Ao buscar estratégias para aumentar o tráfego do seu site, você provavelmente já se deparou com o termo Link Building. Apesar de ser um dos pilares para um bom projeto de SEO, muitos profissionais têm pouco conhecimento sobre a prática.
Se você quer saber o que é o Link Building e como ele pode influenciar positivamente o seu planejamento, continue a leitura! A ComSchool preparou um conteúdo completo com os princípios da técnica para você entender tudo sobre ela.
O que é?
Para quem não tem muita experiência com SEO, é comum pensar que todo o trabalho se concentra em otimizar as páginas dentro de um site. No entanto, ao entender o que é Link Building, fica claro que as otimizações on-page são apenas uma parte do todo.
O Link Building é uma estratégia de SEO que garante ao site autoridade em um veículo de busca por meio de linkagens externas, que direcionam o usuário para o seu domínio. Ele funciona como votos de confiança ou indicações de outros portais para o seu.
Imagine que você precisa de um eletricista e várias pessoas recomendam o mesmo profissional. Provavelmente, você terá mais segurança ao contratar os serviços desse especialista, já que o trabalho dele é bem-visto.
Da mesma forma, quando o robô de buscas do Google entra em um site e encontra um link apontando para o seu domínio, ele oferece um voto de confiança ao seu portal. Assim, a autoridade do seu negócio aumenta e fica mais fácil para ele ser indicado na primeira página da SERP.
Termos comuns do Link Building
Ao tratar de Link Building, é possível ouvir muitos termos diferentes. Separamos uma lista com três expressões importantes para você aprofundar o seu conhecimento e entender melhor os conceitos que explicaremos adiante:
domínio: é a URL principal do seu site.
backlink: é toda a linkagem que direciona ao seu site, mas não está no seu próprio domínio.
link juice: é a transferência de autoridade de um site para outro por meio de um backlink.
Estratégias importantes de Link Building
Assim como qualquer outra parte do marketing digital, existem regras importantes ao aplicar uma estratégia de SEO com Link Building. Não basta fazer uma coleção de backlinks pela internet: é preciso ter um trabalho de curadoria cuidadoso. Do contrário, sua reputação pode ser gravemente prejudicada.
Tenha parceiros de qualidade
Uma das dicas mais valiosas ao aplicar técnicas de SEO off-page é contar com parcerias de qualidade. Quanto maior e mais importante é o site em que seu backlink está, mais positivo é o efeito de autoridade que seu domínio recebe.
Ao contratar uma empresa ou um profissional de relações públicas, SEO ou assessoria de imprensa, você pode ser colocado em páginas de maior relevância, como portais de notícias, revistas, jornais e blogs.
Produza artigos relevantes
Produzir conteúdos de qualidade para seu domínio também é essencial. Por isso, escreva artigos com frequência sobre temas relacionados ao seu mercado. Lembre-se que conteúdos repetidos são vistos como uma má prática para o Google. Então, foque seus esforços em peças originais.
Aproveite para aplicar técnicas de SEO e alavancar o aparecimento das postagens nos resultados de busca. Não se esqueça de inserir backlinks com a tag follow direcionadas ao seu domínio, é claro.
Mantenha contatos
Um site só transfere autoridade para outro uma única vez. Por isso, não adianta focar seus esforços em apenas um de seus parceiros. Porém, é importante manter esses contatos para futuras postagens, especialmente se o portal for uma plataforma relacionada ao seu mercado.
Isso porque, mesmo após o conteúdo ser devidamente postado, ele pode precisar de algumas modificações. Atualizações importantes, links quebrados e conteúdos novos, com mais relevância, podem dar lugar à sua publicação anterior.
Pratique o disavow
Más práticas de Link Building podem ser muito perigosas para a autoridade e a segurança que o seu site passa para o Google. Por isso, é importante fazer um trabalho de manutenção minucioso ao aplicar esse tipo de estratégia.
O disavow é uma das ferramentas mais importantes que profissionais de SEO off-page possuem. Ele impede que sites maliciosos façam spam de backlinks para o seu site, algo que é lido negativamente pelo algoritmo. Isso também ajuda a impedir que domínios estrangeiros linkem para o seu, considerada uma atividade suspeita.
Faça análises periódicas
O trabalho de um profissional de Link Building não é apenas produzir conteúdos e enviá-los a parceiros. É importante fazer análises constantes dos resultados que os backlinks oferecem.
Assim, você pode estudar possíveis melhorias para seu projeto, além de resgatar informações importantes sobre o seu site. Utilize ferramentas apropriadas e fique sempre atualizado sobre as novidades do Google.
Torne-se um especialista em Link Building na ComSchool
Quer saber mais sobre Link Building e SEO de performance? Aproveite sua visita e conheça nosso curso de marketing digital de alta performance. Entre em contato com a ComSchool e descubra um mundo de oportunidades!
Comments