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O que é o teste A/B? Saiba como funciona e a importância para os negócios

Existem diversas técnicas disponíveis no marketing digital com o objetivo de gerar conversão. Entretanto, mais importante que utilizar essas ferramentas, é conhecer o público-alvo da empresa para aplicá-las de forma adequada. Entre elas, você sabe o que é o teste A/B?

De forma resumida, um teste A/B é um tipo de checagem realizada com o objetivo de testar variáveis no marketing de um negócio. Diferentemente de outras ferramentas, a técnica não se baseia em resultados que geram suposições, mas números, ajudando nas tomadas de decisões.

Dessa forma, é possível saber de maneira precisa se uma estratégia aplicada está sendo funcional para o negócio ou se apresenta falhas. Com esses dados, torna-se mais fácil gerenciar as campanhas e compreender como impactar a audiência de forma mais eficiente, além de ter o conhecimento sobre quais estratégias descartar.

Utilizando esse tipo de teste, é possível obter informações mais precisas sobre o negócio, reestruturando-o para atrair mais clientes e conversão. Entenda como fazer teste A/B e conheça os principais benefícios no blog da ComSchool!

O que são testes A/B?

Aplicar uma estratégia para gerar conversão é um desafio para empreendedores e profissionais de marketing. Isso porque, para superar esse obstáculo, é preciso mais que entender o comportamento dos clientes. A forte concorrência também é um fator importante. Porém, afinal, o que é teste A/B?

Também conhecido como teste de divisão (ou testes de bucket), o teste A/B é realizado para comparar duas versões de um conteúdo e verificar qual gera melhores resultados. Como as respostas dos testes são geradas a partir de números, os resultados tornam-se menos subjetivos para o dono do negócio.

Por exemplo, na criação de duas versões de uma landing page para a divulgação de um determinado produto, é possível executar um teste para saber qual versão é mais eficiente para a geração de leads. É uma forma de otimizar páginas e os mais diversos tipos de conteúdo:

  1. e-mails;

  2. newsletters;

  3. CTAs;

  4. URLs;

  5. páginas de site;

  6. imagens;

  7. elementos gráficos de uma página (cores, ícones, setas, etc).

O teste A/B verifica a versão de controle (A) comparada à versão variante (B), sendo uma referência em relação ao feedback real do mercado. Essa metodologia é importante para obter uma segmentação mais direcionada do público e um gerenciamento mais preciso de campanha.

Quais ferramentas são utilizadas?

Para a execução dos testes, geralmente, são utilizadas ferramentas de automação especializadas para a análise de conversão. Os softwares e as aplicações mais conhecidas que desempenham essa função são: Google Optimize, Google, Analytics, VWO, Unbounce, entre outros.

Entretanto, mesmo com ferramentas de teste A/B, é indispensável dispor de uma equipe de profissionais de marketing especializada não somente na aplicação do teste, mas também na reestruturação das campanhas em caso de falhas. Assim, você contribui diretamente com a prospecção de novos clientes.

Quanto tempo dura um teste A/B?

Antes de realizar um teste A/B para marketing, é imprescindível saber que uma verificação de um site a partir de uma ferramenta específica pode durar horas ou até dias. Isso porque é necessário aguardar uma determinada quantidade de pessoas acessar a página ou realizar a ação relacionada ao objetivo do teste.

Para a checagem de landing pages e call to action (CTA), a verificação pode durar ainda mais tempo. O período pode variar conforme a quantidade de tráfego orgânico que o negócio recebe diariamente. Por isso, quanto mais dados a ferramenta receber, mais preciso será o resultado.

Já a respeito de um e-mail marketing, geralmente, a checagem dura horas. Como os usuários costumam acessar os e-mails em uma periodicidade diferente em relação a sites e outras aplicações, não é possível ter uma expectativa mais precisa em relação à obtenção do resultado.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, um teste A/B não é finalizado no momento em que a plataforma gera os resultados sólidos ao empreendedor. Após essa etapa, é importante saber como esses dados são importantes para o negócio e, principalmente, qual impacto futuro eles causarão no site.

Obtenha conhecimento avançado em marketing digital e otimize o seu negócio!

Muito além de usar as ferramentas corretas em um teste A/B, é preciso obter conhecimento sobre o mercado digital e saber como utilizar as soluções disponíveis a favor do crescimento tanto da empresa quanto da audiência. Para isso, a ComSchool disponibiliza o Programa Avançado de Marketing Digital.

Com esse curso, você obtém o aprendizado necessário para aprofundar os conhecimentos relacionados ao marketing digital. Ele conta com profissionais altamente qualificados, que proporcionam um aprendizado prático e compartilham dicas baseadas nas principais tendências do mercado.

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