Os eBooks, como muitos já conhecem, são livros digitais que podem ser acessados de dispositivos como desktops, notebooks, tablets e smartphones com a ajuda de atalhos ou aplicativos.
Um eBook bem produzido pode ser utilizado como uma excelente ferramenta do marketing digital. Graças ao seu grande potencial de compartilhamento, o eBook pode facilmente se tornar um viral. Uma pessoa que leu e gostou do eBook pode compartilhar o livro, enviando aos amigos ou publicando a recomendação nas redes sociais. O eBook pode ser comercializado pela internet, de forma que não seja possível copiar o conteúdo deste; ou mesmo ser utilizado como forma de propaganda para algum produto ou serviço.
As vantagens em comparação com livros impressos são inúmeras, como o preço reduzido de produção e divulgação, onde é possível vender o material com baixo preço para chamar a atenção de mais clientes, ou mesmo manter um preço um pouco mais alto e conseguir bom lucro. Sem contar que a distribuição de tal material é muito rápida, por ser online, além de que o gasto com a fabricação ser próximo de zero.
Os papeis que um eBook pode assumir na internet são variados, e alguns deles podem ser listados de modo que suas vantagens sejam cada vez mais destacadas:
Viral: quando de forma positiva o eBook se espalha entre os leitores rapidamente;
Presente: quando a intenção é presentar clientes com um eBook para ressaltar as qualidades de um negócio;
Produto: para vender um produto ou conhecimento em alguma área sem precisar gastar com materiais e poder propagar as ideias;
Anúncio simpático: as pessoas só terão contato com o “anúncio”, ou seja, com o eBook se tiverem interessadas no assunto. Por isso o eBook não é considerado uma publicidade invasiva;
Vendedor e propagandista dos benefícios: onde tudo o que é relacionado a um serviço e seus benefícios pode ser demonstrado em uma pré-venda.
Criar um eBook é tarefa que deve ser desempenhada com zelo, uma vez que o conteúdo sempre precisa ser de qualidade e atrativo o suficiente para que as pessoas queiram passá-lo adiante. Definir bem o tema, em busca de um público-alvo, é tarefa principal. Outros pontos é que um eBook deve ter ilustrações educativas sobre o conteúdo, e um formato ou uma extensão devem ser escolhidos para o material, como PDF por exemplo. Não se deve esquecer de que a obra deve ser registrada e após isso já se pode iniciar a distribuição do eBook, através da escolha uma plataforma e de uma divulgação.
Quer entender melhor o seu público e produzir conteúdos estratégicos para vender mais pela Internet? Conheça o Curso de Neuromarketing da ComSchool. No curso você vai aprender a técnicas para posicionar a sua marca de forma mais eficaz na cabeça dos consumidores. Acesse nosso site e saiba mais: www.comschool.com.br
Comments