistar o resultado desejado. “Caso não dê certo, usamos o erro como aprendizado e ajudar o negócio a crescer”, explicou Lima.
A palestra seguiu abordando outros tópicos importantes e você pode conferir todas as apresentações no vídeo a seguir:
Veja as fotos do evento em nosso álbum no Facebook: http://comschool.co/julho-2018-ndd
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