Um dos pilares das estratégias de marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdo de valor. Desde a produção de conteúdo para sites, blogs e qualquer outro meio digital, é preciso que o material desenvolvido seja relevante para as pessoas que irão consumir, além de ser indispensável para gerar melhores resultados.
Se o conteúdo produzido para a sua plataforma não tem um diferencial, desinforma o usuário ou não gera resultados, é sinal de que a estratégia do seu negócio precisa ser reestruturada. Isso porque o Google e outros mecanismos de busca priorizam materiais de qualidade e que seguem as diretrizes estabelecidas.
Para isso, é muito importante saber como gerar engajamento aplicando práticas que irão aumentar o tráfego da sua página de forma orgânica. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o artigo que a ComSchool desenvolveu sobre o tema e aprenda como melhorar a performance do seu empreendimento.
O que é conteúdo de valor?
O conteúdo de valor no marketing digital nada mais é do que o desenvolvimento de materiais relevantes e de qualidade para o consumidor. É um tipo de conteúdo que, em sua essência, deve transmitir a verdade e gerar um benefício para quem o consome, como gerar mais conhecimento sobre alguma prática.
A exemplo disso, podemos citar as categorias de conteúdos da ComSchool, que ensinam os leitores a desenvolver uma nova habilidade, como criar uma lista de transmissão no WhatsApp, entre outras práticas. O principal objetivo dessa metodologia é estreitar o relacionamento com o cliente.
E não há dúvidas de que o conteúdo de valor também gera benefícios para quem o desenvolve. A partir dele, sua plataforma poderá atingir os objetivos estabelecidos de forma mais efetiva. Além disso, é um tipo de estratégia que impacta diretamente a fidelização do público, uma vez que demonstra autoridade sobre um assunto.
É importante ter em mente que um conteúdo de valor não está diretamente relacionado ao tamanho do material desenvolvido. Seja ele longo ou curto, o que irá definir o valor é a sua qualidade e relevância. Confira, a seguir, como construir conteúdos de valor com base no público-alvo da sua empresa.
Como criar conteúdo de valor?
Devido a revolução tecnológica e a grande quantidade de conteúdos produzidos na internet para todos os segmentos, ter um próprio diferencial para a sua marca pode se tornar um desafio no marketing de conteúdo. Mas, para que você obtenha sucesso durante esse processo, algumas práticas podem auxiliar a criar um planejamento eficaz.
Entenda o contexto da empresa
O primeiro passo para saber como criar um conteúdo de valor é perceber para quem transmitir a sua mensagem. Toda e qualquer empresa tem um público-alvo específico e conhecê-lo a fundo é uma forma de entender as principais dores e necessidades deles na jornada de compra.
Compreender o contexto da empresa por meio do estudo de personas, análise de mercado e os nichos não somente ajuda a segmentar o seu público, mas a entender as métricas e a definir a estratégia que melhor se encaixa nos objetivos do seu negócio. Por meio dessas técnicas, ficará mais fácil gerar conteúdo de valor.
Formatos de conteúdo
O formato de conteúdo disponibilizado em seu canal de comunicação e outras plataformas dependerá do tipo de público que você deseja atingir com o seu negócio. No entanto, para obter efetividade, é muito importante realizar um estudo das principais palavras-chaves que se relacionam com os conteúdos abordados.
Dessa forma, você conseguirá compreender quais são os termos mais pesquisados nos mecanismos de busca com base na relevância e poderá desenvolver materiais para solucionar as dúvidas da sua audiência. Esse é o momento em que a sua empresa estará atuando diretamente na geração de leads.
Seja livre para fazer testes
Não existe fórmula mágica para obter sucesso em uma estratégia de marketing digital. Além disso, cada público se comporta de maneira diferente com base no segmento de atuação e não há uma garantia clara de que o tipo de conteúdo gerado será relevante para o seu cotidiano.
Por isso, não se apegue apenas a um tipo de estratégia no planejamento de conteúdo do seu negócio. Com base nas métricas e resultados obtidos, é possível reestruturar o plano de marketing da empresa e experimentar diferentes estratégias, seja utilizando SEO, infográficos, vídeos e diversos outros tipos de materiais.
SEO
Devido à grande concorrência no mercado, o objetivo de muitas empresas é estar bem posicionada nas principais páginas de busca, em especial o Google. Para isso, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são voltadas para originar conteúdo relevante, aumentar a visibilidade das páginas da sua plataforma e gerar conversão.
As boas práticas de SEO também têm como objetivo gerar autoridade para uma página e aumentar a performance de um site, o que será indispensável para garantir bons resultados de forma orgânica. Além disso, é um tipo de estratégia que busca conquistar mais público para uma marca.
Saiba como gerar conteúdo de valor para sua marca com a ajuda da ComSchool!
A ComSchool disponibiliza em seu catálogo uma série de oportunidades de aprendizado para serem aplicadas no seu negócio e gerar conteúdo de valor. Se você deseja expandir seus conhecimentos sobre marketing digital, redes sociais e e-commerce, esse é o caminho certo. Aproveite!