top of page

O que é ASO?

O que é ASO (App Store Optimization)?

ASO é a sigla para App Store Optimization. É um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um aplicativo mobile nas lojas de aplicativos de Android e iPhone.

Muitas dessas técnicas consistem em estratégias já conhecidas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, se baseiam no uso de palavras-chave (keywords) em campos tais como o título e descrição do aplicativo.

Uma diferença entre o ASO e o SEO é que no segundo caso, você usa para otimizar um site, que pode ter várias páginas, cada uma preparada para uma palavra-chave específica. No caso do ASO, você otimiza somente para algumas poucas palavras. Isso faz com que o desafio de otimizar um aplicativo mobile com palavras-chave seja ainda maior, pois as pessoas costumam procurar pelos aplicativos mobile com termos curtos e variados.

Lembre-se: em ASO as pessoas não costumam procurar por termos longos

Além disso, há mais variáveis envolvidas tais como: nível de profundidade das informações cadastradas, screen capture das telas principais, tempo gasto pelos usuários no uso do aplicativo mobile, quantidade de vezes que o aplicativo mobile é utilizado, quantidade de downloads, quantidade e qualidade dos reviews dos aplicativos, entre outros.

O caminho para ter seu aplicativo mobile em destaque numa Google Play ou App Store é longo, mas não desanime, é possível chegar lá.

Algumas dicas rápidas para otimizar seu aplicativo mobile na App Store e Google Play:

  1. Tenha uma excelente (nem boa, nem mediana) estratégia de ASO. Isso significa que você deve investir tempo pensando, planejando e pesquisando, até chegar numa reduzida lista de palavras-chave que você irá usar na sua estratégia.

  2. Consiga bons reviews de seu aplicativo mobile

  3. Publique screen captures (prints de telas) que sejam interessantes e façam com que as pessoas sintam vontade de baixar seu app.

  4. Busque por engajamento: faça com que as pessoas passem tempo usando o aplicativo mobile

  5. Crie um ícone bonito para seu aplicativo mobile

  6. Escreva uma descrição do aplicativo mobile

  7. Use palavras-chave no título e na descrição

Se você quer ter sucesso com seu aplicativo, não basta ter uma boa ideia, é preciso conhecer e aplicar estratégias de mobile marketing. Mais de 99% dos aplicativos criados não conseguem investimentos e ficam “jogados no limbo” das App Stores.

A ComSchool ajuda você a se tornar um empreendedor mobile de sucesso. Temos cursos de Mobile Marketing e Desenvolvimento de Aplicativos Android. Se você não é programador, pode começar de forma simples. Entre em contato.


Curso Desenvolvimento de APPs Android

Cursos ComSchool


Comments


bottom of page