O que é um site responsivo? É essencial?
Quanto tempo você passa diante da tela de seu celular? Nunca parou para pensar nisso? Pois o estudo AdReaction* pensou.
Produzido pelo conceituado instituto de pesquisa Millward Brown e publicado no primeiro trimestre de 2014, ele investigou essa questão e identificou uma série de tendências. A mais bombástica delas indica que os smartphones estão desbancando as TVs.
Segundo a pesquisa, os brasileiros passam em média 149 minutos/dia conectados na tela do celular ante 113 minutos/dia assistindo à TV. É muito? Espere para ver outros países.
Os americanos ficam 151 minutos/dia vidrados em seus dispositivos mobiles frente a 147 minutos/dia gastos com a TV. Já os chineses não perdem tempo no sofá: 170 minutos/dia para os celulares contra apenas 89 minutos/dia para a televisão.
Essa informação deve ser estudada com muita atenção sobretudo para quem trabalha com marketing digital.
Na prática, avalie se está na hora de dedicar mais tempo e dinheiro para melhorar a navegação de seu site em plataformas mobile, ou seja, torna-los sites responsivos.
E o exercício não consiste em apenas abrir o seu site no tablet ou smartphone para verificar se os textos e fotos estão iguaizinhos ao da tela do PC.
Se seu site mobile é apenas uma réplica do modelo web, é recomendável que você navegue com frequência por ele para sentir possíveis problemas de navegação que seu usuário encontra quando vai visitá-lo.
Por isso, faça testes e simule operações. Há vários empresários que se surpreendem diante dessa tarefa.
Durante esse tour vivenciam dificuldades de navegação, como os inúmeros redimensionamentos de tela para acessar com precisão de toque os botões (links), que na tela do celular tornam-se minúsculos.
Em alguns casos um banner mal feito, pode até mesmo impedir que as pessoas naveguem em seu site.
Ao fazer essa simulação você vai querer tornar a navegação mais ágil e amigável. E para atender a essa demanda, é recomendável tornar o seu site responsivo.
O que é Site Responsivo?
Idealizada por designers e programadores, sites responsivos permitem que as páginas se adaptem automaticamente de acordo com o sistema operacional do usuário e as telas do dispositivo utilizado por ele, favorecendo a leitura e agilizando a navegação, pois aqueles redimensionamentos com os dedos não serão necessários.
O segredo do site responsivo consiste em programar o código das páginas de acordo com o conceito de grade fluída, no qual dimensões dos elementos (fotos e textos) sejam definidos por unidades relativas a porcentagem, em vez de unidades absolutas tais como pixels ou pontos.
Mas, detalhe: a aplicação de design responsivo não serve para sites construídos em flash. Opte por estruturar seu site em HTML.
Tornando seu site responsivo, você garantirá uma excelente experiência para o seu público mobile, que na prática renderá mais pageviews, tempo de permanência no site e, claro, mais vendas para sua empresa.
Quer aprender mais sobre Marketing Digital de Performance? Confira os cursos da ComSchool!
*Mauricio Salvador, Diretor da ComSchool
*fonte: www.mundodomarketing.com.br
Comments