Você sabe o que é Last Mile? Em tradução livre, significa “última milha” e trata-se de um termo utilizado em logística para definir a última etapa no processo de envio de um produto até a casa do cliente.
Esse é o momento em que a encomenda sai dos centros de distribuição em direção ao consumidor e representa um dos principais desafios no setor do e-commerce brasileiro.
Portanto, para você compreender essa operação logística tão importante de forma aprofundada, preparamos um artigo especial com todas as informações sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro!
Last Mile
Afinal, o que é Last Mile? Esse recurso, utilizado no processo de entrega de produtos de e-commerce, refere-se à última etapa de transporte, quando eles são encaminhados ao comprador. Além de ser o momento que demanda o maior custo em todo o processo, para o consumidor é fundamental acompanhar a entrega.
Por isso, é uma etapa fundamental, com impacto direto na jornada de compra do consumidor. Isso porque as condições do produto (ou serviço oferecido) e o tempo de entrega são primordiais para a avaliação do comprador a respeito da empresa ou do e-commerce.
Dessa forma, não há dúvidas de que esse processo é o fator determinante para o usuário realizar uma avaliação positiva ou negativa no processo de compra em determinada loja. As empresas devem realizar estratégias para proporcionar as melhores condições de transporte e entrega dos produtos comercializados.
Qual é a principal maneira de otimizar esse processo? É importante ressaltar que as estratégias para melhorar o Last Mile podem variar de acordo com a magnitude de cada negócio. Portanto, é necessário explorar as opções e realizar mudanças conforme as necessidades da sua loja virtual.
First Mile
O First Mile (ou primeira milha) corresponde à primeira etapa do processo de transporte de mercadorias por um e-commerce. Nela, os produtos são encaminhados pelo fabricante para os centros de distribuição. Geralmente, por serem fabricantes internacionais, a transferência ocorre por transporte marítimo.
Middle Mile
A fase intermediária recebe o nome de Middle Mile. Essa etapa se refere ao tipo de transporte realizado, por meios aéreos ou rodoviários. Geralmente, é realizado pelos centros atacadistas e de varejos com a transferência desde o centro de distribuição até o centro de transbordo.
Como otimizar o Last Mile?
Quando o produto deixa o armazém em direção ao destino da entrega, o lojista mostra toda a qualidade e a eficiência da sua empresa. A importância de otimizar o Last Mile demonstra o quanto se investe em planejamento.
Nessa etapa e no transporte (terceirizado ou não), algumas medidas resolvem problemas e proporcionam um bom serviço. Confira o que você pode fazer para otimizar este processo:
buscar mais de um fornecedor para evitar que o produto falte no estoque;
agendar a entrega para evitar despesas de reenvio (situação que ocorre quando o cliente não está no local);
escolher formas alternativas de entrega, incluindo o transporte coletivo (quando várias empresas dividem o mesmo veículo no intuito de dividir os custos);
investir em softwares e sistemas de gestão para planejar rotas e utilizar GPS, possibilitando o rastreamento da entrega e o acompanhamento em tempo real;
avaliar sempre todo o processo para detectar o que pode ser melhorado.
O esforço para otimizar o Last Mile é motivado pela necessidade de cumprir prazos e proporcionar a melhor experiência de compra. Isso acontece quando um cliente pede algo pela internet e deseja receber o produto o mais rápido possível.
Com isso, o consumidor é incentivado a comprar novamente em seu e-commerce, a fim de receber o mesmo atendimento especial. Contar com um serviço bem prestado é decisivo, e buscar informações e uma formação especializada é um grande diferencial.
Estrutura das etapas anteriores
Outro fator importantíssimo para que o Last Mile ocorra de forma fluída para o cliente e a empresa é estabelecer uma comunicação direta com o consumidor a respeito das fases da entrega durante a compra. Todas as informações devem ser transmitidas de forma clara e objetiva, evitando contratempos.
Por essa razão, as etapas que antecedem a tão esperada entrega devem funcionar tão bem quanto o encaminhamento do produto para que o resultado seja satisfatório para ambas as partes. É importante que a agilidade e a eficiência nos processos não apresentem divergências.
Aprenda como otimizar o seu negócio com as oportunidades da ComSchool!
Agora que você já aprendeu o que é Last Mile, que tal aproveitar para obter mais conhecimento no gerenciamento de e-commerce? O curso de Gerentes de Ecommerce e Marketing Digital da nossa escola de negócios é ideal para quem busca conhecimentos que transformem a realização dos processos.
Comments