top of page

O que é cashback? Saiba as vantagens para o e-commerce

Os hábitos de consumo das pessoas se transformaram com a revolução digital e a chegada de novas tendências. Por isso, as lojas tiveram que passar por adaptações e estudar maneiras de oferecer benefícios aos clientes de forma diferenciada. Com isso em mente, você sabe o que é cashback?

De forma geral, o cashback é uma maneira de devolver parte do dinheiro investido para o consumidor no ato da compra. Assim sendo, é uma grande vantagem para quem busca facilidade e economia na hora de adquirir um produto ou serviço. Inclusive, o uso desse recurso cresceu expressivamente nos últimos anos.

Portanto, se você é um empreendedor e deseja incluir esse benefício para o pagamento on-line do seu e-commerce, saiba que é possível obter diversas vantagens. Isso porque essa estratégia pode ocasionar o crescimento da visibilidade da sua loja, na fidelização dos clientes e diversas outras vantagens.

Para entender como funciona esse recurso tão importante nos dias de hoje, faça a leitura deste artigo que explica o que é cashback e, principalmente, como implementá-lo no seu negócio. Conheça todos os detalhes sobre o tema.

O que é cashback?

Em tradução para o português, o termo “cashback” significa “dinheiro de volta”. Na prática, esse recurso funciona exatamente dessa forma: ao fazer uma compra em um e-commerce, o cliente recebe uma porcentagem do valor gasto no produto ou serviço adquirido. O cashback é muito utilizado por lojas varejistas na Internet.

Esse recurso surgiu em 1986, nos Estados Unidos, por parte de operadoras de crédito. Ao longo do tempo, a prática ganhou força em outros países e se tornou popular mundialmente. Com isso, muitos consumidores passaram a ter preferência pelas lojas que incluíssem esse diferencial no processo de venda.

Apesar de inicialmente os clientes receberem o dinheiro em espécie, o avanço tecnológico permitiu que eles acumulassem o valor em diferentes tipos de cashback. Muitos lugares disponibilizam o dinheiro como saldo para futuras compras na loja ou em estabelecimentos parceiros, criando uma carteira digital.

Além dessas formas de como usar o cashback, também é possível realizar um cadastro em programas de benefícios com o objetivo de ganhar recompensas por parte das lojas on-line. Por meio deles, você pode obter descontos, cupons promocionais e diversas outras vantagens no processo de pagamento da sua compra.

Vantagens do cashback

Como cliente, um fator fundamental para compreender o que é cashback (e conseguir tirar proveito desse recurso) é conhecer as regras do cashback, que podem variar de acordo com o estabelecimento. Entretanto, você sabe quais são as principais vantagens do cashback para os donos de negócio?

Aumento de conversão

A principal vantagem que podemos citar é a possibilidade do aumento de conversão, uma vez que esse recurso atua diretamente como um benefício importante na jornada de decisão do usuário. Como a concorrência tem se tornado cada vez maior, os consumidores procuram economizar em suas aquisições.

Fidelização dos clientes

Nessa mesma linha, o cashback também é importante para a fidelização do público-alvo. Ou seja, caso as regras do programa oferecido sejam comunicadas de forma clara e o cliente se identifique, esse pode ser um fator determinante para ele ter a sua loja como prioridade nas próximas vezes que fizer uma compra.

Além disso, como a porcentagem de retorno é definida previamente, os consumidores já realizam as compras sabendo qual valor irão receber após concluírem o pedido. Esse fator pode ser um diferencial para que eles optem por adicionar mais produtos no carrinho.

Como incluir esse recurso no seu e-commerce?

Agora que você compreendeu o que é cashback e pretende implementar esse recurso na sua loja virtual, é importante considerar alguns fatores importantes. Isso porque, apesar das vantagens que ele pode oferecer ao empreendedor e ao público-alvo da sua marca, é preciso que haja um planejamento sobre como esse sistema irá funcionar.

O cashback é um recurso que exige a perda de uma determinada margem de lucro, uma vez que parte do capital recebido nas compras será redirecionado de volta ao cliente, seja como forma de desconto ou saldo em carteira digital. Portanto, é importante verificar se vale a pena implementá-lo na sua loja.

Entretanto, muitos empreendedores podem optar por contratar um serviço especializado e terceirizado de cashback. Sendo assim, a empresa em questão será responsável por todos os trâmites de retorno dos valores, e os clientes deverão apenas realizar um cadastro na plataforma.

Se você deseja contratar esse serviço, é importante avaliar as opções disponíveis no mercado e escolher a plataforma que garantirá o melhor custo-benefício e qualidade para os seus clientes. Outro fator já mencionado é apresentar as regras do programa de maneira clara e objetiva para os compradores da sua loja.

Saiba como gerenciar seu e-commerce com ajuda da ComSchool!

Agora que você já sabe o que é cashback, que tal aprender técnicas para a gestão do seu negócio? Com o curso de Gerente de E-commerce e Marketing Digital da ComSchool, você aprende de forma prática e com profissionais que estão por dentro de todas as tendências do mercado.

Komentarai


bottom of page