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O que é e qual o impacto da nova Economia Compartilhada no Varejo?

*Por João Kepler

Quando eu falo sobre Economia Compartilhada, muitos ficam voando e não conseguem compreender a diferença com a economia tradicional.

A Economia Compartilhada ou Sharing Economy é um ecossistema econômico sustentável construído em torno da partilha de recursos humanos, serviços e produtos. Ele inclui a criação, produção, distribuição, comércio compartilhado e consumo de bens e serviços por pessoas e negócios, focados nas pessoas.

Os participantes de uma Economia Compartilhada são pessoas, comunidades, empresas, organizações e associações, todos os quais estão profundamente embutidas em um sistema de compartilhamento altamente eficiente, para que todos contribuam e se beneficiem.

Apesar de muito nova, a Economia Compartilhada está avançando a cada dia. Conhecida também no mundo das startups e inovação como P2P, que são negócios feitos entre pessoas diretamente e sem intermediários, onde as pessoas estão no centro desta economia.

Os principais aspectos da Economia Compartilhada são: consumo colaborativo, troca de experiências, de serviços específicos, de propriedade compartilhada, troca, aluguel, compra coletiva, passando também pela subscrição, pelo empréstimo, micro financiamento, crowdfunding, crowdsourcing etc.

Essa nova economia tem chamado atenção do capitalismo mundial e do Varejo que há séculos é feito da mesma forma e é focado na compra e venda. Por que? Simples, porque na Economia Eompartilhada podemos por exemplo, vender o mesmo produto por diversas vezes, sem que o comprador obtenha a propriedade do bem. Nesse formato, aquela primeira e única transação dá lugar a muitas outras. No modelo tradicional, nós produzimos e vendemos.

O exemplo mais popular e conhecido do mercado é o UBER onde pessoas normais (drivers) dirigem seus próprios carros particulares para outras pessoas usando apenas um aplicativo para conexão e negócio entre elas; O AirBnb onde as pessoas se hospedam em casas de outras pessoas sem ter necessariamente que ficar hospedados em hotéis tradicionais. O ZIPCAR onde qualquer pessoa pode alugar carros de outras pessoas, sem precisar de uma locadora. O NETFLIX onde pessoas podem ver filmes pela internet em qualquer device (incluindo a televisão) sem precisar baixar ou pagar entradas como no cinema ou pagar para alugar de filmes, basta fazer uma assinatura e ver na hora que quiser. Imagine jantar na casa de um estranho que preparou a mesa especialmente para você, veja como funciona o Dinner. Conhece o Tripda? O aplicativo que busca caronas para reduzir o custo de seu deslocamento. Que tal pegar uma carona com alguém? Deixe seu carro na garagem.

A Economia compartilhada promove uma cultura NÓS onde a comunidade em geral é o bem maior que são considerados. Preocupações com saúde, felicidade, confiança, experiências, colaboração, compartilhamento e sustentabilidade são características notáveis nesta economia.

O impacto principal na sociedade é a mudança de MindSet. Pessoas que operam nesta economia tem a preocupação de criar soluções para problemas específicos, tem consciência nos negócios, compreende o empreendedorismo social, opera negócios sustentáveis e aplica conceitos e ética nas empresas.

No Varejo, o impacto é a certeza que muita coisa precisa ser reinventada, Operações de maior dimensão precisam para se tornar mais ágeis, se quiserem prosperar neste novo mercado. O velho modelo de distribuição precisa ser descentralizado, o que pode fazer para varejistas continuam a ser relevantes e manter as receitas estáveis. Eles têm de olhar para o núcleo do que a Economia Compartilhada significa verdadeiramente. O primeiro passo é construir a confiança, premissas como autenticidade e sinceridade em querer ajudar seus consumidores a consumir o que realmente precisam, serão as palavras chave. Sai o único objetivo de lucro e entra o propósito de geração de receita ajudando as pessoas.

Teremos muito em breve a popularização deste modelo econômico no Brasil

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*João Kepler é empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos Portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, Palestrante, espalhador de ideias Digitais e melhores práticas em negócios. Além disso, CEO do Show de Ingressos, que é uma das melhores Plataformas B2B de Internet Ticketing do Brasil no modelo SaaS.

Publicado originalmente no site Startupi.com.br

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