O processo de prospecção de vendas é um dos mais importantes nas etapas da jornada do consumidor. Isso porque, a partir dele, já é possível identificar o comportamento dos leads captados em relação ao seu negócio. Pensando nisso, você sabe o que é SDR?
Com o objetivo de otimizar essa etapa de captação, surge uma figura muito importante no mercado digital: o Sales Development Representative. De forma geral, esse profissional é responsável por toda a etapa de pré-venda, ou seja, será o prospector ou hunter do lead em questão.
Quer saber mais sobre todas as atribuições desse profissional e como ele se tornou uma peça fundamental para o gerenciamento de um negócio nos dias de hoje? Então, continue lendo este artigo que a ComSchool preparou para você com muitas informações importantes sobre o assunto.
O que é?
Mas afinal, o que é SDR? A sigla representa a expressão Sales Development Representative, com tradução livre para “representantes de desenvolvimento de vendas”, em português. Entretanto, no Brasil, esse profissional é mais conhecido como pré-vendedor.
A função desse profissional antecede a fase de negociação e tem como objetivo identificar e realizar um diagnóstico dos leads captados, ou seja, ele vai escolher os clientes mais qualificados para os vendedores iniciarem a negociação. Essa é uma forma de buscar mais efetividade no processo de vendas de uma empresa.
Desde a demonstração do produto ou serviço até o fechamento do contrato com o cliente, existem diversas etapas que devem ser seguidas de forma cautelosa pelos vendedores. Por isso, a qualificação de leads é um ponto-chave para a fidelização dos clientes, e o pré-vendedor se responsabiliza por agilizar esse processo.
Sendo assim, o profissional SDR otimiza o tempo de negociação com os leads gerados e atua como intermediário para apresentá-lo ao vendedor responsável pela negociação. Essas duas funções são pilares para o aumento de performance nas vendas e a construção de uma base de clientes consolidada.
Quais são as vantagens de ter um SDR em uma empresa?
Considerando que a prospecção de leads é uma etapa fundamental para o sucesso de um negócio, torna-se um desafio compreender quais deles possuem mais chances de fechar uma negociação com a sua empresa. É aí que entra o SDR, pois ele será responsável por gerar valor para os leads.
Otimização do trabalho dos vendedores
Essa etapa de pré-vendas ajuda não só a obter clientes com mais chances de serem fidelizados ao longo do tempo, como também será indispensável para tornar o trabalho dos vendedores responsáveis pelo fechamento do negócio ainda mais prático e fácil.
Para isso, é importante ter em mente que ele representa apenas uma parte do processo de vendas da sua empresa. Para aumentar a performance e conquistar os objetivos predeterminados, ainda é importante pensar em estratégias capazes de solucionar as dores dos clientes e aumentar as oportunidades para o seu negócio.
Além disso, ter um SDR de qualidade faz com que os vendedores tenham menos preocupações em relação ao processo de prospecção. Dessa forma, é possível focar em técnicas e metodologias centradas em qualidade e eficiência.
Como ser um SDR de qualidade?
Além de saber o que é SDR, como passar a executar essa função com a qualificação adequada? Para isso, existem algumas habilidades e características que todo profissional responsável por esse processo precisa ter. Como ele será encabido na prospecção, é preciso analisar detalhadamente quais são os melhores leads.
Outro ponto importante é apresentar uma organização a respeito das diferentes atividades que um SDR desempenha e conhecer a fundo o mercado de atuação da empresa. Uma vez que você possui conhecimento sobre o público-alvo e os potenciais clientes, as chances de abordar um lead com mais chances de conversão se tornam maiores.
É um profissional que deve estar sempre conectado às principais tendências do mercado e ferramentas que possam facilitar a abordagem com os leads no dia a dia. Lembre-se de que o tempo é sempre muito escasso e nunca é demais utilizar atalhos para agilizar o processo, desde que as equipes estejam todas alinhadas.
Por outro lado, também é importante respeitar o tempo do potencial cliente. Se ele demonstrar interesse na sua solução, evite enviar e-mails em excesso na tentativa de fechar o negócio de forma rápida. Os prospects precisam do tempo que for necessário para avaliarem as propostas, e seguir o caminho contrário pode ser crucial.
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Agora que você já compreendeu o que é SDR e a importância dessa função para os negócios, também é importante ter em mente que ter um profissional voltado para a prospecção de leads qualificados também ajudará sua empresa frente à competitividade do mercado.
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