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O que é marketing de busca? Entenda os benefícios dessa estratégia

Para encontrar as soluções para uma série de necessidades, os usuários utilizam os principais motores de busca, como Google, Bing etc. Portanto, a busca pelas primeiras posições nesses mecanismos é acirrada e as empresas devem implementar estratégias relacionadas ao marketing de busca para construir autoridade.

As práticas do marketing de busca envolvem uma série de ações, como a otimização de páginas, a utilização de links patrocinados, a pesquisa de palavras-chave e outras combinações de estratégias de marketing de busca. Entretanto, para garantir bons resultados, é preciso criar um planejamento e considerar uma série de fatores.

Quer saber como o marketing de busca pode auxiliar na construção de presença digital para a sua empresa? Neste artigo, reunimos todas as informações que você precisa para entender na prática como ele funciona.

O que é marketing de busca?

Também conhecido como SEM (Search Engine Marketing), as estratégias de marketing de busca são combinações de uma série de estratégias do marketing digital. O objetivo dele é oferecer uma série de técnicas que possibilitam aumentar o ranqueamento de um site. E, para isso, existem duas estratégias muito importantes: o SEO e os links patrocinados.

SEO

Se você optar por marketing de busca orgânica, o mais indicado é construir um projeto de SEO (Search Engine Optimization), que consiste na aplicação de boas práticas para melhorar o posicionamento das páginas de forma orgânica.

Os primeiros passos para iniciar uma estratégia de SEO é realizar um levantamento a respeito do público-alvo atendido. Esse processo geralmente é feito por meio da criação das personas, ou seja, um perfil que servirá como referência para a base de consumidores do seu negócio.

Outro processo importante que faz parte de um projeto de SEO é o levantamento de palavras-chave. É preciso buscar os principais termos que se relacionam com o segmento do seu negócio e construir conteúdos relevantes e de qualidade para a audiência.

Entretanto, essas etapas não são as únicas exigências para a construção de uma estratégia qualificada. Além disso, diversos fatores que contribuem para a experiência do usuário devem ser levados em consideração ao aplicar as boas práticas, como o tempo de carregamento das páginas, a adaptação para dispositivos móveis e muito mais.

Links patrocinados

Para que um site obtenha maior destaque nas SERPs — as páginas de resultados de busca —, o SEO geralmente é utilizado para ter resultados que podem ser adquiridos de médio a longo prazos. Entretanto, existem outras formas de você adquirir as primeiras posições nos sites de busca, como por meio da compra de links patrocinados.

Essa técnica utiliza o retorno sobre investimento como principal estratégia. Isso porque a cobrança é realizada de acordo com os resultados. Ou seja, se você deseja aumentar a escalabilidade, essa é uma estratégia de marketing de busca paga que permite fazer testes com a audiência e verificar a efetividade das campanhas.

Além disso, os links patrocinados podem ser combinados com outras estratégias, como o próprio SEO. As campanhas podem ser segmentadas de acordo com muitas características do seu público-alvo, como localização geográfica, idade, sexo e outros dados.

Qual estratégia de marketing de busca escolher?

Se você deseja investir em uma dessas estratégias para aumentar a visibilidade do seu negócio, é comum ter dúvidas sobre por qual delas optar. É importante ter em mente que cada uma é voltada para objetivos específicos. Portanto, é necessário avaliar as necessidades do seu negócio e encontrar a que melhor se adequa.

Incorporar o marketing de busca em sua estratégia é uma possibilidade para os setores de marketing ampliar o alcance de um negócio e atrair novos leads. Usando links patrocinados, você terá resultados mais rápidos, mas é importante investir na otimização das suas páginas para os mecanismos de busca.

Assim, essa escolha vai depender de muitos fatores, como o valor disponível para investir, as expectativas de negócio e principalmente o desejo de retorno imediato ou não. Tudo isso envolve um levantamento sobre o mercado de atuação da empresa e a contratação de especialistas de marketing para implementação das estratégias.

Email marketing

Outras estratégias também podem ser incorporadas ao seu negócio com o objetivo de adquirir audiência ou otimizar o relacionamento com o cliente. O email marketing é uma metodologia que estabelece a comunicação direta com o consumidor.

Uma vantagem é que ela pode ser automatizada e disparar emails de acordo com a periodicidade adequada. Assim, você pode criar campanhas para eventos específicos e datas sazonais.

Além dos sites e das redes sociais, o email ainda é um dos canais de comunicação mais utilizados pelas empresas, seja para comunicar novidades, ofertas e muito mais. Estabelecer uma comunicação assertiva também é um fator importante para a fidelização do seu público.

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